Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Jovem graciosense participa no Parlamento dos Jovens

Mais de três dezenas de alunos de 17 escolas açorianas estão a participar hoje, na Horta, na sessão regional do Parlamento dos Jovens destinado a alunos do Ensino Básico.


“Violência em meio escolar” é o tema que os alunos participantes, oriundos de escolas de São Miguel (6), Terceira (4), Pico (2), São Jorge (2), Faial (1), Graciosa (1) e Corvo (1), vão debater numa sessão que decorre na sala do plenário da Assembleia Legislativa dos Açores sob o olhar atento de algumas dezenas de colegas.


Para além de debaterem a temática da “Violência em meio escolar”, estes pequenos “deputados por um dia” vão eleger também os representantes açorianos que, a 2 e 3 de Maio, participarão na Assembleia da República na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico.


Participam nesta sessão regional as Escolas Básicas e Integradas da Ribeira Grande, de Angra do Heroísmo, dos Biscoitos e Mouzinho da Silveira, as Escolas Básicas e Secundárias de Vila Franca do Campo, da Lagoa, Tomás de Borba, da Graciosa, das Velas, da Calheta, da Madalena e de São Roque do Pico e as Escolas Secundárias Antero de Quental, das Laranjeiras, da Ribeira Grande e Manuel de Arriaga.


O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas sessões nacionais no hemiciclo de São Bento.


Esta iniciativa, que conta com o apoio do Governo dos Açores, através das Direcções Regional da Juventude e da Educação e Formação, tem como objectivos incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.


Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão das Assembleias da República e Regionais e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, são outros dos objectivos do Parlamento Jovem.


Amanhã, será a vez da sala do plenário da Assembleia Legislativa acolher a sessão regional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, dedicada ao tema “Que futuro para a Educação?”


Paralelamente a esta iniciativa, decorre também amanhã, ao fim da tarde, a fase regional o projecto Euroscola, que irá seleccionar uma escola da Região para participar na sessão nacional do concurso.


O Euroscola, que este ano tem como tema “Educação na Europa – uma oportunidade para todos”, é um concurso que visa seleccionar, a nível nacional, as escolas que irão representar Portugal nas sessões Euroscola do Parlamento Europeu em Estrasburgo onde, durante um dia, jovens de toda a União Europeia debatem temas europeus.


GaCS/FG

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário