Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Inscreva-se já no VII Censo dos Milhafres


O Censo do Milhafre 2012 está a chegar! É já a 25 e 26 de Março que voluntários na Graciosa e várias outras Ilhas dos Açores irão participar nesta contagem de Milhafres. Esta é uma importante iniciativa começada em 2006 e que ajuda a saber mais sobre os Milhafres dos Açores. É fácil e divertido participar!


Como colaborar / Metodologia

O Censo de Milhafres decorre uma vez por ano, durante um fim de semana, no mês de março ou abril, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira (com exceção das ilhas Flores e Corvo, nos Açores, pelo facto de nas mesmas não existir esta espécie).

Nessa altura, aproveite para dar um passeio, com amigos ou familiares e participe nas contagens! Seja cientista por um dia! Os dados a recolher são simples e não exigem conhecimentos específicos, para além de saber identificar um milhafre/manta!

Para participar tudo o que deve fazer é:

1. Escolher e definir a rota que irá percorrer no fim de semana em questão e enviar-nos previamente a descrição da mesma. Desta forma, pretende evitar-se a sobreposição de rotas (Os percursos podem ter o total de quilómetros que o colaborador entenda. A SPEA recomenda efetuar percursos diferentes de 20 km cada um);
- Se estiver no Arquipélago dos Açores envie para carla.verissimo[arroba]spea.pt ou ligue para 918536132.
- Se estiver no Arquipélago da Madeira envie para madeira[arroba]spea.pt ou ligue para 967232195.

2. No fim de semana, percorrer a rota escolhida e registar na Ficha do Censo todos os milhafres/mantas observados;

3. Assinalar na Ficha:
- o quilómetro inicial e final (a SPEA recomenda colocar o conta-km do seu carro a zeros, ou anotar o indicado no painel, tanto no início como no final do Censo)
- todos os quilómetros em que observa milhafres/mantas;
- a distância a que os observa: menos de 50 m; 50 – 200 m; 200 – 500 m; ou mais de 500 m (a SPEA deixa uma sugestão, caso avistem uma linha elétrica, a distância entre dois postes é de cerca de 100 m);

4. Após a realização do Censo enviar-nos a ficha devidamente preenchida e se possível um mapa da rota percorrida:
- Se estiver no Arquipélago dos Açores envie para carla.verissimo[arroba]spea.pt ou para SPEA – Povoação; Escola Básica da Lomba do Carro; 9650-320 Povoação; São Miguel;
- Se estiver no Arquipélago da Madeira envie para madeira[arroba]spea.pt ou para SPEA – Madeira; Travessa das Torres, 2 A; 9060 – 314 Funchal.



Contactos

- Carla Veríssimo (Açores): carla.verissimo@spea.pt; 918536132
- Madeira: madeira@spea.pt; 967232195

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário