Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Curso de Competências Básicas vai ser estendido a todas as ilhas dos Açores


O Governo dos Açores pretende alargar a todas as ilhas do arquipélago o Curso de Competências Básicas, destinado a desempregados com baixas qualificações.



O anúncio foi feito hoje pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, em Ponta Delgada, no final de uma das três visitas efetuadas aos cursos de Competências Básicas, ministradas pela Rede Valorizar.


A iniciativa já abrange 220 pessoas e tem como objetivo dotar os desempregados de melhores competências e qualificações, contribuindo assim para a sua empregabilidade.


Atualmente existem 10 turmas em São Miguel, estando prevista, brevemente, a abertura de mais seis turmas na Ribeira Grande e outras quatro na Lagoa, em São Miguel, e ainda outra na ilha de Santa Maria, revelou Ana Paula Marques.


Ainda no primeiro trimestre deste ano, o executivo açoriano vai estender o Curso de Competências Básicas aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, integrados no projeto FIOS (Formar, Inserir e Ocupar Socialmente.


Segundo a governante regional, trata-se de um “projeto inovador” e que traz “muitos benefícios” às pessoas, porque “quanto maior for o grau de competências e de formação dos nossos desempregados, melhores condições de empregabilidade terão”.


Perante a situação socioeconómica, Ana Paula Marques afirma que o Governo dos Açores tinha duas soluções: “uma era ficar parado e não fazer rigorosamente nada, e a outra era agir. E foi exatamente essa última que fizemos: agimos”.


“Estamos a agir junto dos nossos desempregados, os quais acompanhamos diariamente”, realçou a Secretária Regional, acrescentando que o executivo açoriano tem “políticas ativas de emprego”, as quais permitiram averiguar que mais de 700 pessoas, inscritas nas agências para a formação e emprego, não possuem as competências básicas.


“Estamos agir junto destas pessoas. Nós conhecemos os nossos desempregados e estamos a acompanhá-los, promovendo formação para obterem melhores qualificações”, destacou Ana Paula Marques, adiantando que a maioria das pessoas que concluiu os programas Estagiar L e T, há uns meses atrás, ficou empregada, demonstrando assim, no entender da governante regional, a importância da qualificação.


“Estamos a trabalhar com as pessoas, para elas se formarem e poderem no futuro obter um melhor emprego ou até um emprego mais qualificado”, explicou a Secretária Regional.


Paralelamente foi apresentado hoje o manual do Curso de Competências Básicas, o qual está disponível no sítio da Internet da Rede Valorizar, através do seguinte endereço eletrónico: http://www.redevalorizar.azores.gov.pt.


O manual, que visa ser um instrumento de trabalho, foi desenvolvido pelos professores do 1.º ciclo que se encontram a lecionar Competências Básicas na Rede Valorizar.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário