Vítor Fraga, que falava na cerimónia de assinatura do contrato de arrendamento dos terrenos para instalação das infraestruturas deste projeto internacional, salientou que, de facto, “este é o caminho para o desenvolvimento”, uma vez que “só com o trabalho e empenho de todos poderá tornar-se possível o cabal desenvolvimento do nosso arquipélago”.
O Secretário Regional considerou que a implementação do Projeto SuperDARN na ilha Graciosa é mais “um bom exemplo de que, quando se trabalha em conjunto em prol de um objetivo comum, tudo se torna mais fácil e todos beneficiam”.
Neste caso, “beneficia a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos e os seus parceiros associados, que terão na Graciosa um novo e privilegiado ponto de monitorização e de obtenção de dados para aprofundar o seu conhecimento”, e “beneficia também a Universidade dos Açores, que, sendo parceira deste projeto, terá acesso não só aos dados recolhidos como a futuras colaborações diretas com a sua congénere norte-americana”.
Para além disso, salientou Vítor Fraga, beneficia também a ilha Graciosa “e com ela a Região, uma vez que aqui serão investidos cerca de 250 mil euros, 150 mil dos quais representam investimento local, através da construção de infraestruturas próprias, aluguer dos terrenos e criação de infraestruturas públicas ao nível das telecomunicações e da energia”.
Este projeto irá ainda criar um fluxo de visitantes à Graciosa, com a inerente utilização das unidades hoteleiras, de restauração e outros serviços disponíveis, assumindo-se como mais um contributo direto para a dinamização da economia local.
Mas, para Vítor Fraga, uma das maiores, “se não mesmo a maior das mais-valias em termos locais, é a criação de postos de trabalho, uma das grandes prioridades do Governo dos Açores”.
“São iniciativas como esta que dinamizam a nossa economia e criam por isso condições para o nosso desenvolvimento económico sustentável, representando também este investimento uma forte mensagem de confiança aos empresários da ilha Graciosa e um sinal forte do empenho que o Governo dos Açores tem na criação de emprego e que convida todos os agentes dinamizadores a envolverem-se, a persistirem, a juntarem-se ao Governo dos Açores para alcançarmos em conjunto os objetivos desejados”, afirmou o governante.
Para Vítor Fraga, só assim “chegaremos todos ao mais amplo consenso sobre as políticas económicas mais adequadas para a criação de emprego e riqueza, dando continuidade ao desenvolvimento trilhado durante os últimos anos e do qual a Graciosa fez parte integrante, como aqui está bem patente”.
O projeto Super Dual Auroral Radar Network (SuperDARN) resulta de uma colaboração financiada pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos da América, envolvendo quatro instituições com sede nos EUA: o Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, a Universidade de Dartmouth, a Universidade do Alaska, Fairbanks, e o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.
Este projeto, que conta com a colaboração do Governo dos Açores e da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, consiste na construção de uma cadeia de radares de alta frequência, a latitudes médias, para a medição do plasma na alta atmosfera.
Anexos:
2013.02.02-SRTT-SuperDARN(1).mp3
2013.02.02-SRTT-SuperDARN(2).mp3
GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo vosso comentário