Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Turismo Subaquático dos Açores em debate na Graciosa



Apostar no Mergulho como produto estratégico do Turismo dos Açores, é o que pretende a segunda Bienal de Turismo Subaquático dos Açores (BTSA), a qual irá reunir na Graciosa, de 29 de Outubro a 1 de Novembro do corrente ano, um amplo conjunto de especialistas, agentes e prestadores de serviços associados ao turismo e mergulho para debater temas gerais como turismo e mergulho; empreendedorismo associado ao mergulho; mergulho como actividade sustentável e ambiente; saúde e segurança no mergulho; e aspectos técnicos do mergulho.

Esta iniciativa, organizada pela Associação Graciosense de Promoção de Eventos – AGRAPROME – em conjunto com a Associação Regional de Turismo – ART, segundo nota de imprensa, “é um evento que se pretende de referência na área do mergulho a nível nacional e que tem como objectivos principais a afirmação dos Açores como destino de mergulho e o debate de temáticas relevantes para o sector”.

Essa mesma afirmação, revela o documento, seria feita “através da promoção da actividade e oferta dos serviços turísticos associados, tendo por base um modelo de desenvolvimento turístico sustentável e responsável”.

A BTSA, que terá lugar no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, é dirigida a toda a comunidade associada ao turismo e desportos subaquáticos e, em particular, aos centros de mergulho, clubes navais, operadores marítimo-turísticos, agentes de viagem, associações de mergulho e praticantes. Constitui também uma oportunidade para outros agentes do sector do turismo para se informarem sobre o potencial e características do turismo subaquático, tais como os empresários de hotelaria e de restauração e as associações empresariais, e ainda para os técnicos de serviços de saúde e de emergência, conforme divulga a referida nota de imprensa.

Para além do programa técnico, este evento contará com um amplo programa social com vista a promover a interacção entre os participantes, acompanhantes e comunidade local e a fruição com a paisagem e as restantes potencialidades turísticas da ilha Graciosa.

Apresentação de trabalhos até 8 de Setembro

Serão aceites propostas para apresentação oral ou de posters na BTSA, aberta a todos os interessados, as quais serão avaliadas e seleccionadas pela comissão técnico-científica.

Os candidatos devem enviar ao secretariado o resumo do trabalho até 8 de Setembro, e a confirmação da aceitação das propostas será comunicada até 20 de Setembro, sendo necessário um dos autores proceder à inscrição até 30 de Outubro.

A participação requer o preenchimento da ficha e o pagamento da taxa de inscrição de 30 Euros, valor que inclui a participação nas sessões, na recepção, no jantar convívio e a documentação.

Em relação a viagens e alojamentos, as informações serão disponibilizadas em breve, entre outros dados, através do site oficial do evento: http://bienal-turismosubaquatico.org/.

Mergulho nos Açores

A localização geográfica dos Açores permite a realização de imersões únicas onde se destacam a existência de grandes pelágicos e uma visibilidade que varia entre os 10 e 30 metros, resultado de uma grande variedade de locais de mergulho e de geologia de fundo. É possível proporcionar aos participantes diversos tipos de mergulho, tendo em conta a existência de uma variada flora, fauna e de inúmeros túneis, cavernas e grutas dado a origem vulcânica das nossas ilhas, segundo informação disponível no site da Internet da BTSA.


Fonte: A União

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário