Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Alunos da escola básica comemoram o Dia Mundial da Floresta no Parque Florestal da Caldeira


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, promove, no dia 21 de Março, um conjunto de iniciativas que visam assinalar o Dia Mundial da Florestas com a participação de alunos de diversas escolas, dos ensinos básico, secundário e profissional, com associações, autarquias e empresas, envolvendo cerca de 1.500 participantes.



As atividades a desenvolver são diversas e muitas terão como palco as reservas florestais de recreio, incluem sessões de esclarecimento por técnicos ou Guardas Florestais e a plantação de espécies florestais, produzidas nos viveiros dos serviços florestais.


Com estas iniciativas pretende-se divulgar a floresta, identificando oportunidades e ameaças à sua sustentabilidade e reforçando a consciência cívica para os seus múltiplos benefícios.


Das comemorações destacam-se, no dia 21 de Março, pelas 14h30, a plantação de espécies florestais, para ornamentação do espaço exterior o Centro de Dia da APADIF (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial, que contará com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, crianças da Escola EJB1,2 da Vista Alegre, os utentes do centro de dia, representantes da Câmara Municipal da Horta e da Junta de Freguesia da Conceição.


Em Santa Maria, os alunos da Escola EBIJI de Almagreira visitam a Reserva Florestal de Recreio das Fontinhas, em São Miguel será realizada uma ação de florestação no planalto dos Graminhais, inserida no Projeto de Recuperação de Habitat “serra da Achadinha”, na continuidade à implementação das medidas de mitigação do impacte ambiental da instalação do Parque Eólico do Planalto dos Graminhais.


Na ilha Terceira, os alunos do 1º ciclo da EB1/JI de S. Brás visitam o centro de divulgação do Viveiro Florestal de Espécies Autóctones, na Graciosa os alunos das escolas básicas participam em jogos e atividades ligadas à floresta, no Parque Florestal da Caldeira e no Pico, os Serviços Florestais, com a parceria do Parque Natural da Ilha do Pico, Câmara Municipal da Madalena e Núcleo de Ambiente da Escola Cardeal Costa Nunes procedem a ações de plantação.


Em São Jorge e também inseridas nas comemorações do Dia Mundial da Floresta, os Serviços Florestais fazem palestras, exposições e plantações simbólicas nas escolas básicas do Topo e da Beira e convidam à plantação e identificação de árvores na Reserva Florestal das Macelas, nas Flores serão levadas a cabo palestras e plantação de árvores nas escolas, contando com a colaboração dos Serviços de Ambiente da ilha e no Corvo será feita a distribuição de plantas para embelezamento dos espaços exteriores, com plantação efetuada pelos alunos da escola.


A floresta açoriana é uma fonte de riqueza ambiental, económica e social para o Homem, não só pela multiplicidade de funções, mas também pelos serviços e bens que proporciona - importa dá-la a conhecer, para que cada um possa ser um exemplo na preservação e valorização do papel das florestas, como recurso fundamental para o bem-estar de todos.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário