Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projecto “Escola Segura – Instruções Gerais de Segurança” arrancou hoje


O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e a Direcção Regional da Educação e Formação (DREF) deram início hoje ao projecto “Escola Segura – Instruções Gerais de Segurança”.


A iniciativa, inserida no programa de sensibilização pública, pretende canalizar, como necessidade prioritária, para o público infantil as acções a desencadear nos próximos anos.


O arranque deu-se hoje na Escola Básica Integrada Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, numa sessão presidida pelo Presidente do SRPCBA, perante os mais de 150 alunos das sete turmas do 1º ciclo do Ensino Básico, daquela escola.


Depois de uma abordagem aos comportamentos a ter em caso de anomalia na escola, devido a situações naturais ou outras, as crianças tiveram a oportunidade de ver e perceber como funcionam viaturas dos bombeiros sob orientação dos bombeiros voluntários de Angra do Heroísmo presentes no evento.


Este projecto vai abranger as 11.500 crianças que se encontram a frequentar o 1.º ciclo, nas 155 escolas dos Açores e chegará ainda este mês às ilhas de São Miguel, Santa Maria e Faial. Em Novembro vai ser estendido ao Pico, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo. A conclusão desta acção de sensibilização está agendada para o dia 16 de Novembro.


A sua operacionalização conta com a participação de técnicos do serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores que, acompanhados pelos corpos de bombeiros, visitam as escolas da Região, aquando da distribuição dos recursos pedagógicos, um momento que alia o lúdico ao essencial dos objectivos que norteiam esta iniciativa.


A abordagem das temáticas de segurança, a educação para a prevenção e minimização de riscos, estando previstas nos programas das diferentes disciplinas, tem um enquadramento natural no âmbito de actividades de enriquecimento curricular, contribuindo para a aquisição de competências específicas no quadro da protecção civil, pelos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico.


O projecto “Escola Segura” – Instruções Gerais de Segurança” é considerado uma oportunidade de agregar acções dos diferentes agentes de protecção civil, educando para a segurança através da prevenção e da responsabilização, sendo composto por recursos pedagógicos destinados ao professor (apresentação) e alunos (guia de instruções gerais de segurança e fichas pedagógicas) que permitem a consolidação das competências a desenvolver.


Esta iniciativa será posteriormente complementada pelo projeto “Clubes de Protecção Civil”, destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, com início agendado para o mês de Novembro. Com estes dois projectos são abrangidos mais de 27 mil alunos que frequentam o ensino obrigatório nas escolas açorianas.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário