Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Festas do Senhor Santo Cristo na Graciosa







O culto do Senhor Santo Cristo na Ilha Graciosa manifesta-se nas festividades que se realizam na vila de Santa Cruz, de 5 a 11 de Agosto, festividades essas que igualmente se iniciam com uma mudança da imagem Ecce-Homo e se continuam com uma solene procissão e alegres e concorridos arraiais. Mariza e António Pinto Bastos são cabeças de cartaz das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres da Graciosa, que deverão actuar nas noites de 9 e 10 de Agosto, no âmbito dos momentos “Festa Graciosa 2009” e “Noite de Fado”, respectivamente, dividindo as atenções com os artistas Mafalda Veiga e Dama Bete.





Marcarão também presença os grupos locais, incluindo as bandas filarmónicas, a par de diversas manifestações culturais e religiosas, tauromaquia, actividades desportivas e exposições de arte.

O dia 7 será marcado pela abertura das exposições de Desenho de José Maria das Dores, na Biblioteca Municipal ás 21:00h; Pintura intitulada “Rosto de Um Povo” de Tó Carvalho, no Museu da Graciosa; de Aguarelas de Christiane Heger-Binder e Pintura em tecido de Maria de Jesus Silva, no hall do edifício sede da Câmara Municipal uma hora mais tarde.

No mesmo dia estão previstas as actuações dos grupos musicais “Sonâmbulos e Wake up Girls” e “Kontrabanda”.

As provas de Santo Huberto, a realizar na Serra Branca pelas 08:30h, e as regatas de Botes a Remo à Vela, até ao cais da Calheta por volta das 14:00h, são os destaques de sábado, 8 de Agosto, bem como o torneio de futebol de veteranos entre as Equipas da Associação de Veteranos do Nordeste, Futebol Clube da Calheta e Clube de Veteranos da Ilha Graciosa, no Complexo Desportivo de Santa Cruz pelas 15:00h.

No final do dia 11 está previsto o lançamento do livro “A Graciosa Ilha” dos autores Victor Rui Dores e José Nascimento Ávila, na Biblioteca Municipal pelas 21:00h, seguindo-se a actuação do artista local Aristides Romeiro pelas 23:30h e um espectáculo pirotécnico a marcar o encerramento da edição de 2009 das referidas festividades por volta da 01:00h.


Procissão de Santo Cristo

É de salientar a procissão de Santo Cristo da Graciosa, a realizar domingo 9, pelas 18:30h, com saída da Igreja da Matriz. Mas, antes, pelas 16h00, terá lugar a solene concelebração, no referido templo, seguida de desfile de filarmónicas.


No dia anterior, às 15:00h, tem início a cerimónia de trasladação da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres da Igreja da Misericórdia para a Igreja Matriz, acompanhada pela Filarmónica Recreio dos Artistas, seguida de Eucaristia Solene.


O Tríduo Preparatório está marcado para 5, 6 e 7 de Agosto, pelas 18:00h, na Igreja da Misericórdia.


Corrida de toiros entrega troféus


A primeira corrida, com seis toiros de Rego Botelho, conta com a participação dos cavaleiros João Moura, Tiago Pamplona, Rui Lopes e o novilheiro João Augusto Moura, estando as pegas a cargo do grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Forcados Amadores do Ramo Grande. Este evento está previsto realizar-se às 18:00h de 8 de Agosto.


No dia 10, à mesma hora, será a vez da corrida com seis toiros de Brito Paes, adquiridos por Valentim Santos e Dimas Bettencourt, com a participação dos cavaleiros João Moura, Tiago Pamplona, Rui Lopes, estando as pegas a cargo dos mesmos grupos de forcados.

Após a corrida serão entregues os seguintes troféus: Melhor Pega da Feira; Apresentação de Feira; Bravura da Feira (só lides a cavalo); e Melhor Lide a Cavalo

No que concerne a touradas à corda, enquanto a primeira realizar-se-á a 7 de Agosto, na Rua do Corpo Santo, com quatro toiros da ganadaria de José Lúcio Veiga, a segunda terá lugar a 11, no mesmo local, com quatro toiros da ganadaria de Valentim Santos e Dimas Bettencourt, ambas marcadas para as 18:00h.

Fonte: Hardmusica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário