A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas deu início a um curso de Formação Profissional Agrária sobre “Manutenção de Vinhas – Podas e Cuidados Básicos”, na ilha Graciosa.
O curso decorre nas instalações do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa e em campos experimentais deste Serviço, bem como em explorações vitícolas privadas, contando com um total de nove formandos que frequentam 32 horas de formação.
A inovação desta acção de formação profissional, que termina no dia 19 de Março, reside no facto dos formandos seleccionados, serem originarios do conjunto de beneficiários do RSI - Rendimento Social de Inserção da Graciosa, através de informação dos Serviços de Acção Social da daquela Ilha, contribuindo também para a valorização profissional de pessoas do meio rural na condição de desemprego.
O objectivo do curso assenta, fulcralmente, em capacitar profissionalmente pessoas desempregadas com potencial para serem mão-de-obra activa qualificada para a viticultura graciosense, respondendo à procura destas necessidades na Ilha Graciosa.
A acção de formação profissional agrária compõe-se de conhecimentos teóricos e de práticas culturais reais em campo, através do contacto directo com as vinhas, habilitando os formandos com conhecimentos sobre a poda e os respectivos procedimentos antes e depois de esta tão importante tarefa para a actividade da vitivinicultura.
GaCS/MS
Publicado por: Jorge Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo vosso comentário