Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Governo dos Açores avança com dispensa de medicamentos em unidose nas farmácias hospitalares



O Governo dos Açores vai avançar com o projecto de dispensa de medicamentos em unidose pelas farmácias hospitalares do Serviço Regional de Saúde.

A intenção consta de uma proposta de Decreto Legislativo Regional que o Conselho do Governo aprovou esta semana, durante a visita estatutária que efectuou às Flores.

O comunicado final da reunião, hoje apresentado pelo Secretário Regional da Presidência, adianta que a ideia é “reduzir a despesa suportada pelos utentes, mediante a disponibilização da quantidade de medicamentos ajustada ao tratamento prescrito”.

Com esta iniciativa, adiantou André Bradford, pretende-se também “atenuar o desperdício de medicamentos resultante da inadequação das embalagens aos tempos de tratamento, permitindo igualmente diminuir as despesas suportadas pelo serviço regional de saúde”.

Na mesma reunião, o Executivo aprovou ainda um novo regime jurídico regional para as farmácias, “atendendo às alterações ocorridas a nível nacional e às especificidades da realidade regional”.

O novo enquadramento legal “estabelece regras quanto à propriedade das farmácias, direcção técnica, quadros de pessoal, regime de licenciamento e condições de venda de medicamentos, entre outros aspectos relativos à actividade farmacêutica, como seja o princípio da venda em dose única também nas farmácias privadas”.


GaCS/FG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário