Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Escola Básica e Secundária da Graciosa comemora Dia Mundial do Ambiente com várias atividades

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais comemora o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala quarta-feira, 5 de junho, com a realização de ações de sensibilização ambiental em todas as ilhas dos Açores.

O Secretário Regional do Ambiente, Luís Neto Viveiros, associa-se às comemorações no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, onde decorrem, a partir das 10h30, visitas da Eco-Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e de grupos de turistas, ao abrigo do programa Parceiros para o Desenvolvimento Sustentável.

As Ecotecas, inseridas nas equipas dos Parques Naturais de Ilha, vão dinamizar, no âmbito das comemorações deste dia, diversas ações de sensibilização e educação ambiental, dando primazia às solicitações e parcerias com as escolas da Região.

Diversos Parques Naturais e parceiros vão também promover ações no âmbito do programa Açores Entre-Mares, que está a decorrer até  sábado, 8 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial dos Oceanos.

Assim, o Parque Natural de Santa Maria vai receber diversas turmas, que poderão ver o documentário “À Descoberta de Santa Maria - Açores”, realizado por Pedro de Carvalho, que constitui uma excelente ferramenta para exploração da biodiversidade terrestre e marinha daquela ilha.

O Parque Natural de São Miguel vai visitar e receber diversas escolas, entre as quais as EBI dos Arrifes e das Capelas e a Escola Secundária da Ribeira Grande, e participa no dia Eco-Escolas da EB 2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros.  

Por seu lado, o Parque Natural da Terceira, através da Ecoteca, participará na sexta-feira na Feira de Ambiente, organizada pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no recinto de espetáculos do Parque Ambiental do Paul.

O Parque Natural da Graciosa associa-se à EBS da Graciosa na realização de diversas atividades, como a intervenção da “Mega Brigada Verde” pelo Caminho Velho da Lagoa e um almoço-convívio no Parque de Campismo do Pinheiro.

O Parque Natural do Faial dinamiza na quarta-feira o circuito interpretativo da Paisagem Protegida do Monte da Guia, com estudantes e professores da Escola Secundária Homem Cristo, de Aveiro.

O Parque Natural do Pico participa nas diversas atividades promovidas pela Escola Básica e Secundária de São Roque, em que participarão todas as escolas do 1.º ciclo do concelho, com a realização do jogo Gestos da Natureza.

O Parque Natural de São Jorge vai promover na quinta-feira uma visita de estudo aos Geossítios desta ilha para alunos e professores da Escola Secundária Homem Cristo, de Aveiro.

O Parque Natural das Flores, em parceria com a Jeroinvest, promove uma atividade de sensibilização para o uso sustentável do mar, dirigida a alunos, enquanto o Parque Natural do Corvo realiza duas sessões de educação ambiental dirigidas ao ensino pré-escolar e ao 1.º ciclo, com visitas guiadas à Reserva Biológica do Corvo.

Para mais informações sobre as campanhas de educação e sensibilização ambiental dinamizadas pelas Ecotecas e Centros Ambientais dos Parques Naturais dos Açores, os interessados podem consultar o portal Educar para o Ambiente, em http://www.azores.gov.pt/GRA/srrn-educar.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário