Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Romeiros percorrem estradas da Graciosa

8ª Romaria Quaresmal da Ilha Graciosa
Açores, ilhas, Graciosa, Terceira, São Miguel, Cursos por computador, trabalhar em computador, dinheiro, viagens, Quaresma, Férias da Páscoa

Como é habitual há já alguns os anos nesta altura da Quaresma, os Romeiros, em espírito de solidariedade, devoção cristã e penitência, percorrem todas as igrejas e ermidas desta ilha.

É uma tradição que teve início na Ilha de São Miguel mas que no passado recente começou também a propagar-se a todas as outras ilhas dos Açores. De salientar que actualmente fazem-se Romarias Quaresmais em todas as ilhas dos Açores.

A Quaresma:

A Quaresma é um tempo forte de penitência. A atitude espiritual expressa por esta palavra, tantas vezes na boca dos profetas e de Jesus Cristo, é uma atitude complexa e muito rica, suscitada pela consciência do pecado. Começa por ser arrependimento pelo mal praticado e sincera dor do pecado; logicamente leva ao desejo de expiação e de reparação, para repor a justiça lesada, e de reconciliação com Deus e com os irmãos ofendidos; chega finalmente à emenda de vida e mais ainda à conversão cristã, que é muito mais que uma conversão moral, para ser uma passagem à fé e à caridade sobrenaturais, com tudo o que implica de mudança de mentalidade, sensibilidade e maneira de amar, que passam a ser as próprias dos que pela graça se tornaram verdadeiros filhos de Deus.

A penitência pública ao longo da Quaresma caiu em desuso, mas ficou no espírito dos fiéis a necessidade de se prepararem ao longo de 40 dias de penitência para as festas pascais. Assim os Romeiros de certa forma aparecem neste contexto para iniciarem a sua preparação da Páscoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário