Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Comemoração do Dia Mundial da Água pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar




O Dia Mundial da Água é comemorado internacionalmente desde 1993 no dia 22 de Março, data que foi proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objectivo de fomentar o uso racional da água potável e a gestão sustentável dos recursos hídricos a nível internacional.

Nos Açores, o Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, assinala também esta efeméride, com diversas acções dinamizadas pela Rede Regional de Ecotecas dos Açores. Incluídas nos serviços dos Parques Naturais de Ilha, as Ecotecas da região têm como missão sensibilizar a população em geral para os problemas ambientais e as suas soluções. Assim, com diferentes acções que vão desde percursos pedestres interpretativos a sessões interactivas com grupos escolares, estas actividades terão como objectivo principal consciencializar os participantes para a utilização racional da água, revelando as boas práticas ambientais.

Segundo João Bettencourt, Director Regional do Ambiente, o tema dos Resíduos está definido como área prioritária durante o presente ano. Neste sentido, é também objectivo das Ecotecas para este dia sensibilizar a população para o problema do abandono ilegal de resíduos em linhas de água, particularmente em ribeiras, e o seu efeito nocivo na promoção da saúde pública e do ambiente.

Sendo 2011 promovido pela ONU como o Ano Internacional das Florestas, a proximidade da data do Dia Mundial da Árvore e da Floresta (21 de Março) ao Dia Mundial da Água (22 de Março), levou a que muitas iniciativas promovidas pelas Ecotecas estejam também associadas a esta efeméride, em colaboração, em diversos pontos da região, com os serviços de ilha da Direcção Regional dos Recursos Florestais e alguns municípios.


GaCS/SRAM/DRA
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário