quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Descoberta na Graciosa uma nova espécie de ave



O Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e a Royal Society for the Protection of Birds descobriram na Graciosa uma nova espécie de ave.

Trata-se do painho-das-tempestades-de-Monteiro, assim nomeado em homenagem ao investigador Luís Monteiro, falecido no acidente com um avião da SATA, em Dezembro de 1999, na ilha de S. Jorge.

Apenas existente nos ilhéus da Graciosa, esta espécie endémica apresenta ligeiras diferenças em relação à espécie painho-das-tempestades, mas suficientes, no entanto, para não se conseguirem reproduzir entre si.

Tamanhos e vocalizações são algumas das características que incompatibilizam as duas populações agora tornadas espécies, graças à certificação efectuada por análise genética.

Os trabalhos que permitiram identificar a nova espécie começaram na década de 90 e foram inicialmente conduzidos por Luís Monteiro.

Com apoio do Governo dos Açores, através das secretarias regionais do Ambiente e do Mar e da Educação e Ciência, foram entretanto desenvolvidos os trabalhos que o investigador Mark Bolton e colegas publicaram agora na revista científica “Ibis”.


GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário