Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Bandas da Graciosa, dos Açores e de todo o País tocam o Hino Nacional à mesma hora no dia 5 de Outubro



A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República convidou todas as bandas filarmónicas portuguesas, para festejarem os 100 anos da implantação da República Portuguesa.

No dia 5 de Outubro de 2010, pelas 9h30 (hora dos Açores), as bandas que aderirem a esta iniciativa tocarão o Hino Nacional em uníssono, acompanhando o hastear da bandeira nacional.

A Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, associou-se a este projecto, relevando o significado desta iniciativa como celebração da implantação da República Portuguesa e a importância que as filarmónicas representam na dinâmica cultural dos Açores.

Muitas das bandas filarmónicas dos Açores já confirmaram a sua presença para actuarem nas respectivas ilhas, junto à sede da filarmónica, Junta de Freguesia ou Câmara Municipal, unindo os açorianos ao coro que mobilizará Portugal inteiro, através do Hino Nacional.

Até agora está confirmada a participação das seguintes bandas filarmónicas dos Açores:
Banda Recreio Espirituense (Santa Maria) Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Pico da Pedra, Filarmónica Minerva dos Ginetes, Filarmónica Imaculada Conceição, Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus, Filarmónica União Progressista de Vila Franca do Campo, Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, Filarmónica Lira Nossa Senhora da Oliveira, Banda União dos Amigos das Capelas, Sociedade Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios e Filarmónica Eco Edificante (S. Miguel).

Da Terceira estão inscritas a Filarmónica Nossa Senhora das Mercês, Filarmónica Recreio de Santa Bárbara, Filarmónica União Praiense, Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva e Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas.

Em São Jorge participam a Sociedade Filarmónica Recreio Terreirense, a Sociedade Filarmónica Recreio e Progresso Lavradores de Santo Antão, a Sociedade Filarmónica Recreio de S. Lázaro e a Sociedade Filarmónica Recreio Topense.

Da Graciosa: Filarmónica União Progresso de Guadalupe e Filarmónica Recreio dos Artistas. Do Pico: Sociedade Filarmónica Liberdade Lajense Sociedade Filarmónica Lira Madalense, Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense, Filarmónica Liberdade do Cais do Pico e Sociedade Filarmónica Lira de S. Mateus. Do Faial: Sociedade Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense. Das Flores: Filarmónica União Operária e Cultural de Nossa Senhora dos Remédios.


GaCS/FA/DRaC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário