Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Programa “Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso” disponibilizado em plataforma de e.learning para as escolas açorianas



O programa de educação para o empreendedorismo, promovido pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional da Educação e Formação, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, está disponível em formato de e.learning, para os alunos e professores das escolas açorianas.

Para o efeito, foi criado no sistema de gestão de aprendizagem da Universidade dos Açores, para o ano 2010/2011, a disciplina Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso, onde está colocada toda a documentação do curso de formação de professores que se realizou de 6 a 10 de Setembro p.p., além de materiais de apoio e indicação de sites úteis. Trata-se de uma plataforma MOODLE de ensino e formação, bastante utilizada entre os professores, que permite a realização de fóruns e chats, a partilha de fotografias e vídeos, criação de bases de dados e a publicação de notícias das várias escolas integradas no Projecto.

Em conjunto com o microsite do projecto (
www.edu.empreendedora.azores.gov.pt/) esta plataforma digital pretende estimular o ensino colaborativo e as trocas entre pares.

A próxima fase do projecto é o início de Aulas de Empreendedorismo, baseadas no modelo learning by doing, incluindo uma actividade-chave denominada Empreendedor por um dia, experiência prática que consiste no desenvolvimento de um mini-negócio em contexto real, onde os alunos terão a oportunidade de serem empreendedores pelas ruas da sua cidade, vila ou freguesia.

Simultaneamente serão criados Clubes de Empreendedorismo, entidades responsáveis por dinamizar o empreendedorismo na escola e a construção de uma network com as outras escolas. No final do ano lectivo será organizado o Concurso Regional IdeiAçores em que os alunos têm de formar equipas e escolher uma ideia de negócio, construir um projecto, com base num plano de negócios, apresentando e descrevendo a ideia e preencher uma matriz financeira, de modo a assegurar a viabilidade financeira do projecto.

Neste projecto estão envolvidas 55 professores de escolas açorianas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Profissional, que são acompanhados localmente e à distância por uma equipa de acompanhamento, que monitoriza e controla a execução do projecto, presta apoio logístico, faz a supervisão pedagógica e a avaliação contínua e final.

Com esta iniciativa o Governo pretende fomentar a criação, na Região Autónoma dos Açores, de um ambiente educacional favorável para o surgimento de novas empresas, com empreendedores motivados e persistentes.



GaCS/SF/DRJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário