Páginas

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Actividades do Museu da Graciosa para Março





“Tesouros Marinhos”, uma exposição de conchas de Augusto Veiga, vai estar patente de 1 a 20 de Março, no Museu da Graciosa, sendo disponibilizadas visitas guiadas, por marcação, entre os dias 3 e 7.

Ao longo de todo o mês decorre, também, em colaboração com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa um atelier de informática e uma oficina intitulada “Velho e Novo”.

No dia 3, segunda-feira, o Museu apresenta uma exposição no Centro Social da Luz e, de 13 a 31, é parceiro na realização de um atelier denominado “Terapia pela Arte”, na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, com a professora-animadora Christiane Bakhtawar.

De volta às suas instalações, aquele organismo externo da Direcção Regional da Cultura da Presidência do Governo apresenta, de 20 a 31, a exposição “Laboratório de Imagens”, composta por fotografias científicas.

Para o dia 26, das 9:30 às 10:30 horas, está programado um atelier de animação de leitura, “A Casa da Árvore”, animado por Ana Botelho, na escola de 1º ciclo de Santa Cruz.

No domingo, dia 30, o Museu, a Ecoteca e a Câmara Municipal patrocinam um concerto de Primavera com recital de violinos e pianos, no Centro Cultural da Graciosa.


Fonte da notícia: GaCS

Transferência de embriões em bovinos na ilha Graciosa realizada com sucesso


Graciosa, Azores, Açores, ilhas, natureza
Técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas procederam nos dias 25 e 26 de Fevereiro às primeiras transferências de embriões em novilhas de explorações leiteiras da ilha Graciosa, de acordo com um programa experimental previamente definido.

Estas transferências ocorreram após um processo de execução de acções específicas de profilaxia médica e sanitária e avaliação ginecológica das novilhas leiteiras potenciais receptoras de embriões iniciado, há dois meses, nas explorações aderentes.

Os animais envolvidos foram previamente seleccionados e submetidos a um programa de sincronização de cios que contou com a colaboração dos produtores no registo dos mesmos.

A primeira transferência de embriões ocorreu num universo de 21 novilhas, devidamente preparadas, realçando-se a tecnologia de ponta utilizada através do uso de embriões congelados e sexados, sendo que o diagnóstico de gestação das novilhas será realizado no inicio do mês de Abril.

As entidades envolvidas neste programa, a que aderiram os produtores de leite da Graciosa, são a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas tem competências orgânicas na área do Melhoramento Genético, nomeadamente na definição de programas de melhoramento e na coordenação da aplicação de técnicas reprodutivas mais adequadas ao desenvolvimento dos efectivos pecuários.

Beneficiando do elevado estatuto sanitário que os Açores possuem, e sendo a Graciosa uma das ilhas que se encontram abrangidas pelo estatuto de “ilha oficialmente indemne de brucelose”, apresentando também todo o seu efectivo bovino oficialmente indemne à tuberculose e leucose é importante manter esse estatuto sanitário, fortalecendo e privilegiando o melhoramento genético destes efectivos bovinos através da técnica de transferência embrionária;

Nestequadro, o Governo dos Açores definiu um Programa Experimental de Transferência Embrionária destinado a produtores de bovinos de leite da ilha Graciosa, potenciando o estatuto sanitário que a ilha possui, fomentando a aplicação de tecnologias modernas em reprodução, como sejam a Transferência de Embriões em Bovinos, favorecendo a obtenção de futuras fêmeas de elite, adaptadas às condições ambientais e, que, contribuam para o melhoramento genético dos efectivos.

As primeiras 21 novilhas envolvidas referem-se a nove explorações leiteiras da Graciosa num universo de 38 explorações produtoras de leite com quota leiteira atribuída nesta ilha.

Além destas acções e actividades foram efectuadas, desde Novembro, quatro acções técnicas de formação e de preparação dos produtores para um melhor conhecimento e maior domínio da técnica, de forma a optimizar os resultados e, simultaneamente, formar profissionalmente os produtores de leite da ilha Graciosa, nomeadamente nas áreas de maneio reprodutivo da vaca leiteira, maneio alimentar das novilhas para 1ª gestação, técnicas de observação relativas aos primeiros sinais de parto e cuidados pós-parto, práticas a ter com a cria recém-nascida, recria adequada da vitela resultante de transferência de embriões com vista a futuros programas de superovulação e recolha embrionária.


Fonte da notícia: GaCS

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Romeiros percorrem estradas da Graciosa

8ª Romaria Quaresmal da Ilha Graciosa
Açores, ilhas, Graciosa, Terceira, São Miguel, Cursos por computador, trabalhar em computador, dinheiro, viagens, Quaresma, Férias da Páscoa

Como é habitual há já alguns os anos nesta altura da Quaresma, os Romeiros, em espírito de solidariedade, devoção cristã e penitência, percorrem todas as igrejas e ermidas desta ilha.

É uma tradição que teve início na Ilha de São Miguel mas que no passado recente começou também a propagar-se a todas as outras ilhas dos Açores. De salientar que actualmente fazem-se Romarias Quaresmais em todas as ilhas dos Açores.

A Quaresma:

A Quaresma é um tempo forte de penitência. A atitude espiritual expressa por esta palavra, tantas vezes na boca dos profetas e de Jesus Cristo, é uma atitude complexa e muito rica, suscitada pela consciência do pecado. Começa por ser arrependimento pelo mal praticado e sincera dor do pecado; logicamente leva ao desejo de expiação e de reparação, para repor a justiça lesada, e de reconciliação com Deus e com os irmãos ofendidos; chega finalmente à emenda de vida e mais ainda à conversão cristã, que é muito mais que uma conversão moral, para ser uma passagem à fé e à caridade sobrenaturais, com tudo o que implica de mudança de mentalidade, sensibilidade e maneira de amar, que passam a ser as próprias dos que pela graça se tornaram verdadeiros filhos de Deus.

A penitência pública ao longo da Quaresma caiu em desuso, mas ficou no espírito dos fiéis a necessidade de se prepararem ao longo de 40 dias de penitência para as festas pascais. Assim os Romeiros de certa forma aparecem neste contexto para iniciarem a sua preparação da Páscoa.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Carlos César reeleito líder do PS-Açores

trabalhar em casa no computador, fazer muito dinheiro. Açores, Azores, Graciosa, ilha Graciosa

Para ver efeito especial neste cartoon queira, por favor clicar na imagem e aguardar uns segundos.

O líder do PS/Açores, Carlos César, foi reeleito nesta sexta-feira à noite, nas primeiras directas regionais do partido, com 99,6 por cento dos votos, anunciou a Comissão Permanente dos socialistas açorianos, informa a agência Lusa.


Carlos César obteve 2.122 votos a favor e apenas oito contra, numas eleições em que estavam habilitados a votar cerca de quatro mil militantes socialistas das nove ilhas do Arquipélago. O único candidato que se apresentou às directas de sexta-feira no PS/Açores obteve 100 por cento dos votos nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo.

A recandidatura do líder do PS/Açores registou 99,60 por cento dos votos na Ilha de São Miguel, 99,40 por cento na Terceira e 98,30 por cento no Faial. No total dos Açores, a abstenção atingiu os 43,10 por cento, enquanto que, ao nível de ilha, oscilou entre os 24,20 por cento no Corvo e os 55,30 no Faial.

Fonte da notícia: Portugal Diário

Exames à vista grátis na ilha Graciosa


óculos, visão, fazer muito dinheiro, 300 euros em meia hora, ganhar dinheiro, dinheiro, emprego, no computador, trabalhar em casa, ganhe muito dinheiro, gajos, gajas, fotos, galerias, Graciosa, Terceira, Ponta Delgada, Horta, Santa Cruz, ilhas, Açores. Óculos, visão, dinheiro, emprego.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Governo autoriza concurso para empreendimentos ambientais de 10,2 milhões de euros

gajos, gajas, emprego, ganhar muito dinheiro, Graciosa, Azores, Açores, lixo, fotos, galerias, imagens e cartoons


O Governo autorizou a abertura de concursos públicos para a realização de empreendimentos na área ambiental globalmente orçados em 10,2 milhões de euros – a construção dos centros de processamento de resíduos e de compostagem das ilha Graciosa e Flores e a protecção da orla costeira da Terceira, em zonas de São Mateus e Porto Martins.

Na construção dos centros de resíduos e compostagem da Graciosa e Flores, com um prazo de execução de um ano, o Governo de Carlos César estima investir cerca de 8,5 milhões de euros.

Com a entrada em funcionamento dos novos equipamentos, cuja construção se insere na implementação do Plano Estratégico para a Gestão dos Resíduos Sólidos dos Açores (PEGRA), o Executivo pretende assegurar “racionalidade, eficácia e sustentabilidade financeira” ao tratamento dos lixos por forma a garantir qualidade de vida aos cidadão e competitividade às actividades económicas.

Orçadas em 1,7 milhões de euros e com um prazo de execução de 10 meses, as obras projectadas para a orla costeira da ilha Terceira, em troços de S. Mateus e Porto Martins, têm a ver com a recuperação de estragos causados pela erosão.

No caso de S. Mateus, estão em causa intervenções em dois troços – de 50 e 90 metros - de um muro de protecção e, em relação ao Porto Martins, as obras incidirão na Baía das Canas, onde a erosão danificou o caminho de acesso a algumas moradias, ameaçando a Estrada Regional.
Fonte da notícia: GaCS

Governo promove campanha de desratização na ilha Graciosa




A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas iniciou esta semana, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz e as juntas de freguesia da Graciosa, uma campanha de desratização alargada a toda a ilha.

O desenvolvimento da iniciativa, destinada a combater a transmissão de doenças e controlar a população de ratos enquanto praga, está a cargo das juntas de freguesia a quem compete a aplicação ou distribuição do isco, num processo acompanhado por um técnico dos serviços oficiais do Governo dos Açores.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas apela à adesão da população graciosense, tanto na distribuição do isco como na adopção das precauções necessárias, impedindo, nomeadamente, o contacto de crianças e animais com o rodenticida.
Fonte da notícia: GaCS

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Governo promove, na Graciosa, esclarecimentos sobre “Selecção Genética e Sanitária de castas tradicionais dos Açores”

Para ver efeito especial neste cartoon queira, por favor, clicar na imagem e aguardar uns segundos
gajos, gajas, vinhos, aperitivos, vinha, uvas, Açores, Azores
A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas promove dia 19, na Graciosa, uma sessão de divulgação sobre “Selecção Genética e Sanitária das Castas Tradicionais dos Açores”, destinada aos produtores desta ilha do Grupo Central.

A iniciativa, orientada por técnicos dos serviços oficiais, decorre pelas 20:30 horas, no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.

Este projecto assenta num trabalho integrado entre o estudo do microclima para a vitivinicultura dos Açores e a interpretação dos resultados climatológicos conjugados com a aptidão das castas tradicionais dos Açores e a associação do “Terroir” (conjunto solo-clima), com a sanidade vegetal das vinhas.

Fonte da notícia: GaCS

Governo investe 800 mil euros no sector da habitação na ilha Graciosa

Clique na imagem para ver em tamanho original


A Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos vai investir na ilha Graciosa, até ao final da legislatura que termina em Outubro, cerca de 800 mil euros, ao abrigo dos programas de apoio ao sector da habitação.

No âmbito do programa de recuperação de habitação degradada, foram já apoiados 42 agregados familiares, estando previsto, para o corrente ano, um novo apoio a mais cinco famílias, num montante global de 360 mil euros.

Em matéria de realojamentos, o executivo açoriano assegurou, nos últimos três anos, um total de 10 famílias que agora vivem em habitações, propriedade da Região Autónoma, em regime de renda apoiada de acordo com os seus rendimentos.

Ainda durante o corrente ano, está previsto o realojamento de mais três agregados familiares que, a somar aos 10 já apoiados, representa um investimento de 260 mil euros em realojamentos.

Nos apoios à construção/aquisição de habitação, o investimento público do Governo Regional ascende a um total de 165 mil euros, para um conjunto de 19 famílias apoiadas.

O Governo Regional aposta, deste modo, no reforço estrutural do parque habitacional daquela ilha da Coesão, com o objectivo de conferir maior segurança, salubridade e qualidade de vida às famílias açorianas.


Fonte da notícia: Governo dos Açores / Comunicação Social

SATA revê procedimentos para assegurar transporte urgente de carga especial

Para ver imagem no tamanho original queira, por favor, clicar nela e aguardar uns segundos.


A companhia de transportes aéreos dos Açores, SATA, introduziu alterações de procedimentos para impedir a repetição da falha de comunicação que deixou em terra, dia 14 de Dezembro na Terceira, uma unidade de sangue destinada à ilha Graciosa.

A garantia de alteração de procedimentos foi expressa pela empresa ao Governo dos Açores, a par do fornecimento da informação de que a situação em referência ocorreu sem conhecimento do comandante da aeronave responsável pelo voo.

Tratando-se de carga especial, e não havendo disponibilidade de carga, deveria ter existido o cuidado de alertar o comandante do avião para o facto de se tratar de um volume especial (unidade de sangue de dois quilogramas), de transporte urgente em relação à restante bagagem, adianta um esclarecimento do Executivo de Carlos César sobre a matéria.

Segundo sublinha também, quando é atingido o limite de disponibilidade de peso, e por regra, a SATA dá prioridade aos passageiros confirmados e à respectiva bagagem, em prejuízo da carga e correio.


Fonte da notícia: Governo dos Açores / Comunicação Social

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Governo reabilita mais 5,1 quilómetros de estradas na ilha Graciosa


Para ver efeito especial neste cartoon queira, por favor, clicar aqui nesta imagem e aguardar uns segundos...
gajos, gajas, estradas, férias, laser
Quatro propostas, com valores que variam entre 1,4 e 1,8 milhões de euros, foram submetidas ao concurso público aberto Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos para empreitada de reabilitação de 5,1 quilómetros de estradas regionais na ilha Graciosa.

O empreendimento, com um prazo de execução de um ano, vai permitir a reabilitação de cinco troços, nomeadamente, os caminhos da Igreja e das Courelas na Freguesia de Guadalupe, Ramais de Acesso ao porto da Calheta e ao Aeroporto na Freguesia de Santa Cruz e o Ramal da Caldeira na Freguesia de São Mateus.

A empreitada prevê, igualmente, a pavimentação de seis mil metros quadrados de faixas de estacionamentos colectivos, ao longo das estradas regionais a reabilitar, assim como, a execução de uma valeta no Cominho do Pontal, numa extensão de 190 metros, no sentido de canalizar a água de uma fonte para a plataforma da estrada.

Com mais esta obra, o Governo Regional dos Açores reforça as condições de acessibilidade, dando continuidade ao programa de reabilitação e modernização das estradas regionais em todas as ilhas.

Até ao momento, já foram intervencionados, por parte do executivo açoriano, no âmbito da actual legislatura, um total de 10 quilómetros de estradas regionais na ilha Graciosa.

Fonte da notícia: GaCS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Açorianos com mais de 60 anos poderão viajar de avião por 25 euros



Foi hoje assinado um protocolo, entre as Secretarias Regionais da Economia e dos Assuntos Sociais e o Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres (INATEL), que visa pôr em execução um programa de turismo sénior, para pessoas residentes nos Açores, permitindo-lhes, em condições excepcionais, viajar de avião e permanecer uma semana, no período de 1 de Setembro a 31 de Maio, em qualquer uma de sete ilhas: Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Flores.
gajas,gajos,fotos,galerias,imagens,gajos
Ao abrigo do denominado Programa de Turismo 60+ “Nunca é Tarde para Descobrir os Açores”, os açorianos com mais de sessenta anos poderão usufruir, por apenas 25 euros, das viagens, dos transferes, do alojamento, da animação cultural e das visitas aos museus e aos locais de interesse turístico que serão em cada caso previamente estabelecidas.

Trata-se, como assinalou o presidente do Governo dos Açores, na cerimónia de assinatura do protocolo com o INATEL – entidade que coordenará as mil viagens englobadas nesse programa –, do cumprimento de um compromisso anunciado em Novembro passado, no decorrer dos debates parlamentares sobre o Plano da Região e o Orçamento para 2008, e com o qual são reforçadas as muitas medidas especiais de apoio já existentes nos Açores em benefício da população mais idosa.

Reconhecendo a importância do trabalho que o INATEL tem vindo a realizar, a nível nacional, na área do turismo sénior, Carlos César justificou a colaboração solicitada para este programa inteiramente financiado pelo Governo Regional.

Um programa que, visto pelo ângulo da oferta e numa óptica das políticas sociais regionais, associa os conceitos de “Aprendizagem ao Longo da Vida”, de “Inclusão Territorial”, de “Acessibilidade” e de “Não Discriminação”, agregando-os numa única ideia síntese – a de “Turismo para Todos”.

O presidente do Governo disse ainda esperar que as primeiras viagens se realizem já em Março e terminou recordando que, na época alta, que este ano vai de 20 de Abril a 30 de Setembro, a Atlanticoline, em colaboração com o Governo, praticará descontos especiais para as pessoas com mais de 65 anos, permitindo assim facilidades acrescidas para quem viajar, por barco, entre as diversas ilhas dos Açores.


Fonte da notícia: GaCS

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Aberto concurso para obras de ampliação do Museu da Graciosa



O presidente do Governo autorizou a abertura de concurso público para a realização de obras de ampliação do Museu da Graciosa orçadas em 920 mil euros.

Apresentado em Novembro, o projecto de intervenção no edifício de Santa Cruz onde, em 1983, aquela instituição abriu como Casa Etnografia, prevê a ampliação das respectivas instalações de 376 para 549 metros quadrados.

A área útil a acrescentar às actuais instalações do museu, que comportará espaços de acolhimento – recepção/posto de turismo, cafetaria e loja – administrativos, de exposições temporárias e permanente e salas de reserva de Serviço Educativo, foi planeada para conviver com o edifício pré-existente, que alberga, e continuará a acolher, uma zona de exposição e interpretação de lagares e colecções etnográficas ligadas à vitivinicultura.

O despacho de Carlos César que autoriza o director regional da Cultura a abrir concurso para o empreendimento alega o empenho do Executivo em intervenções que visam a defesa e valorização do património arquitectónico e cultural da Região.

Na apresentação do projecto sublinhou que a sua concepção teve em conta a conveniência em aprofundar a conjugação, na Graciosa, de iniciativas de promoção da cultura e do turismo.


Fonte da notícia: GaCS

Governo dos Açores investe 1,4 milhões de euros nas Termas do Carapacho







O Governo dos Açores vai investir 1,4 milhões de euros na recuperação e requalificação das Termas do Carapacho, Ilha Graciosa.

A decisão do Governo de Carlos César que atribui ao secretário regional da Economia a responsabilidade de avançar com o processo respeitante ao concurso público da empreitada sublinha que, devidamente aproveitadas, as nascentes de águas termais existentes na Região constituem um “inestimável instrumento de valorização do património natural e do destino turístico Açores”.

Nas obras a realizar por iniciativa do Executivo serão consideradas as novas tendências do mercado na área do termalismo.

Fonte da notícia: GaCS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008