quarta-feira, 12 de outubro de 2011

III Bienal Turismo Subaquático 2011, esta semana na Graciosa


A III Bienal de Turismo Subaquático dos Açores, a realizar na Graciosa entre 14 e 16 de Outubro de 2011, é um evento que visa promover a actividade de mergulho nos Açores e a oferta de serviços turísticos associados, tendo como base um modelo de desenvolvimento turístico sustentável e responsável.

Com esta terceira edição, pretende-se dar continuidade a um evento iniciado em 2007, vocacionado para os Açores, alargando-se o público-alvo para o nível nacional e reforçando-se a aposta na apresentação e debate de temas relevantes e actuais para o sector do mergulho.

Com este evento pretende-se ainda contribuir para a notoriedade dos Açores, nomeadamente para que este arquipélago se possa afirmar como um importante destino de mergulho.


Assim, entre os principais objectivos deste evento destacam-se:
  • Contribuir para o debate e a troca de experiências e conhecimentos na área do turismo subaquático;
  • Ser um espaço de excelência para reflexão e encontro entre os diferentes agentes do sector;
  • Estimular o empreendedorismo e projectos desenvolvidos no âmbito do turismo subaquático;
  • Debater as necessidades de formação e qualificação de serviços associados ao turismo subaquático;
  • Promover modelos de desenvolvimento turístico sustentável e responsável;
  • Afirmar os Açores como um destino de excelência para o turismo subaquático;
  • Promover a Graciosa como um dos destinos açorianos de excelência para a prática de mergulho.

Este evento tem como população-alvo a comunidade associada ao turismo e desporto subaquáticos e, em particular, centros de mergulho, clubes navais, operadores marítimo-turísticos, agentes de viagem, associações de mergulho e praticantes. Naturalmente que constitui uma oportunidade para outros agentes do sector do turismo para se informarem sobre o potencial e características do turismo subaquático, como sejam os empresários de hotelaria e de restauração e as associações empresariais, e ainda para os técnicos de serviços de saúde e de emergência.

Esta bienal irá reunir um amplo conjunto de especialistas, agentes e prestadores de serviços associados ao turismo e mergulho. Os temas gerais deste evento são os seguintes:


  • Turismo e mergulho;
  • Empreendedorismo e qualidade de serviço associados ao mergulho;
  • Mergulho como actividade sustentável e ambiente;
  • Saúde e segurança no mergulho;
  • Aspectos técnicos do mergulho.

Embora seja dada especial ênfase a estas temáticas aplicadas à realidade local dos Açores e à análise das condições para promover o turismo subaquático no arquipélago, as matérias apresentadas são de interesse mais amplo. Paralelamente é dado destaque à divulgação de experiências e realidades internacionais em que o mergulho é um produto de sucesso.

Este evento é aberto à participação de todos os interessados que pretendam apresentar trabalhos nos temas acima indicados. Assim, são aceites propostas para apresentação oral ou posters, que deverão ser submetidas de acordo com as regras indicadas na secção submissão de resumos, sendo estas seleccionadas pela comissão técnico-científica.

Mais informação aqui:
http://bienal-turismosubaquatico.org/bienal/


Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário