quinta-feira, 22 de março de 2012

Portal Cultura Açores disponibiliza Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores (ALEAç)


A Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, acaba de disponibilizar um novo conteúdo no Portal “Cultura Açores”, Centro de Conhecimento dos Açores, com o título “Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores”.



Esta obra resulta do trabalho do Grupo de Estudos de Dialetologia, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, constituído atualmente pelos investigadores Gabriela Vitorino, João Saramago e Luísa Segura, e é o produto de recolhas linguísticas efetuadas nos Açores nos anos de 1979, 1981, 1995 e 1996. A descontinuidade geográfica dos Açores, relativamente ao restante território português, e a sua especificidade linguística motivaram o aparecimento de um projeto independente do Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza (ALEPG), projeto do qual o “Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores” (ALEAç) é parte integrante.


A preparação e a publicação do “Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores” resultaram da assinatura de um protocolo, em 1997, entre a então Direção Regional dos Assuntos Culturais dos Açores e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.


Um primeiro volume da obra foi publicado em 2001 e teve como editores a Direção Regional da Cultura e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.


Em 2005, a Direção Regional e o referido Centro de investigação conciliaram esforços no sentido da disponibilização on-line da obra completa, no site do Centro de Conhecimento dos Açores. Para tal, foi necessário adaptar os materiais e introduzi-los numa base de dados, de modo a facilitar a consulta.


Este Atlas é um conjunto 1174 mapas linguísticos e notas, de carácter essencialmente lexical, mas também morfofonológico e etnográfico, que abrange diversas áreas semânticas, tais como: A Criação de Gado; A Vinha e o Vinho; A Agricultura e as Alfaias Agrícolas; As Árvores de Fruto; A Fauna e a Flora Marinhas, entre outras.


O Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores está disponível ao público no portal Cultura Açores: http://www.culturacores.azores.gov.pt




GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário