quarta-feira, 25 de julho de 2012

Instalado novo sensor de CO2 na Furna do Enxofre, na Ilha Graciosa


Uma equipa de investigadores do Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores deslocou-se à Furna do Enxofre, na ilha Graciosa, para proceder à instalação de um novo sensor de dióxido de carbono na base da torre que dá acesso à estrutura lávica. Os trabalhos foram realizados em parceria com a secretaria regional do Ambiente e do Mar e tiveram como objetivo implementar um mecanismo de alerta precoce que permita avaliar, em contínuo, as condições ambientais existentes à entrada da gruta.

Durante a deslocação foi testado um novo plano de zonamento para a Furna do Enxofre, tendo em vista a aplicação de procedimentos especiais de segurança para a circulação em diferentes sectores da caverna. De acordo com os especialistas, o plano agora implementado vai ser testado nos próximos dias e poderá concorrer para que o número de dias em que a gruta se encontra fechada por motivos de segurança diminua substancialmente.

Segundo o secretário regional, Álamo de Meneses, o governo quer garantir que a Furna do Enxofre se encontre aberta durante o verão, período em que normalmente os valores de CO2 no interior da Furna do Enxofre são mais elevados, mas tal não pode colocar em causa a segurança das pessoas.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário