8ª Romaria Quaresmal da Ilha Graciosa
Açores, ilhas, Graciosa, Terceira, São Miguel, Cursos por computador, trabalhar em computador, dinheiro, viagens, Quaresma, Férias da Páscoa
Como é habitual há já alguns os anos nesta altura da Quaresma, os Romeiros, em espírito de solidariedade, devoção cristã e penitência, percorrem todas as igrejas e ermidas desta ilha.
É uma tradição que teve início na Ilha de São Miguel mas que no passado recente começou também a propagar-se a todas as outras ilhas dos Açores. De salientar que actualmente fazem-se Romarias Quaresmais em todas as ilhas dos Açores.
A Quaresma é um tempo forte de penitência. A atitude espiritual expressa por esta palavra, tantas vezes na boca dos profetas e de Jesus Cristo, é uma atitude complexa e muito rica, suscitada pela consciência do pecado. Começa por ser arrependimento pelo mal praticado e sincera dor do pecado; logicamente leva ao desejo de expiação e de reparação, para repor a justiça lesada, e de reconciliação com Deus e com os irmãos ofendidos; chega finalmente à emenda de vida e mais ainda à conversão cristã, que é muito mais que uma conversão moral, para ser uma passagem à fé e à caridade sobrenaturais, com tudo o que implica de mudança de mentalidade, sensibilidade e maneira de amar, que passam a ser as próprias dos que pela graça se tornaram verdadeiros filhos de Deus.
A penitência pública ao longo da Quaresma caiu em desuso, mas ficou no espírito dos fiéis a necessidade de se prepararem ao longo de 40 dias de penitência para as festas pascais. Assim os Romeiros de certa forma aparecem neste contexto para iniciarem a sua preparação da Páscoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo vosso comentário