quarta-feira, 8 de maio de 2013

Jovens graciosenses e de todas as restantes ilhas dos Açores celebram o Dia da Europa

O Governo dos Açores assinala quinta-feira, 9 de maio, o Dia da Europa com uma iniciativa que envolve a participação de jovens de todas ilhas, selecionados através do concurso de trabalhos multimédia 'Cidadania Europeia: Um Olhar Açoriano'.



Neste concurso, lançado no início do ano no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos, participaram 19 equipas, constituídas por três alunos do ensino secundário ou profissional (bem como do 3.º ciclo, no caso do Corvo), que apresentaram trabalhos multimédia originais, em formato de som e imagem, com uma duração máxima de três minutos.
O júri do concurso, que teve como convidados Teresa Tomé, realizadora da RTP/Açores, e Manuel Bernardo Cabral, professor e cineasta, avaliou os trabalhos tendo por base critérios como a criatividade, originalidade, impacto visual e comunicativo e correção de conteúdos, tendo selecionado as nove equipas que participam nas celebrações do Dia da Europa.
O programa comemorativo, que vai decorrer na Escola Secundária de Lagoa, na ilha de São Miguel, inclui, a partir das 9h30, a final do concurso 'Europa Quiz: Os Açores e a União Europeia'
As nove equipas finalistas, constituídas por três alunos e um professor, disputam um prémio que inclui uma deslocação a Bruxelas para visitar as principais instituições europeias.
Esta final será dosputada pelas equipas 'Eurocorvinos', da EBS Mouzinho da Silveira, no Corvo, 'Jovens Ocidentais', da EBS Padre Maurício de Freitas, nas Flores, 'Os Arriagas', da ES Manuel Arriaga, no Faial, 'Os Milhafres', da EBS de S. Roque, no Pico, 'Bugaboos 2.0', da EBS da Calheta, em S. Jorge, 'Os Lilases', da EBS Tomás de Borba, na Terceira, 'A.M.A.Europa', da EBS da Graciosa, 'Andrómeda', da ES da Ribeira Grande, em S. Miguel, e 'Eurotiks', da EBS de Santa Maria.
O programa inclui ainda, a partir das 11h00, uma sessão comemorativa, com a exibição dos melhores trabalhos do concurso multimédia, intervenções e entrega de prémios.
A iniciativa inclui também momentos de declamação de poesia e de execução de música tradicional por alunos dos clubes Europeu, de Teatro e de Música da Escola Secundária de Lagoa.

GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário