Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Membros do XI Governo dos Açores


A composição do XI Governo Regional dos Açores, que toma posse na próxima terça-feira, dia 6, na cidade da Horta, é a seguinte:



Presidência do Governo
Vasco Ilídio Alves Cordeiro

Vice-Presidente do Governo
Sérgio Humberto Rocha de Ávila

43 anos. Nasceu em Angra do Heroísmo.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Foi Deputado à Assembleia da República de Outubro de 1995 a Novembro de 1996, tendo integrado a Direção do Grupo Parlamentar do PS, onde foi responsável pelas áreas de Economia e Finanças e pelas relações com as Regiões Autónomas.

Foi Diretor Regional da Segurança Social entre Novembro de 1996 a Dezembro de 1997 no VII Governo Regional.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo de Dezembro de 1997 a Novembro de 2004.

Desempenhou, desde 2004, funções como Vice-Presidente dos IX e X Governos dos Açores.



Secretária Regional da Solidariedade Social
Maria da Piedade Lima Lalanda Gonçalves Mano

51 anos. Nasceu em Ponta Delgada.

Doutorada em Ciências Sociais, especialidade Sociologia, pela Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais, depois de ser Licenciada em Etnologia (Antropologia Cultural) pela Université Paul Valery – Montpellier – França.

Foi Professora Coordenadora, desde 2004, do quadro docente da Escola Superior de Enfermagem/Universidade dos Açores, instituição onde leciona desde 1984.

Foi eleita vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, entre 2001 e 2005, e, desde 2005, é membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, onde liderou a bancada enquanto deputada municipal.

Assumiu o cargo de gestora do Projeto, cofinanciado pelos Fundos EFTA, “Velhos Guetos, Novas Centralidades”, que decorreu em Rabo de Peixe, entre 2006 e 2008.

Foi Deputada Regional na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, nas VIII e IX Legislaturas, durante as quais integrou a Comissão Permanente dos Assuntos Sociais, a Comissão Eventual para a Revisão da Lei Eleitoral, e a Comissão Eventual para o Estudo e Elaboração das Propostas Legislativas Necessárias ao Desenvolvimento e Operacionalização da Terceira Revisão do Estatuto Político-Administrativo da RAA.

Presidiu à Comissão Eventual para analisar a aplicação do Rendimento Social de Inserção na RAA entre Setembro 2010 e Março 2011.

É membro do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, desde Junho 2007 e Presidente da Assembleia Geral da Associação Centro de Apoio à Mulher de Ponta Delgada, desde 2003.


Secretário Regional da Saúde
Luís Mendes Cabral

33 anos. Nasceu em Ponta Delgada.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Master em Medicina Subaquática e Hiperbárica, pela Facultat de Medicina da Universitad de Barcelona.

Pós-graduação em Ciências da Dor, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Tem como experiência profissional, designadamente, a de Coordenador do Centro de Treino Internacional da American Heart Association; Assistente hospitalar de Anestesiologia do Hospital do Divino Espírito Santo; Coordenador da Unidade de Medicina Hiperbárica do Hospital do Divino Espírito Santo e de Diretor do Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo, EPE.

É Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Medicina Hiperbárica e Subaquática desde 2009, bem como, Membro da European Society of Anaesthesiology (ESA) desde 2006 e Membro da European Underwater & Baromedical Society (EUBS) desde 2005.

Tem diversas apresentações nacionais e internacionais, bem como diversos trabalhos publicados, nas áreas da Saúde Materna e Infantil, da Medicina Hiperbárica, do Tratamento da Dor e da Anestesiologia.

À data da indigitação desempenhava funções, desde Abril de 2012, de responsável Clínico do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura
Luiz Manuel Fagundes Duarte

Tem 58 anos. Nasceu em Angra do Heroísmo.

É Licenciado em Filologia Românica e Mestre em Linguística Portuguesa Histórica, pela Universidade de Lisboa, e Doutor em Linguística Portuguesa, pela Universidade Nova de Lisboa.

A sua produção científica originou a publicação de mais de uma centena de títulos, incluindo ensaios, edições críticas e artigos científicos em revistas de especialidade, na sua maior parte, tendo como objeto questões de teoria e prática da filologia e assuntos relacionados com a edição crítica das obras de importantes escritores portugueses de várias épocas.

Proferiu conferências em reuniões científicas e ministrou cursos de especialidade em diversas Universidades em Portugal e no Estrangeiro.

Foi Diretor Regional da Cultura no Governo Regional dos Açores, entre 1996 e 1999, e Deputado à Assembleia da República entre 1999 e 2011, eleito pelos Açores.

Na Assembleia da República, integrou a Comissão de Educação e Ciência, e depois seu Presidente, e ainda as Comissões de Negócios Estrangeiros, de Defesa Nacional, e de Orçamento e Finanças, bem como a Comissão Eventual de Acompanhamento de “Porto, Capital Europeia da Cultura, 2001”, e o Grupo de Trabalho para os Assuntos Culturais da Assembleia da República, de que foi Presidente.

Membro da Delegação Portuguesa à Assembleia Parlamentar da NATO, integrou a respetiva Comissão de Ciência e Tecnologia e o Conselho Bilateral Ucrânia-NATO.

Foi membro do Conselho Nacional de Educação.

À data da nomeação exercia funções de Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Secretário Regional do Turismo e Transportes
Vítor Manuel Ângelo de Fraga

42 anos. Nasceu em Vila Nova do Corvo.

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.

Possui também Master, pela Universidade Católica, em Marketing e Vendas e em Qualidade no Atendimento, Liderança e Motivação de Equipas.

Foi administrador e gestor em empresas regionais, nacionais e internacionais como a Visabeira, Vodafone e Alliance Healthcare.

À data da indigitação desempenhava, funções de Vogal do Conselho de Administração do Grupo SATA, responsável por toda a área operacional, compras, logística e pelo lançamento do Centro de Formação Aeronáutico dos Açores, na ilha de Santa Maria.


Secretário Regional dos Recursos Naturais
Luís Nuno Ponte Neto de Viveiros

54 anos. Nasceu em Lisboa.

Licenciou-se em Engenharia Zootécnica, pela Universidade dos Açores.

Exerce, desde 1991, funções dirigentes na administração regional no âmbito dos departamentos competentes em matéria de agricultura, de onde é quadro em topo de carreira.

Coordenou e desenvolveu projetos experimentais na área das pastagens, forragens e produção leiteira.

Coordenou e presidiu a várias feiras e congressos regionais e nacionais no âmbito da agricultura e pecuária.

Tem, igualmente, diversos trabalhos apresentados nas áreas da Produção de Carne, da Produção Leiteira e do Planeamento Agrícola, nos Açores.

À data da indigitação desempenhava funções de Diretor do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel.

Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas
Rodrigo Vasconcelos de Oliveira

36 anos. Nasceu em Ponta Delgada.

Licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa, tendo obtido o grau de Mestre em Relações Internacionais na Universidade dos Açores, com a dissertação “O Mandado de Detenção Europeu e o Espaço de Liberdade, de Segurança e de Justiça”.
É advogado, tendo suspendido a sua atividade profissional em 2006, quando tomou posse como Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa no IX Governo dos Açores.

Foi, igualmente, membro do Conselho Nacional da Associação Nacional de Jovens Advogados Portugueses.

Exerceu, entre 2003 e 2009, funções docentes nas disciplinas de Direito Internacional Público e de Direito Internacional Privado do curso de Estudos Europeus e Política Internacional, na Universidade dos Açores.

Desempenhou, desde 2008, funções como Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, do X Governo dos Açores.




GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário