Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conteúdos sobre a Ilha Graciosa no site “Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores – siaram.azores.gov.pt”


A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através da permanente edificação do site SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores, continua a aumentar o seu de conteúdos multimédia sobre o ambiente da Região criada para fins educativos e promocionais, que se assume como uma ferramenta de divulgação e de fácil acesso ao público em geral, cujo principal alvo é a comunidade escolar.



A partir desta data o SIARAM disponibiliza novos conteúdos multimédia, vídeos, áudios e fotografias, em http://siaram.azores.gov.pt/_novos-conteudos.html nas seguintes temáticas:


Na área do património cultural estão disponíveis conteúdos sobre os Moinhos de Vento dos Açores que continuam a ser marcos da paisagem açoriana. Para além de imagens dos moinhos da ilha Graciosa este trabalho inclui depoimentos em vídeo do historiador Jorge Cunha da Ilha Graciosa e do arquiteto Luís Bettencourt da Ilha Terceira. Com a colaboração do Instituto Açoriano de Cultura está também disponível, nesta área, o livro “Moinhos de Vento dos Açores – Novo Papel na Sociedade Contemporânea”, bem como uma sub-página com o “ Inventário dos Moinhos de Vento dos Açores – Grupo Central” da autoria do arquiteto Luís Bettencourt, edições do Instituto Açoriano de Cultura em 2008.


No âmbito do mar, dos vulcões e das grutas os Açores têm uma riqueza enorme de vida microbiana. Nesta atualização podemos ver uma parte dessa vida que não aparece a olho nu ao homem e que em algumas circunstâncias corresponde às primeiras formas de vida no planeta Terra. Neste trabalho podemos ver imagens, textos e vídeos de investigadores em ecologia microbiana que desenvolvem projetos pioneiros nos Açores. Estão disponíveis conteúdos sobre os micro-organismos das fontes hidrotermais terrestres e marinas dos Açores e sobre a Flora bacteriana das Grutas.


Na área dos centros de interpretação dos Açores podemos ver conteúdos multimédia sobre o Centro de Monitorização e Investigação da Furnas, o Centro Ambiental do Priolo, o Museu Hidroelétrico da Praia-Polo do Museu de Vila Franca do Campo e o Jardim Botânico do Faial com destaque para o Orquidário, o Banco de Sementes e o Herbário Ilídio Botelho Gonçalves.


Em zonas húmidas, e na ilha de São Miguel, estão agora disponíveis imagens sobre as Lagoas do Congro e dos Nenúfares, Lagoa do Areeiro e Lagoa de São Brás.


A partir de agora podemos perceber como funciona o processo de captação de água por furos, com a colaboração da Câmara Municipal da Ilha Graciosa, ilha em que esta técnica é muito utilizada, e como é produzida a energia eólica nos Açores com a colaboração da EEG-Empresa de Eletricidade e Gáz, lda-GRUPO EDA.


Na área do vulcanismo estão disponíveis conteúdos sobre a Cratera da Lagoa do Congro uma das áreas sismogénicas mais importantes dos Açores e um dos lugares onde ocorre na ilha de São Miguel o Tritão-de-crista, um dos dois anfíbios que existem na região. É também disponibilizado, nesta área, o livro “Lagoas do Congro e dos Nenúfares – Proposta de Recuperação e Gestão da Cratera”, da autoria de Malgorzata Pietrzak, com edição dos Amigos dos Açores-Associação Ecológica – 2010.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário