segunda-feira, 30 de abril de 2012

Desejando a todos um bom feriado




Publicado por: Jorge Gonçalves

Feira de Oportunidades realizada este domingo na Graciosa provou ser um sucesso




Publicado por: Jorge Gonçalves

José Contente participou este domingo no Rito Solene de Dedicação da Igreja de Nossa Sra. da Luz, Ilha Graciosa


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos participou ontem no Solene Rito de Dedicação da Igreja de Nossa Sra. da Luz, na Graciosa, em representação do Presidente do Governo dos Açores.


O edifício da Igreja, recentemente reabilitada ao nível de infraestruturas e equipamentos, sofreu ainda obras de restauro no interior, apoiadas financeiramente pelo Governo Regional.

Na ocasião, o José Contente congratulou-se com o esforço da comunidade da freguesia da Luz e acrescentou que "estas parcerias funcionam porque aqui, como no resto da Região, os açorianos são exemplo quando estão em causa projetos que visam a defesa do bem-comum".

"É por isso que resistimos e persistimos há mais de 500 anos em nove ilhas, ultrapassando, também com os valores cristãos, as vicissitudes naturais ou as dificuldades", referiu ainda o Secretário Regional.

O património religioso açoriano tem recebido, ao longo destes últimos anos, grandes apoios governamentais, como os associados à reabilitação e construção de igrejas afetadas pelo sismo de 1998.

O Governo Regional tem apoiado igualmente as obras ao nível das pequenas e grandes reparações de igrejas, casas paroquias e centros sociais da Diocese, refletindo a “importância que atribui ao património cultural, religioso ou não, no quadro da preservação e valorização da nossa identidade açoriana”, sublinhou o governante.


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

sábado, 28 de abril de 2012

FEIRA DE OPORTUNIDADES ESTE DOMINGO NA GRACIOSA


Este domingo, 29 de abril, realiza-se a primeira Feira de Oportunidades da Graciosa no parque de estacionamento em frente aos Paços do Concelho, das 16:00 às 20:00, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, pelo Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa e pelas associações de agricultores da Graciosa. 

A feira decorrerá mensalmente,  no último domingo de cada mês, no parque de estacionamento em frente à Câmara Municipal, salvo situações excecionais. Pretende-se dar a possibilidade a todos os interessados de mostrarem e venderem os seus produtos ou trabalhos, desde artesanato a produtos hortícolas, etc.
Participe!


Fonte: CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ofereça Açores Mãe nas lojas do Comércio



Campanha no Grupo Central e em Lisboa

Mãe só há uma, ofertas há muitas.

É o mote da campanha Ofereça Açores para o dia da Mãe, que está a decorrer até ao dia 06 de Maio, nas lojas do comércio local das Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa.

O objetivo é dinamizar e fidelizar clientes no comércio local, cativando a população a comprar no nosso comércio, contribuindo para criar riqueza e emprego na região.

O Ofereça Açores Mãe tem 3 vertentes: sorteio para os clientes, passatempo no facebook e dinâmicas de rua.

Os clientes do comércio que façam compras até ao dia 06 de Maio nas lojas aderentes à campanha habilitam-se a ganhar diversos prémios.

O primeiro Prémio são quatro Viagens para duas pessoas entre Ilhas do Grupo Central. As viagens são patrocinadas pela Atlânticoline, e compostas por 4 toques, ou seja, o casal sai da sua Ilha, pode passar por outras duas Ilhas e voltar à sua Ilha.

O segundo prémio é um dia num Instituto de Beleza e o terceiro um Jantar Gourmet para duas pessoas.

A dinâmica é simples, por cada 10€ de compras, o cliente recebe um cupão que deve preencher e colocar na tômbola.

No dia 08 de Maio, data do sorteio, serão anunciados os vencedores. Quanto mais cupões o cliente colocar nas tômbolas, mais hipótese tem de ganhar.

A segunda vertente da campanha é um passatempo no facebook do Ofereça Açores, http://www.facebook.com/oferecaacores, que visa recompensar a criatividade e originalidade dos açorianos.

Os fãs da página podem escrever uma frase ou colocar uma foto no mural relacionada com a Mãe.

Os melhores posts serão destaque e o mais partilhado até ao final do dia 03 de Maio ganha um jantar a dois.

Finalmente, a terceira vertente é a animação de rua aos sábados de manhã.

Em São Jorge, a animação percorre as ruas de Velas e Calheta, com insufláveis e jogos tradicionais a 28 de Abril e ateliers de pintura, tratamento facial e brindes surpresa, a 05 de Maio, entre as 10h e as 12h.

Na Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, a animação está marcada para o dia 05 de Maio, com danças de salão na Praça Francisco Ornelas da Câmara, na Praia da Vitória, e um Workshop de bem-estar e beleza, em Angra do Heroísmo.

Ofereça Açores também em Lisboa

Também o "Espaço Açores – Tradições & Gourmet", em Lisboa, vai promover os produtos regionais através da Campanha Ofereça Açores, promovendo um sorteio de um cabaz regional só de produtos açorianos, aos clientes que efetuarem compras naquele estabelecimento.



Fonte: AzoresDigital
Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O filme "Millennium 1 – Os Homens Que Odeiam As Mulheres" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 27 de Abril

O filme "Millennium 1 – Os Homens Que Odeiam As Mulheres" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 27 de Abril pelas 21h30.



Título Original: Män som hatar kvinnor
Intérpretes: Michael Nyqvist,Noomi Rapace,Sven-Bertil Taube
Realização: Niels Arden Oplev
Distribuido em Portugal por: ZON Lusomundo Audiovisuais
Género: Crime,Drama,Mistério
Ficha Técnica: Duração: 2h32mins | Origem: Suécia


Sinopse:

Mikael Blomkvist é um jornalista de meia-idade, divorciado, que tem passado a sua vida a denunciar a corrupção do mundo dos negócios de Estocolmo na sua revista Millennium. Quando Henrik Vanger, um poderoso empresário, o convida para um trabalho de investigação, Mikael tem nas mãos material irrecusável. Mas para sua surpresa descobre que, desta vez, esse material não tem nada a ver com escândalos financeiros, mas com o desaparecimento da sobrinha do empresário, Harriet, 36 anos antes, num encontro de família. Com a ajuda da sua nova e rebelde parceira, Lisbeth Salander, uma hacker de alto nível com problemas de comportamento social, irão desvendar muitos segredos da família de Henrik, até então escondidos na penumbra.






Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Estados Unidos instalam radares de um milhão de dólares na Graciosa

Açoriano Oriental
Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Feira de Oportunidades esta quinta-feira, dia 19 de abril de 2012


No dia 29 de abril realiza-se a primeira Feira de Oportunidades da Graciosa no parque de estacionamento em frente aos Paços do Concelho, das 16:00 às 20:00, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, pelo Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa e pelas associações de agricultores da Graciosa.
A feira decorrerá mensalmente, no último domingo de cada mês, no parque de estacionamento em frente à Câmara Municipal, salvo situações excecionais. Pretende-se dar a possibilidade a todos os interessados de mostrarem e venderem os seus produtos ou trabalhos, desde artesanato a produtos hortícolas, etc.

CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves
Participe!

Romance do 25 de Abril no Centro Cultural da Graciosa


quarta-feira, dia 18 de abril de 2012
25 de abril para os mais pequenos 

Decorrerá no Centro Cultural da lha Graciosa, no dia 23 de Abril, pelas 10:00, uma leitura encenada de "Romance do 25 de Abril", pelo ator João Patrício e pela videasta e realizadora Ana Lúcia, para crianças dos 6 aos 12 anos.

CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "Alvin e os Esquilos 3: Naufragados" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 20 de Abril

O filme "Alvin e os Esquilos 3: Naufragados" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 20 de Abril pelas 21h30


  • Título Original: Alvin and the Chipmunks: Chip-Wrecked
  • Intérpretes: Alyssa Milano,Amy Poehler,Andy Buckley,Anna Faris,Christina Applegate,David Cross,Jason Lee,Jesse McCartney,Justin Long,Luisa D'Oliveira,Matthew Gray Gubler
  • Realização: Mike Mitchell
  • Distribuido em Portugal por: Big Picture Films
  • Género: Animação,Comédia,Familiar/Infantil
  • Ficha Técnica: Duração: 1h27m | Origem: EUA, 2011
  • Site Oficial: Internacional
  • Salas de Cinemas e Horários de exibição: Google
Sinopse:

De férias a bordo de um luxuoso cruseiro, Alvin, Simon, Theodore e as Esquiletes estão agindo como de costume, transformando o navio em seu playground pessoal, até que eles ficam encalhados em uma ilha deserta. Enquanto Dave Seville procura neuroticamente por sua equipe desaparecida, os 'Esquilos e as Esquiletes' fazem o que fazem de melhor -- cantam, dançam e causam confusão. Mas eles terão uma surpresa quando embarcam em uma aventura insular com seu novo amigo -- um náufrago que é mais do que páreo para Alvin e os Esquilos.





Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na descida em um cêntimo por litro no preço máximo do gasóleo rodoviário.
De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.
Assim, no caso das gasolinas 95 e 98 a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 15 por cento. O gasóleo rodoviário tem, nos Açores, um preço máximo por litro inferior em 11 por cento em relação ao praticado no mercado nacional.
Os gasóleos agrícola e pescas têm um preço máximo por litro, nos Açores, inferior em 21 por cento em relação ao registado no continente.
Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento. No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente é de menos 22 por cento por quilo.
Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 15 por cento para a gasolina 95, e em menos 18 por cento para a gasolina 98.
No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 9 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 17 por cento.
Os novos preços entram em vigor às 00h00 desta quinta-feira.


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Resultado do Censo de Milhafres

Este projeto, coordenado anualmente pela SPEA, procura obter informação de base sobre as populações de milhafres/mantas existentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Nos Açores a espécie é conhecida por Milhafre ou Queimado Buteo buteo rothschildi, na Madeira é conhecida por Manta Buteo buteo harterti.
Ao contrário de outras, esta espécie não tem sido alvo de estudos biológicos aprofundados, pelo que esta iniciativa se reveste de grande importância, principalmente dado o seu papel essencial nos nossos ecossistemas, por exemplo, enquanto agente controlador de pragas, como os ratos.
Neste Censo podem participar todos os cidadãos interessados em contribuir para que mais dados científicos sejam obtidos. Denomina-se esta iniciativa por Citizen Science – Cidadania na Ciência.




Censo 2012 - Resultados

- Número de milhafres observados em cada ilha

 Ilha 2012
 Santa Maria 80
 São Miguel 329
 Terceira 65
 Graciosa 13
 São Jorge 28
 Pico 23
 Faial 15
 Total 553
 Madeira 25
 Porto Santo 7
 Total 32
 Total Arquipélagos 585
- Número de voluntários em cada ilha

Ilha2012
Santa Maria3
São Miguel49
Terceira45
Graciosa3
São Jorge1
Pico19
Faial6
Total126
Madeira22
Porto Santo1
Total23
Total Arquipélagos149
- Número de km's percorridos em cada ilha

Ilha2012
Santa Maria100,30
São Miguel715,60
Terceira494,17
Graciosa62,00
São Jorge44,80
Pico202,50
Faial143,22
Total1762,59
Madeira399,7
Porto Santo18,5
Total418,2
Total Arquipélagos2180,79




Importância e Objetivos do Projeto

O Censo de Milhafres/Mantas teve início em 2006, sob a coordenação da SPEA, que desde essa data até agora contou com a colaboração de 614 voluntários para obter informações e números sobre as populações de milhafres/mantas, tanto no arquipélago dos Açores como no da Madeira.
Dada a dimensão dos arquipélagos, só com a participação da população tem sido possível obter dados desta espécie ao longo dos anos.
A SPEA pretende manter o contacto com esses cidadãos, apostar na sensibilização de novos participantes e aumentar a colaboração nas ilhas onde a adesão tem sido mais reduzida.
Pretendemos ainda usar programas estatísticos para analisar os dados obtidos pelos voluntários. Ou seja retribuir a Ciência à Cidadania!
Os milhafres/mantas podem ser observados por todo o lado, em zonas florestais, áreas costeiras, pastagens e mesmo zonas urbanas. São conhecidas algumas ameaças como a perseguição do Homem, o envenenamento ou a eletrocussão nas linhas elétricas.
Com a sua envergadura de 110 a 130 cm, pode ser visto sozinho ou em grupo, a voar, a pairar, pousado no solo, em cima de cercas, muros, postes ou fios elétricos e telefónicos.


Resultados

Desde o seu início, o Censo de Milhafres/Mantas já contou com a participação de 614 voluntários nos dois arquipélagos, tendo sido registados até ao momento 3221 milhafres (2647 nos Açores e 574 no arquipélago da Madeira).
Nos Açores, São Miguel é a ilha com mais registos (1308 indivíduos, de 2006 a 2011), seguida da Terceira com 587 e do Pico com 191.
De uma forma geral, tem havido voluntários em todas ilhas, contudo denota-se uma baixa participação no Faial, em São Jorge, no Pico, em Santa Maria e na Graciosa.
Até à data, na Madeira registaram-se 491 mantas e 83 no Porto Santo.
Os dados recolhidos pelos voluntários têm permitido identificar algumas características da biologia dos milhafres/mantas, tais como o comportamento e os habitats mais utilizados.
A maioria dos indivíduos foram observados a voar. Este é, sem dúvida, um comportamento frequente, apesar de ser o que mais facilita a sua observação.
A nível de habitat, avistaram-se, maioritariamente, em áreas de pastagem e de florestas. As pastagens são excelentes zonas de alimentação, onde é mais fácil observar estas aves. As zonas urbanas e campos de cultura também são utilizados, ainda que em menor proporção.
Os resultados aqui apresentados são o reflexo dos transeptos efetuados em cada ilha, dos quilómetros percorridos, dos dados disponíveis para análise e do número de voluntários/cidadãos-cientistas.
De futuro, a SPEA pretende cativar cada vez mais participantes, que percorram mais transeptos em todas as ilhas onde decorre o Censo. Com esses resultados será ainda possível efetuar o tratamento estatístico dos dados com o auxílio de programas específicos, para obter uma estimativa mais fiável do número de milhafres/mantas existente em cada ilha dos dois arquipélagos.


Como colaborar / Metodologia

O Censo de Milhafres/Mantas decorre uma vez por ano, durante um fim de semana, no mês de março ou abril, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira (com exceção das ilhas Flores e Corvo, nos Açores, pelo facto de nas mesmas não existir esta espécie).
Nessa altura, aproveite para dar um passeio, com amigos ou familiares e participe nas contagens! Seja cientista por um dia! Os dados a recolher são simples e não exigem conhecimentos específicos, para além de saber identificar um milhafre/manta!

Para participar tudo o que deve fazer é:
1. Escolher e definir a rota que irá percorrer no fim de semana em questão e enviar-nos previamente a descrição da mesma. Desta forma, pretende evitar-se a sobreposição de rotas (Os percursos podem ter o total de quilómetros que o colaborador entenda. A SPEA recomenda efetuar percursos diferentes de 20 km cada um);
- Se estiver no Arquipélago dos Açores envie para carla.verissimo[arroba]spea.pt ou ligue para 918536132.
- Se estiver no Arquipélago da Madeira envie para madeira[arroba]spea.pt ou ligue para 967232195.

2. No fim de semana, percorrer a rota escolhida e registar na Ficha do Censo todos os milhafres/mantas observados;

3. Assinalar na Ficha:
- o quilómetro inicial e final (a SPEA recomenda colocar o conta-km do seu carro a zeros, ou anotar o indicado no painel, tanto no início como no final do Censo)
- todos os quilómetros em que observa milhafres/mantas;
- a distância a que os observa: menos de 50 m; 50 – 200 m; 200 – 500 m; ou mais de 500 m (a SPEA deixa uma sugestão, caso avistem uma linha elétrica, a distância entre dois postes é de cerca de 100 m);

4. Após a realização do Censo enviar-nos a ficha devidamente preenchida e se possível um mapa da rota percorrida:
- Se estiver no Arquipélago dos Açores envie para carla.verissimo[arroba]spea.pt  ou para SPEA – Povoação; Escola Básica da Lomba do Carro; 9650-320 Povoação; São Miguel;
- Se estiver no Arquipélago da Madeira envie para madeira[arroba]spea.pt ou para SPEA – Madeira; Travessa das Torres, 2 A; 9060 – 314 Funchal.

SPEA
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 17 de abril de 2012

Mostra Fotográfica "Ilha Graciosa" do fotógrafo Jorge Blayer Góis


Publicado por: Jorge Gonçalves

Campanha de recolha de roupas e brinquedos para crianças

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Cruz da Graciosa apela a toda a população para participar na campanha de recolha de roupas e brinquedos, deixando as contribuições na sede da CPCJ, situada na Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00.



Publicado por: Jorge Gonçalves

Calendário das festas tradicionais e populares da Graciosa


Publicado por: Jorge Gonçalves

sábado, 14 de abril de 2012

Já fez um mês que a queda de um meteoro foi avistada na Ilha Graciosa e o respetivo meteorito ainda não foi encontrado



Fez nesta Quinta-feira passada, 12 de Abril, um mês que foi avistada a queda de um meteoro na Ilha Graciosa. 


Segundo Jorge Gonçalves,  testemunha ocular e residente no lugar das Dores, isto ocorreu no seguinte alinhamento:  Dores/Funchais/Guadalupe/Serra das Fontes.

 O fenómeno foi avistado no dia 12 de Março por volta das 8 da noite e até ao momento ainda não foi encontrado nem o lugar de impacto nem o meteorito ou fragmentos do mesmo.

De salientar que Jorge Gonçalves é um colecionador experiente de meteoritos,  tem dedicado muito tempo à procura dos fragmentos e utiliza para o efeito um detetor de metais profissional, um par de binóculos e ainda um íman muito potente, ferramentas estas que são essenciais na procura de pedras oriundas do Espaço. 

Muitos dos terrenos entre as Dores e a Serra das Fontes já foram ou estão neste momento a ser lavrados por tratores e isto significa muito concretamente que o meteorito aqui referido poderá infelizmente ficar perdido para sempre. Ao longo de todo o alinhamento existem também algumas terras incultas, muitas divisões com muros altos e matos etc. que tornam as buscas extremamente árduas e difíceis. A chuva também é um fator inimigo de meteoritos e quanto mais tempo ele permanecer no solo maiores serão as consequências de ser perdido por desintegração.

É importante que os senhores agricultores tenham o cuidado de verificar as suas terras para a possibilidade de poderem eventualmente encontrar este meteorito. Faz-se aqui um apelo a todos os residentes que tenham terras nos lugares aqui referidos para que antes de lavrarem as suas terras verifiquem primeiro se haverá alguma pequena cratera ou buraco no solo com pedras pretas no seu interior. Se alguém o encontrar pede-se o favor de me contatarem para este email: Galeriacores@gmail.com ou para a Rádio Graciosa ou posto da PSP. Se for encontrado é de sublinhar a importância científica e cultural relevante que isto pode ter para a Ilha Graciosa e todos os seus habitantes e este meteorito em questão julgo que terá automaticamente um lugar assegurado no Museu da Graciosa e tornar-se-ia, sem dúvida,  uma atração turística para todos os que o quisessem ver.

O importante neste momento é encontrar a cratera e verificar dentro e fora dela por meteoritos ou pequenos fragmentos do mesmo. A cratera do meteorito poderá ter aproximadamente entre 40 e 70 centímetros de largura ou talvez até mais, tudo depende de algumas variáveis a ter em consideração como, por exemplo, o peso, a velocidade da queda e o tamanho do meteorito.


Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Agenda de atividades do Museu da Graciosa para Abril, Maio e Junho


Abril

1 a 13 - Exposição
O Carnaval da Graciosa-
Exposição de Fotografia e Vídeo
Museu da Graciosa

1 a 30 - Peça do Mês
Escrivaninha

7 - 14h30 às 16h30
Comemorações do Dia dos Moinhos
Abertura ao público do Moinho de Vento

16 - 10h00 às 12h00
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Sessão de vídeo e visita orientada ao Barracão dos Botes Baleeiros de Santa Cruz

17 Abril a 30 Junho - Exposição
 “Memórias da Graciosa - Freguesia da Luz”
Museu da Graciosa1

23 Abril a 11 Maio
Feira do Livro
Átrio do Museu da Graciosa

25 - 21h00
Comemoração do 38º Aniversário do 25 de Abril – Tributo a José Afonso
Trio de piano, percussão e voz (ilha Terceira)
Centro Cultural da Graciosa 2


Maio

2 a 31 - Peça do Mês
Berço


18 - 10h00 às 12h00
Dia Internacional dos Museus
Visitas guiadas ao Museu

24 - 10h00 às 12h00
O Museu vai à Escola
Exposição “Memórias da Graciosa-Luz”

26 - Palestra
Ilha Graciosa-Caracterização histórica económica e cultural. Palestrante: Diretor do Museu
Destinatários: funcionários CTT

27 - 14h30 às 17h00
 Ao Domingo no Museu



Junho

1 a 30 - Peça do Mês
Imagem de S. António


15 - 10h00 às 12h00
A Escola vai ao Museu



Publicado por: Jorge Gonçalves