quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Concurso "Eco Freguesia, freguesia limpa" com 4 freguesias galardoadas na Graciosa


A implementação do concurso de limpeza pública “ECOFreguesia - Freguesia Limpa” já permitiu retirar perto de 100 toneladas de resíduos, revelou esta manhã, em Rabo de Peixe, na ilha de S. Miguel, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses.



O governante, que presidiu à cerimónia de entrega e hasteamento da bandeira às freguesias vencedoras da edição deste ano do concurso, enalteceu que este é um número notável e que distingue a capacidade dinamizadora e empenhada com que as comunidades locais agarraram este projecto.


Esta é uma tarefa das mais complicadas, assume Álamo Meneses, porque depende exclusivamente do comportamento de cada um, a preservação do meio ambiente, uma protecção que deve começar logo dentro de casa.


Segundo disse, os lixos acumulados nas ribeiras e nas bermas das estradas são um dos graves problemas ambientais com que a sociedade açoriana actualmente se debate, um flagelo com uma componente estética desadequada mas, por outro lado, tem uma vertente mais séria reflectindo-se de forma negativa na qualidade da água.


Contrariando essa tendência, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar felicitou o trabalho e a dedicação da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe na limpeza da costa daquela vila piscatória, ao mesmo tempo que contribuiu para a educação ambiental junto da população local.


A entrega deste galardão é para Álamo Meneses, uma homenagem e um símbolo público de orgulho, pelo esforço que cada freguesia desenvolveu premiando, igualmente, o envolvimento da comunidade e o trabalho realizado pelos habitantes na remoção dos resíduos.


O governante deixou, porém, uma palavra de apreço àquelas juntas de freguesias que não conseguiram cumprir os critérios do concurso, incentivando-as a continuar o trabalho meritório, para que no próximo ano sejam contempladas com o galardão.


Na edição deste ano, houve um aumento significativo de juntas de freguesia a receberem o prémio, mais 11 do que na edição anterior. Assim, das 123 freguesias participantes, 82 alcançaram o galardão, um exemplo da forte entrega e vontade das comunidades neste projecto, enalteceu Álamo Meneses.


A atribuição deste prémio anual, que consiste num certificado e numa bandeira que as juntas de freguesia poderão ostentar, o Governo Regional pretende distinguir os esforços das autarquias galardoadas, em colaboração com as populações, nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos no espaço público da sua localidade.


Em S. Miguel, para além da freguesia de Rabo de Peixe, foram também galardoadas as freguesias da Ribeira Chã, da Achadinha, da Ajuda da Bretanha, da Fajã de Cima, de Arrifes, de São José, de São Roque, de São Vicente Ferreira, das Sete Cidades, da Maia, da Conceição, dos Fenais da Ajuda, da Lomba de São Pedro e do Pico da Pedra.


Em Santa Maria, Santa Bárbara e Santo Espírito foram as freguesias distinguidas, enquanto, que na ilha Terceira foram premiadas a Feteira, a Ribeirinha, a Terra Chã, as Doze Ribeiras, o Porto Judeu, Santa Bárbara, São Bartolomeu dos Regatos, São Mateus da Calheta, Serreta, Posto Santo, Altares, Agualva, Fontinhas, Quatro Ribeiras, Santa Cruz e o Porto Martins.


Já na ilha da Graciosa foram galardoadas; Guadalupe, Nossa Senhora da Luz, Santa Cruz e São Mateus (Praia), e em São Jorge foram contempladas a Calheta, o Norte Pequeno, a Ribeira Seca, Santo Antão, o Topo, o Norte Grande, os Rosais, Santo Amaro, a Urzelina e as Velas.


No Pico, as autarquias abrangidas foram a Calheta de Nesquim, a Piedade, as Lajes do Pico, a Ribeirinha, a Criação Velha, a Candelária, a Madalena, São Caetano, a Prainha, Santa Luzia e Santo António.


No Faial, a Conceição, a Praia do Almoxarife, a Ribeirinha, o Capelo, Castelo Branco, os Cedros, os Flamengos, a Matriz, Pedro Miguel, a Praia do Norte e Salão foram as freguesias distinguidas.


Destaque ainda, para a atribuição deste prémio às juntas de freguesia da Fajãzinha, das Lajes das Flores, da Fajã Grande, da Fazenda, do Lajedo, da Lomba, do Mosteiro, da Caveira, dos Cedros, de Ponta Delgada e de Santa Cruz, na ilha das Flores e também, à Câmara Municipal do Corvo.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário