Páginas

domingo, 16 de agosto de 2009

Os alhos da Graciosa


São poucos os produtos nos Açores com certificação europeia de origem controlada. Os alhos da Graciosa são um desses raros produtos. A realidade da produção do alho no entanto tem vivido dificuldades que os produtores não estavam a conseguir solucionar sozinhos. Inserido neste programa, a cooperativa em conjunto com a CCAH, através do seu núcleo da Graciosa, realizou uma visita exploratória a Gilroy, denominada “capital mundial do alho”.

“Esta visita foi de uma importância vital para o desenvolvimento da cultura do alho na Graciosa. Lá, junto das empresas de sucesso do sector, aprendemos novas técnicas que vão facilitar em muito a produção e tomamos conhecimento de novas formas de comercializar o alho, enquanto produto transformado”, explica Carlos Brum, responsável do núcleo da CCAH na Graciosa.

Na prática os produtores descobriram em Gilroy tecnologia que permite descascar o alho de forma simples e rentável e novas metodologias de armazenamento e secagem. Este foi um passo muito importante que se traduziu já num aumento da área de cultivo do alho para o dobro.

A Graciosa que era responsável por 1% de toda a produção de alho nacional, viu esse número crescer para os 2%, e encontra no alho transformado, um leque de produtos que permitem crescer ainda mais esta cota de mercado. Também nesse sentido foi muito importante a visita a Gilroy. “Junto das empresas americanas vimos exemplos de aplicações que ate desconhecíamos. De certa forma aprendemos como rentabilizar ao máximo o produto através da transformação, fugindo ao artesanal processo de comercialização do alho em restas”, destaca o responsável.

Outra das mais-valias foi a troca de tecnologia e contactos. Os produtores da Graciosa já trouxeram maquinaria que estão a utilizar na cooperativa e contactos para compra de novas sementes, que vão permitir uma qualidade ainda maior do alho graciosense.



Fonte: A União

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário