quinta-feira, 31 de março de 2011
Preço máximo de venda dos combustíveis actualizado nos Açores
Chuva forte em todo o arquipélago
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma superfície frontal fria a deslocar-se para nordeste, irá atravessar todo o Arquipélago provocando precipitação por vezes Forte. Nestas condições está previsto:
Para o Grupo Ocidental, no período até às 12:00h de 31/03/2011:
Períodos de chuva por vezes FORTE;
Para o Grupo Central, no período entre as 12:00 e as 24:00h de 31/03/2011:
Períodos de chuva por vezes FORTE;
Para o Grupo Oriental, no período entre as 18:00h de 31/03/2011 e as 06:00h de 01/04/2011:
Períodos de chuva por vezes FORTE; O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as medidas de precaução habituais para situações desta natureza, especialmente aos automobilistas que reforcem a atenção na condução.
GaCS/SRPCBA
Publicado por: Jorge Gonçalves
quarta-feira, 30 de março de 2011
O filme "O Turista" no cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 1 de Abril
CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves
terça-feira, 29 de março de 2011
Captura de goraz na Graciosa
Governo aprovou mais seis projectos no âmbito de Compra de Terras Agrícolas
A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas aprovou mais seis projectos no âmbito do Regime de Incentivos à Compra de Terras Agrícolas (RICTA).
Tendo como beneficiários os agricultores a título principal que pretendam adquirir terrenos na qualidade de arrendatários, co-proprietários, proprietários de prédios encravados ou confinantes, este regime de apoio representa um instrumento essencial de reestruturação fundiária e de preservação da unidade das explorações existentes, possibilitando o acesso ao crédito em condições mais favoráveis, prevendo ainda a atribuição de uma comparticipação a fundo perdido nas acções de emparcelamento.
Os projectos agora aprovados (cinco em São Miguel e um na Graciosa) dizem respeito à bonificação de juros sobre o montante de investimento de mais de 750 mil euros, para a aquisição de uma área global de 33,84 hectares.
No âmbito do Sistema de Apoio ao Crédito para Aquisição de Terra (SICATE), instrumento de apoio que esteve em vigor até 2008, é de salientar que foram aprovadas 159 candidaturas em oito ilhas, das quais 136 continuam activas. Ao abrigo deste incentivo, os agricultores procederam à aquisição de 776 hectares de terras agrícolas.
Através do Regime de Incentivos à Compra de Terras Agrícolas (RICTA), activo desde 2009, já foram aprovadas 52 candidaturas em sete ilhas, o que permitiu a aquisição de 246,32 hectares de terrenos por parte dos agricultores.
Esta medida, em conjugação com a reforma antecipada, tem permitido o rejuvenescimento, o emparcelamento e o redimensionamento fundiário das explorações agrícolas.
O aumento da competitividade das explorações agrícolas, através do apoio ao emparcelamento agrícola e da reestruturação fundiária, continua a ser uma das prioridades do Governo dos Açores, na medida em que a propriedade da terra é um dos principais factores de estabilidade económica e social das explorações agrícolas, contribuindo, de forma significativa, para a implementação das medidas estruturais de modernização das explorações e para garantia de melhores níveis de produção.
GaCS/MS
Publicado por: Jorge Gonçalves
segunda-feira, 28 de março de 2011
Gastronomia pode ser importante contributo para afirmação turística
A Gastronomia constitui um dos produtos “que pode contribuir de forma muito importante para a afirmação do sector do turismo nos Açores”, defendeu hoje, em Ponta Delgada, o Director Regional do Turismo, Miguel Cymbron, durante a apresentação, pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores, das candidaturas regionais ao concurso “Sete Maravilhas da Gastronomia”.
Segundo Miguel Cymbron, “esta será uma iniciativa que poderá contribuir, durante este ano, para o reforço e afirmação do destino Açores” à semelhança do que aconteceu o ano passado com a iniciativa “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”.
Para o Director Regional do Turismo, o sector “é indissociável da gastronomia, sendo este um dos factores transversais a este fenómeno, uma vez que, independentemente da sua motivação, o turista tem contacto com a cozinha local, através de uma necessidade elementar que é a alimentação”.
“Por outro lado, a gastronomia é uma das mais significativas manifestações da cultura local dos povos, pois espelha os seus usos e costumes, através da utilização dos ingredientes, da forma como são confeccionados e como são apresentados”, acrescentou.
As candidaturas apresentadas pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores são as seguintes: nas entradas, Linguiça frita com inhame, Morcela frita com ananás. Na Categoria de Sopa, a sopa do Espírito Santo, no Peixe as candidaturas regionais serão o Polvo Assado no Forno e o Bacalhau Frito de Molho Vilão com Minhotes.
Na Carne, a Confraria submeteu as candidaturas do Cozido das Caldeiras (Cozido das Furnas), o Bife Regional dos Açores, o Caldo de Nabos e a Alcatra. No Marisco foram apresentadas as Lapas Grelhadas, Cracas cozidas e Cavaco Cozido com Molho Verde. Nos Doces a Confraria dos Gastrónomos dos Açores apresentaram as candidaturas das Queijadas da Vila, do Pudim de Chá e do Bolo D.ª Amélia.
Por fim, foram também apresentadas candidaturas para o Bolo Lêvedo, o Ananás, a Pimenta da Terra e o Chá.
O Concurso “Sete Maravilhas da Gastronomia” decorre em moldes semelhantes ao concurso “Sete Maravilhas da Natureza”, encontrando-se actualmente a decorrer a fase de selecção de 70 pratos de onde será escolhido o lote de 21 finalistas. Estes finalistas serão depois sujeitos a votação popular, estando o anúncio dos vencedores agendado para o próximo mês de Setembro.
Publicado por: Jorge Gonçalves
Jovem graciosense participa no Parlamento dos Jovens
quinta-feira, 24 de março de 2011
Director Regional da Energia apresenta palestra sobre Energias Renováveis, este Sábado, no Museu da Graciosa
O Director Regional da Energia, José Vieira, apresenta este Sábado, pelas 21h00, uma palestra intitulada Energias Renováveis dos Açores.
Local: Museu da Ilha Graciosa, Vila de Santa Cruz.
GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves
Hora muda domingo nos Açores
A chamada “hora de Verão”, que coincide no arquipélago com o tempo universal coordenado (UTC), entra em vigor nos Açores no próximo domingo, dia 27.
A mudança da hora efectua-se adiantando os relógios 60 minutos às zero horas de domingo.
O regime da “hora de Verão” vigorará nos Açores até ao último domingo de Outubro próximo.
GaCS/FG
quarta-feira, 23 de março de 2011
O filme "Complexo: Universo Paralelo" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, 25 de Março
Género: Documentário
Duração: 1h15 m
Classificação: 12M
Interpretação: Dona Célia, Seu Zé, MC Playboy, Traficantes
Realização: Mário Patrocínio
CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves
segunda-feira, 21 de março de 2011
VI Censo de Milhafres nos dias 26 e 27 de Março
Apelamos a todos que se juntem a nós na recolha de dados sobre uma das aves mais emblemáticas do Arquipélago.
A SPEA agradece a colaboração de todos os participantes das edições anteriores e espera tê-los de novo na estrada no fim-de-semana de 26 e 27 de Março!
Publicado por: Jorge Gonçalves
Fase de respostas aos questionários do Censos 2011 começa hoje
O Serviço Regional de Estatística dos Açores informa que arranca hoje, a fase de respostas aos Censos 2011, concluída que está a distribuição da respectiva documentação pelos alojamentos em todo o território nacional.
A resposta pela internet está disponível pela primeira vez, pretendendo o Instituto Nacional de Estatística acompanhar, assim, a sociedade actual e as oportunidades resultantes das novas tecnologias da comunicação, e decorrerá até ao próximo dia 10 de Abril. A resposta em papel prolongar-se-á até 24 de Abril, iniciando-se o período de recolha dos questionários a 28 de Março.
O processo de respostas pela Internet é fácil, rápido e seguro, bastando, para iniciar o preenchimento, dispor de um computador com ligação à internet, aceder a http://www.censos2011.ine.pt/ e ter os códigos de acesso e o questionário de alojamento que foram entregues pelos recenseadores.
Quem não dispuser de computador com ligação à internet poderá entrar em contacto com a Junta de Freguesia da sua localidade para marcar uma data e hora para, então, responder, com ou sem apoio, aos questionários através da internet.
Na Região Autónoma dos Açores, a RIAC - Rede de Apoio ao Cidadão, através das suas lojas espalhadas por todas as ilhas, também, apoiará a população na resposta dos questionários dos Censos 2011 pela internet, ao mesmo tempo que garantirá, igualmente, o esclarecimento de dúvidas no preenchimento dos questionários através do seu centro de contacto telefónico (telefone: 800500501 - chamada gratuita, com horário de funcionamento de Segunda-feira a Sábado das 09:00 às 22:30 horas).
GaCS/JMB
Comemoração do Dia Mundial da Água pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar
O Dia Mundial da Água é comemorado internacionalmente desde 1993 no dia 22 de Março, data que foi proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objectivo de fomentar o uso racional da água potável e a gestão sustentável dos recursos hídricos a nível internacional.
Nos Açores, o Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, assinala também esta efeméride, com diversas acções dinamizadas pela Rede Regional de Ecotecas dos Açores. Incluídas nos serviços dos Parques Naturais de Ilha, as Ecotecas da região têm como missão sensibilizar a população em geral para os problemas ambientais e as suas soluções. Assim, com diferentes acções que vão desde percursos pedestres interpretativos a sessões interactivas com grupos escolares, estas actividades terão como objectivo principal consciencializar os participantes para a utilização racional da água, revelando as boas práticas ambientais.
Segundo João Bettencourt, Director Regional do Ambiente, o tema dos Resíduos está definido como área prioritária durante o presente ano. Neste sentido, é também objectivo das Ecotecas para este dia sensibilizar a população para o problema do abandono ilegal de resíduos em linhas de água, particularmente em ribeiras, e o seu efeito nocivo na promoção da saúde pública e do ambiente.
Sendo 2011 promovido pela ONU como o Ano Internacional das Florestas, a proximidade da data do Dia Mundial da Árvore e da Floresta (21 de Março) ao Dia Mundial da Água (22 de Março), levou a que muitas iniciativas promovidas pelas Ecotecas estejam também associadas a esta efeméride, em colaboração, em diversos pontos da região, com os serviços de ilha da Direcção Regional dos Recursos Florestais e alguns municípios.
GaCS/SRAM/DRA
sexta-feira, 18 de março de 2011
Programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens tem novo Regulamento
A edição deste ano do Programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens (OTLJ) está sujeita a um novo Regulamento, que foi hoje publicado em Jornal Oficial.
O documento, aprovado por Despacho Normativo do Secretário Regional da Presidência, entra em vigor amanhã e enquadra um total de sete subprogramas destinados a jovens entre os 15 e os 23 anos, consoante a opção feita.
“Ocupação em Férias”, “Férias com Cultura”, “Ambiente”, “Ciência em Férias”, “Jovens Estudantes”, “Jovens Solidários” e “Jovens Activos” são os subprogramas oferecidos pelo OTLJ na sua edição de 2011.
Os subprogramas “Ocupação em Férias”, “Férias em Cultura”, “Ambiente” e “Ciência em Férias” são destinados a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, que tenham concluído o ensino básico ou que frequentem o 9.º ano de escolaridade ou o último ano de um curso de formação profissional de nível II, desde de que não tenham módulos em atraso, relativos aos 1.º e 2.º anos do respectivo curso.
Por sua vez, o subprograma “Jovens Estudantes” destina-se a jovens com idades entre os 16 e os 21 anos que, no acto de inscrição, comprovem estar matriculados no ensino secundário, ou equiparado, no máximo em três disciplinas, e a jovens que, tendo concluído o ensino secundário, em qualquer das suas modalidades, não tenham ingressado no ensino superior, devendo, neste caso, apresentar documento comprovativo de candidatura e/ou de desistência de frequência do 1.º ano do ensino superior.
Podem ainda participar neste subprograma jovens estudantes do ensino superior, com idades entre os 19 e os 24 anos, que, no acto de inscrição, comprovem ter uma carga lectiva semanal não superior a 20 horas e não tenham usufruído deste subprograma, enquanto alunos de um curso do ensino superior, em dois anos consecutivos.
Já o subprograma “Jovens Solidários” tem como destinatários os jovens com idades compreendidas entre os18 e os 23 anos com escolaridade obrigatória, destinando-se o subprograma “Jovens Activos” a jovens, entre os 15 e os 23 anos, inclusive, com menos oportunidades e que não tenham a escolaridade obrigatória.
Quanto à sua duração, os subprogramas “Ocupação em Férias”, “Férias com Cultura”, “Ciência em Férias”, “Ambiente”, “Jovens Activos” e “Jovens Solidários” decorrem nos meses de Julho ou de Agosto, em data a fixar, em projectos com a duração de quatro semanas, a iniciar sempre no início do mês, desenvolvendo-se exclusivamente nos dias úteis, num conjunto de 17 horas e 30 minutos semanais.
Por sua vez, o subprograma “Jovens Estudantes” decorre entre a primeira semana de Novembro e a última semana de Maio, em data a fixar, desenvolvendo-se exclusivamente nos dias úteis, num conjunto de 15 horas semanais, em projectos com a duração mínima de um mês e máxima de cinco meses.
Nos termos do Regulamento agora publicado, as inscrições dos jovens são efectuadas no endereço electrónico da Direcção Regional da Juventude (DRJ) e o seu prazo decorre a partir de 1 de Outubro para o subprograma “Jovens Estudantes” e entre 15 de Março e 15 de Abril para os restantes subprogramas.
Os projectos das entidades enquadradoras são apresentados, em formulário electrónico disponibilizado pela DRJ, a partir de 1 de Outubro para candidatura ao subprograma “Jovens Estudantes” e de 15 de Março a 15 de Abril para as candidaturas aos restantes seis subprogramas.
Todos os jovens ocupados no OTLJ estão cobertos por um contrato de seguro contra acidentes pessoais garantido pela DRJ, sendo-lhes atribuída uma bolsa no valor de dois euros por hora de efectiva ocupação.
GaCS/FG
quinta-feira, 17 de março de 2011
Graciosa com novas infra-estruturas de apoio à agricultura
O Governo dos Açores continua a ronda de contactos com os agricultores e as suas organizações representativas no sentido de perspectivar os investimentos futuros no sector e, ao mesmo tempo, fazer um balanço das actividades nos últimos anos.
De visita à ilha Graciosa, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas participou também em várias iniciativas que pretendem criar melhores condições de trabalho aos empresários agrícolas, nomeadamente a inauguração de novas acessibilidades e de postos de abastecimento de águas às explorações agro-pecuárias.
Noé Rodrigues visitou as obras de beneficiação do caminho rural Barreiro/Vales, através de uma empreitada de obras públicas, no valor de 650.000 euros e presidiu à cerimónia de inauguração do reservatório e posto de distribuição de água na freguesia da Luz, num investimento público de cerca de 80 mil euros que vai beneficiar cerca de 175 hectares de pastagem.
Para além de participar numa acção de plantação de árvores, no âmbito do Ano Internacional das Florestas, Noé Rodrigues presidiu ainda à sessão de apresentação do Plano de Ordenamento Florestal do Baldio e à assinatura de um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa para operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água à lavoura da ilha.
Desta forma a edilidade vai passar a gerir e ser responsável por manter em bom estado de conservação e utilização as infra-estruturas, garantindo o fornecimento de água aos utentes e assegurando o fornecimento de água nos postos de distribuição públicos existentes.
GaCS/MS
Preço máximo de venda dos combustíveis actualizado nos Açores
As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma actualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.
Esta actualização será de um cêntimo por litro para as gasolinas 95 e 98 e de dois cêntimos por litro para o gasóleo rodoviário. Todos os restantes combustíveis mantêm os preços máximos actualmente em vigor.
De salientar, ainda, que todos os combustíveis mantêm margens superiores ao que foi definido pelo Governo dos Açores como diferença mínima entre os preços máximos praticados nos Açores e os que se encontram em vigor no continente português.
Assim, no caso das gasolinas 95 e 98, a diferença dos preços máximos praticados nos Açores para o mercado nacional será de menos 12,9 por cento e menos 12,7 por cento respectivamente. No caso do Gasóleo Rodoviário, essa diferença será de menos 15,6 por cento.
Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 5,1 por cento para a gasolina 95, menos 9,9 por cento para a gasolina 98, e menos 7,8 por cento para o gasóleo rodoviário.
Os novos preços entram em vigor às 00h00 desta sexta-feira.
GaCS/NM
quarta-feira, 16 de março de 2011
Governo promove formação para manutenção de vinhas
A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas deu início a um curso de Formação Profissional Agrária sobre “Manutenção de Vinhas – Podas e Cuidados Básicos”, na ilha Graciosa.
O curso decorre nas instalações do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa e em campos experimentais deste Serviço, bem como em explorações vitícolas privadas, contando com um total de nove formandos que frequentam 32 horas de formação.
A inovação desta acção de formação profissional, que termina no dia 19 de Março, reside no facto dos formandos seleccionados, serem originarios do conjunto de beneficiários do RSI - Rendimento Social de Inserção da Graciosa, através de informação dos Serviços de Acção Social da daquela Ilha, contribuindo também para a valorização profissional de pessoas do meio rural na condição de desemprego.
O objectivo do curso assenta, fulcralmente, em capacitar profissionalmente pessoas desempregadas com potencial para serem mão-de-obra activa qualificada para a viticultura graciosense, respondendo à procura destas necessidades na Ilha Graciosa.
A acção de formação profissional agrária compõe-se de conhecimentos teóricos e de práticas culturais reais em campo, através do contacto directo com as vinhas, habilitando os formandos com conhecimentos sobre a poda e os respectivos procedimentos antes e depois de esta tão importante tarefa para a actividade da vitivinicultura.
GaCS/MS
Protecção Civil: precipitação forte nos grupos Ocidental e Central
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma superfície frontal fria com ondulações associada a uma depressão localizada a SW do Arquipélago dos Açores, poderá provocar precipitação por vezes FORTE, nestas condições prevê-se:
Para o Grupo Ocidental, no período entre as 23:00h de 16/03/2011 e as 8:00h de 17/03/2011:
Períodos de chuva, por vezes FORTE;
Para o Grupo Central, no período entre as 08:00h de 17/03/2011 e as 17:00h de 18/03/2011:
Períodos de chuva, por vezes FORTE.
O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.
Recomenda-se especial atenção aos automobilistas.
Mais informação em, www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srcte-srpcba
GaCS/SRPCBA
O filme "Megamind" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 18 de Março
Género: Animação, Comédia
Duração: 95m
Classificação: M6
Interpretação: Brad Pitt, Will Farrell, Jonah Hill, Tina Fey
Realização: Tom McGrath
Publicado por: Jorge Gonçalves
segunda-feira, 14 de março de 2011
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, visita a ilha Graciosa esta Quarta-feira, dia 16 de Março
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, visita a ilha Graciosa esta Quarta-feira, dia 16 de Março.
QUARTA-FEIRA, DIA 16:
09H30 - O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, visita as obras de beneficiação do caminho dos Vales.
Local de concentração: caminho de acesso à Caldeira da Graciosa.
11H00 - O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, participa, na ilha Graciosa, na acção de plantação de árvores, no âmbito das comemorações regionais do Ano Internacional das Florestas.
Local: início do trilho de acesso à Furna da Maria Encantada, na Vila da Praia.
14H30 - O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, reúne-se com as direcções das associações Agrícola e de Jovens Agricultores Graciosense e com as direcções da Adega e Cooperativa Agrícola da Graciosa e Cooperativa Agrícola Leiteira da Graciosa.
Local: Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa, em Santa Cruz.
16H30 - O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, visita os trabalhos de valorização da Reserva Florestal da Caldeira da Graciosa.
19H30 - O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, preside à sessão de apresentação do Plano de Ordenamento Florestal do Baldio, ao que se segue a assinatura de um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal da Graciosa para operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água à lavoura da ilha.
Local: Biblioteca Municipal da Graciosa, em Santa Cruz.
GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves
Certificados de lotação de segurança das embarcações de recreio com novos modelos
Os certificados de lotação de segurança das embarcações de recreio, bem como das embarcações auxiliares em actividade marítimo-turística, têm a partir de agora novos modelos nos Açores.
A decisão consta de uma Portaria do Secretário Regional da Economia, hoje publicada em Jornal Oficial, e é justificada com a necessidade de adequar aqueles modelos “quer às especificidades da própria Região Autónoma, quer à actividade marítimo-turística”.
O diploma, que entra amanhã em vigor, procede também à revogação das Portarias n.º 74/2010, de 9 de Agosto e n.º 5/2008, de 11 de Janeiro, até porque, conforme alega o Governo, a primeira “tem suscitado dúvidas quanto à sua aplicação prática”.
Nos termos do Regulamento da Actividade Marítimo-Turística dos Açores, salvo quando utilizadas na modalidade de aluguer sem tripulação, as embarcações de recreio, bem como as embarcações auxiliares, são obrigadas a lotação mínima de segurança.
Assim, para além da emissão da licença de que depende o exercício da actividade
marítimo-turística, é necessário também um certificado que fixe a lotação de segurança.
Nos Açores, esta fixação de lotação mínima de segurança é da competência da Direcção Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, com excepção da modalidade da pesca-turismo, em que compete à Direcção Regional das Pescas.
GaCS/HO/FG
Governo avança com ajuda financeira aos processos de reestruturação da fileira do leite
O Governo dos Açores autorizou o Secretário Regional da Agricultura e Florestas a destinar um máximo de 2.560.000 euros para “ajuda financeira aos processos em curso de reestruturação organizacional e económico-financeira da fileira do leite açoriana”.
Nos termos de uma Resolução do Conselho do Governo, hoje publicada no Jornal Oficial da Região, esse montante “será afecto às entidades que se encontram envolvidas por protocolo celebrado com a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas ou algum dos seus serviços”.
A mesma Resolução, que entra amanhã em vigor, autoriza ainda Noé Rodrigues a “celebrar novos protocolos ou autorizar a introdução de alterações aos protocolos existentes, sempre que tal se mostre necessário à concretização dos objectivos inicialmente contratados”.
O Governo justifica esta decisão com a necessidade de “aprofundar e consolidar” o processo em curso nos Açores “de redimensionamento empresarial, de concentração e de articulação de actividades comuns, para reduzir custos e garantir melhores níveis de eficiência”
De acordo com o executivo açoriano, “os auxílios prestados ao desendividamento de unidades industriais, económica e socialmente imprescindíveis, ajudaram a recuperar e a reduzir substancialmente atrasos persistentes aos produtores agrícolas e à obtenção de rácios de solvabilidade que permitiram candidaturas ao investimento apoiado”.
Alega ainda “o investimento realizado na recuperação económica e no reequilíbrio financeiro do tecido agro-industrial regional, em particular no sector cooperativo leiteiro, impulsionou uma dinâmica, sem precedentes, de requalificação e modernização das suas estruturas”.
A decisão agora tomada pelo Governo tem também em consideração o facto de “alguns dos investimentos em causa, desenvolvidos numa perspectiva de integração plena dos vários agentes da fileira do leite, foram concluídos já num clima económico e financeiro adverso, marcado por dificuldades e incertezas e por restrições ao crédito”.
GaCS/FG
quinta-feira, 10 de março de 2011
Vice-Presidente assume funções de Presidente do Governo na ausência de Carlos César da Região Autónoma
O Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, vai ausentar-se para o estrangeiro de 12 a 18 deste mês.
Segundo Despacho da Presidência do Governo, determina-se que as funções de Presidente do Governo Regional dos Açores em exercício serão asseguradas, durante aquele período, pelo Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila.
GaCS/CM
quarta-feira, 9 de março de 2011
O filme "Não Há Familía Pior" no cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 11 de Março
Género: Comédia
Duração: 98m
Classificação: 12M
Interpretação: Robert De Niro, Jessica Alba, Ben Stiller, Owen Wilson, Dustin Hoffman, Teri Polo, Harvey Keitel, Blythe Danner, Barbra Strisend, Laura Dern
Realização: Paul Weitz
CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves
segunda-feira, 7 de março de 2011
Governo apela à responsabilidade dos condutores para um Carnaval pleno e em segurança
A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos associa-se à campanha de sensibilização dos automobilistas Operação de Carnaval 2011 promovida pela HDG e Açoriano Oriental. Numa época traduzida por excessos de diversa natureza, recomenda-se máxima prudência durante a condução.
Neste período festivo a tutela apela à responsabilidade dos condutores para os cuidados especiais habituais, nomeadamente não conduza se ingeriu álcool, evite manobras perigosas e a velocidade excessiva.
Outra das recomendações a ter em conta é o respeito pela lotação máxima de passageiros por veículo e evitar a condução se sentir fadiga, além da obrigatoriedade de utilização de cinto de segurança.
Cumprindo estas e outras recomendações poderá desfrutar, em segurança, do Carnaval 2011 que nos Açores mantém viva a tradição dos assaltos carnavalescos, bailinhos e bailes de salão, que originam deslocações e mobilidade em veículos.
GaCS/VS
Censos 2011 arranca hoje com a distribuição dos questionários
O recenseamento geral da população e da habitação vai permitir saber onde vivem os cidadãos, onde trabalham, quantos são e que estudos têm.
Até dia 20, os recenseadores do INE vão entregar nas residências os questionários em papel e um envelope fechado com os códigos de acesso à Internet (e-Censos), uma novidade a introduzir este ano e ainda utilizada em poucos países.
Quem precisar de ajuda, pode solicitá-la ao recenseador, na Junta de Freguesia, ou através da linha de apoio telefónico do INE.
A 21 de março abre o período de respostas via Internet (http://www.censos2011.ine.pt/).
De 28 de março a 10 de abril, ainda podem ser enviadas respostas pela Internet e preenchidos os questionários em papel, que serão recolhidos pelo recenseador em cada residência até 24 de abril, altura em que já estarão encerradas as respostas on-line. A resposta é obrigatória e confidencial.
Além do endereço www.censos2011.ine.pt, podem ser esclarecidas dúvidas através da linha gratuita 800 22 20 11, nos dias úteis, das 09:00 às 20:00, horário que poderá vir ainda a ser alargado até às 22:00.
O XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação visa recensear todos os cidadãos “residentes ou apenas presentes no território português”, independentemente da nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados a habitação.
Os recenseadores estarão identificados e aptos a prestar todos os esclarecimentos, depois de terem recebido formação para o efeito, e estão obrigados, por lei, ao segredo estatístico.
Tutelado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o processo conta com o apoio das autarquias e das escolas na sua divulgação.
Clique neste link para download do ficheiro .pdf.
CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves
domingo, 6 de março de 2011
Censo de Milhafres: Um voo de fim-de-semana!
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) organiza nos próximos dias 26 e 27 de Março o VI Censo de Milhafres no Arquipélago dos Açores. Mais uma vez, a colaboração dos voluntários será fundamental.
O Censo de uma das aves mais emblemáticas dos Açores está à porta!
Num mês pautado pelo Dia de Carnaval, Dia do Pai e Dia da Primavera, haverá também não um Dia dos Milhafres, mas dois!
O conhecido Milhafre ou Queimado, terá assim um fim-de-semana só para si!
A SPEA coordena anualmente este Censo, onde os voluntários são fundamentais para recolher informação sobre as populações desta espécie que, ao contrário de outras, não tem ainda sido alvo de estudos aprofundados. É por esta razão que esta iniciativa consiste num relevante contributo para a ciência.
O objectivo é conhecer melhor o número de milhafres que existem no arquipélago dos Açores através de um método simples e prático que permite a praticamente qualquer pessoa ajudar na recolha da informação. “Ser cientista por um dia”, é mesmo o lema da SPEA para esta campanha.
Surge assim a sugestão para que a população aproveite o fim-de-semana para dar um passeio, com amigos ou familiares e participe nestas contagens. Os dados a recolher são simples e não exigem conhecimentos especiais, para além de saber identificar o Milhafre!
Esta espécie pode ser observada por todo o lado (zonas florestais, áreas costeiras, de pastagens e mesmo zonas urbanas), alimenta-se maioritariamente de roedores e sofre algumas ameaças como a perseguição do Homem, o envenenamento ou a electrocussão em linhas eléctricas.
Com uma envergadura de 110 a 130 cm, pode ser visto sozinho ou em grupo, a voar, a pairar, pousado no solo, em cima de cercas, muros, postes ou fios. Sendo a única ave de rapina diurna (a única espécie de “águia”) dos Açores, o Milhafre tem um importante papel ecológico e pode ser um indicador do estado dos nossos ecossistemas. O facto de muitas vezes se alimentar de animais mortos ou doentes (coelhos ou ratos, por exemplo) pode ajudar a prevenir o alastramento de doenças com vantagens para a saúde pública.
No Censo realizado em 2010, 45 voluntários avistaram 331 milhafres nos cerca de 1000 km percorridos em 6 ilhas do arquipélago: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa, São Jorge e Pico.
Segundo Carla Veríssimo, bióloga da SPEA e coordenadora do Censo na Região: ”este ano gostaríamos de contar com a participação de voluntários no Faial e aumentar a participação em São Jorge, Pico, Santa Maria e Graciosa. Será importante conseguirmos aumentar a informação em todas as ilhas, onde esta espécie existe”.
Já os habitantes das Flores e do Corvo apenas poderão contribuir se estiverem numa das restantes ilhas, uma vez que no grupo ocidental não existem milhafres.
Para mais informações deverão consultar o site www.spea.pt ou por telefone para o número 918536132.
A SPEA agradece a participação de todos os voluntários e espera tê-los na estrada no fim-de-semana de 26 e 27 de Março!
Para mais informações contactar:Carla VeríssimoCoordenadora do Projecto Linhas Eléctricas e Avifauna dos Açorestel 91 8536132carla.verissimo@spea.pt
Publicado por: Jorge Gonçalves
sábado, 5 de março de 2011
Desfile das escolas graciosenses nesta Sexta-feira de Carnaval
Publicado por: Jorge Gonçalves
quinta-feira, 3 de março de 2011
Preço máximo de venda dos combustíveis actualizado esta sexta-feira nos Açores
A subida que se tem vindo a verificar no preço do petróleo, desde o início deste ano, nos mercados internacionais, vai levar a uma actualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.
Recorde-se que, desde a última actualização do preço máximo de venda dos combustíveis ao público na Região, o preço do barril de petróleo subiu 13,7 dólares, ou seja 9,92 euros.
Esta actualização será de dois cêntimos por litro para todos os combustíveis, mantendo-se, no entanto, diferenças muito significativas entre os preços praticados na Região e os que se verificam quer no continente português, quer na Região Autónoma da Madeira.
Assim, no caso das gasolinas 95 e 98, a diferença dos preços praticados nos Açores para o mercado nacional será de menos 14,2 por cento e menos 14,7 por cento respectivamente. No caso do Gasóleo Rodoviário, essa diferença será de menos 18 por cento.
No que diz respeito aos gasóleos agrícola e pescas o seu preço passa a ser de menos 26 por cento para o gasóleo agrícola e de menos 25 por cento para o gasóleo pescas.
O gás para consumo doméstico passa a ter um preço por quilo 43,5 por cento inferior ao do mercado nacional. O fuel terá, também por quilo, um preço 24,6 por cento inferior ao que é praticado no continente português.
Por outro lado, e muito embora, um facto não determine o outro, convém recordar que, de igual modo, desde a última actualização de preços nos Açores, os preços no Continente subiram 6 cêntimos por litro nas gasolinas, cerca de 5 cêntimos por litro nos gasóleos rodoviário e agrícola e cerca de 4 cêntimos por litro no gasóleo pescas. No caso do gás essa subida foi de três cêntimos por quilo.
Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços praticados nos Açores são inferiores em menos 3,2 por cento para a gasolina 98, menos 9,7 por cento para a gasolina 98, menos 7 por cento para o gasóleo rodoviário e em menos 11,2 por cento para o gasóleo agrícola.
Os novos preços entram em vigor às 00h00 do dia 4 de Março.
GaCS/NM
quarta-feira, 2 de março de 2011
Desfile de Carnaval dos jovens alunos graciosenses, esta Sexta-feira, 4 de Março
Publicado por: Jorge Gonçalves
Dia Internacional da Mulher assinalado na Região
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se celebra na próxima terça-feira, a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, promove a partir de manhã até ao dia 18 deste mês, nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, um conjunto de acções que visa assinalar os feitos e as conquistas das mulheres e pelas mulheres ao longo dos tempos, designadamente nas áreas económicas, políticas e sociais.
No âmbito do programa comemorativo, vai estar patente amanhã, às 17 horas, no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, em São Miguel, uma exposição de fotografia intitulada: “Mulheres semeando um outro Mar”, seguindo-se a apresentação do documentário “Compassos de Mudança”.
Já no dia 18 deste mês, às 16:30 horas, no mesmo local, terá lugar uma palestra subordinada ao tema: “O Género, a Igualdade e Desigualdades”, seguindo-se a realização de um fórum: “O Género e a Profissão”, que contará com a participação e o testemunho de mulheres de diferentes sectores económicos.
Na ilha Terceira, no dia 11 deste mês, às 14 horas, decorrerá na Casa do Povo de São Mateus, a “Hora do Conto”, estando ainda agendada para as 15:30 horas, uma palestra sobre “O Dia Internacional da Mulher”. Simultaneamente, decorrerá uma exposição de fotografias, artes e artefactos das Mulheres da Pesca de S. Mateus (ilha Terceira).
Na ilha do Faial, as actividades decorrerão nos dias 11 e 12 deste mês, no Centro do Mar, na Fábrica da Baleia. Assim, no dia 11 de Março, às 14 horas é aberta ao público a exposição de fotografias, artes e artefactos das Mulheres da Pesca de S. Mateus, na ilha Terceira. Às 17 horas, realiza-se o fórum: “O Género e a Profissão” que contará, também, com a participação e o testemunho de mulheres de diferentes sectores económicos. Nesse mesmo dia, no Teatro Faialense, às 21:30 horas, será ainda exibido o filme “Precious”.
Já no dia seguinte, às 19h00, no Centro do Mar, na Fábrica da Baleia, é apresentado o documentário “Compassos de Mudança”.
Estas iniciativas contam com o apoio da União de Mulheres Alternativa e Resposta –UMAR-Açores, da Cooperativa Cultural - as Descalças, Associação Cultural – Corredor, Ilhas em Rede, Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores da ilha Terceira e da Câmara Municipal da Horta.
GaCS\SM
terça-feira, 1 de março de 2011
Governo aprova mais um pacote de investimentos na área da habitação
A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade aprovou mais um pacote de apoios à habitação, num montante superior a 1,1 milhões de euros.
As verbas atribuídas, no âmbito dos programas de apoio à recuperação de habitação degradada, aquisição e ou construção, vão beneficiar 66 agregados familiares oriundos das ilhas Terceira, Santa Maria, São Miguel, Graciosa, Flores, Pico e São Jorge.
Os novos financiamentos visam proporcionar melhores condições de habitabilidade e de segurança aos agregados familiares abrangidos.
GaCS/SM