Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Governo está a preparar projecto para apoiar o idoso



A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto de Acção Social, encontra-se a preparar um projecto experimental, no âmbito do apoio ao idoso, que visa a criação de uma comissão de ilha para a protecção do idoso.

O anúncio foi feito hoje pela Directora Regional da Igualdade de Oportunidades durante a abertura das I Jornadas da APAV Açores contra a violência, em Ponta Delgada.

Na ocasião, Natércia Gaspar considerou ainda de “urgente” a recuperação do papel da família enquanto “veículo de transmissão de valores e de respeito pelos outros”.

A Directora Regional disse mesmo ser necessário inverter a actual situação, uma vez que as crianças adquirem as suas competências pessoais e sociais através da do contacto com os outros.

Neste contexto, Natércia Gaspar realçou a importância de educar os jovens para a consciencialização dos seus direitos e deveres.

Segundo acrescentou, “só educando as novas gerações, recuperando os valores que devem coexistir numa sociedade saudável, conseguiremos prevenir a perpetuação de situações de violência”.

Aliás, de acordo com a Directora Regional da Igualdade de Oportunidades é este o caminho que já está a ser trilhado nos Açores.

Com vista a minimizar o impacto da violência conjugal nas crianças, o Governo encontra-se ainda a elaborar um programa, em pareceria com diversas entidades.

Outro dos projectos em fase de elaboração é o programa para a parentalidade positiva, o qual visa, entre outros, a educação sem violência.



GaCS/SM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário