quarta-feira, 11 de abril de 2012

Concurso “ECO Freguesia, freguesia limpa” a decorrer mais uma vez na Graciosa e em todas as outras ilhas dos Açores


O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, está a dinamizar pelo terceiro ano consecutivo o Concurso “ECO Freguesia, freguesia limpa”.

O “ECO Freguesia, freguesia limpa” tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de Freguesia e a colaboração e o empenho das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final dos resíduos abandonados que se encontram no território da sua freguesia. Isso inclui a limpeza de ribeiras e orla costeira, bem como a participação em programas ambientais e em ações de sensibilização e educação ambiental.

Em 2011, 82 freguesias foram galardoadas, este ano candidataram-se 131 autarquias, mais oito que na edição anterior, abrangendo novamente as 9 ilhas da Região Autónoma dos Açores.

Assim, até ao próximo dia 15 de Abril, decorrerá a primeira visita de avaliação por parte do Júri. Esta visita às freguesias inscritas servirá para avaliar a situação de referência e delinear uma estratégia adequada à limpeza e de programação de campanhas de sensibilização ambiental.

No corrente ano aderiram na totalidade as freguesias das ilhas Graciosa, São Jorge, Pico e Flores, para além do Município do Corvo. As ilhas do Faial (92%), Terceira (87%), São Miguel (73%) e Santa Maria (40%) seguem-se em termos de adesão.

Também o programa do “Açores Entre Mares”, que decorre anualmente entre o Dia Europeu do Mar (20 de Maio) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho), terá uma componente fortemente associada ao EcoFreguesias. Assim, as autarquias serão desafiadas a juntarem-se às ecotecas e eco-escolas e a empenharem-se também no lema do “Açores Entre Mares” deste ano: “Lixo Zero no Mar”. Neste âmbito, espera-se que sejam criadas diversas atividades dedicadas à limpeza da orla costeira e de sensibilização ambiental especialmente dedicada aos diversos utilizadores do meio marinho.


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário