Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Guia do Parque Natural da Graciosa apresentado na Ilha Branca


O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, pelo Parque Natural da Graciosa, apresenta no dia 16 de julho, pelas 10H30, o Guia do Parque Natural da Graciosa na Biblioteca Municipal.

Abrangendo diversos assuntos que muito superam a simples temática ambiental o documento pretende dar a descobrir aos visitantes não só os principais valores naturais existentes na Graciosa mas, igualmente, aspetos da sua formação, geologia e os mais emblemáticos valores da sua história e património cultural e edificado.

Integrando a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO desde setembro de 2007 a Graciosa viu em 2008 ser criado o seu parque natural pelo Decreto legislativo Regional n.º 45/2008/A, de 5 de Novembro, que integra não só extensas zonas da sua linha de costa como a sua Caldeira, onde se insere a notável Furna do Enxofre, e os seu ilhéus dos quais se destaca o exuberante ilhéu da Praia que, para além de ser um importante habitat de nidificação para aves marinhas, é a terra do mais recente endemismo Açoriano, o painho-de-Monteiro (Oceanodroma monteiroi).

O Guia do Parque Natural da Graciosa pretende assim ser um excecional meio de apoio para a descoberta dos valores naturais presentes, nomeadamente as mais relevantes espécies vegetais e animais, mas igualmente um manual que oriente os visitantes e os habitantes da Graciosa nessa mesma descoberta.

Editado num formado que adota padrões internacionais, o guia que agora é lançado é um dos nove guias, um por cada Parque Natural de Ilha.


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário