Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tarifas aéreas nos Açores baixam entre 15% e 19% a partir de quinta-feira


O preço dos bilhetes vai descer entre 15 e 19 por cento a partir de quinta-feira nas ligações aéreas entre as ilhas dos Açores, numa medida que pretende tornar mais acessíveis as deslocações dentro do arquipélago.

A maior redução será nas ligações entre Corvo e Flores, onde o preço do bilhete de avião cai 19 por cento, passando dos actuais 42 para 34 euros, acrescido de taxas. Nas restantes 'ilhas da coesão' (Santa Maria, Graciosa e S. Jorge), as tarifas aéreas descem 17 por cento. Os preços das ligações aéreas entre S. Miguel, Terceira, Pico e Faial sofrem uma quebra de 15 por cento.
Uma ligação entre Ponta Delgada e as Lages, na Terceira, que custava 146 euros, passa a custar 124 euros, acrescidos de taxas. A descida dos preços das viagens aéreas entre as nove ilhas açorianas, considerados muito elevados pela generalidade das forças políticas e sociais açorianas, surge numa altura em que o avião é o único meio de transporte disponível para viajar entre os três grupos de ilhas do arquipélago.
A operação marítima de transporte de passageiros deste ano terminou no domingo, pelo que, até Maio de 2010, quando terá início a nova operação, as deslocações entre os grupos de ilhas apenas é possível de forma regular por meio aéreo. Em simultâneo com a nova tabela de preços, a SATA Air Açores disponibiliza também, a partir de quinta-feira, uma nova tarifa, direccionada para famílias numerosas. Para este efeito, é considerada família numerosa se tiver mais de cinco elementos, incluindo pais e filhos. A nova tarifa representa um desconto de 20 por cento sobre a tabela aplicada aos residentes no caso dos bilhetes dos adultos, mantendo-se os descontos actuais para bebés (90 por cento) e crianças (50 por cento).
Na prática, os adultos de uma família numerosa, na ligação entre Ponta Delgada e as Lajes, não pagam 124 euros, mas 99,2 euros, acrescidos de taxas. A tarifa de estudante também tem novidades, passando o desconto de 40 por cento a ser feito sobre a tarifa de residente e não, como até agora, sobre a tarifa mais alta. Por outro lado, as tarifas promocionais para residentes serão alargadas a todo o ano, com um desconto mínimo de 30 por cento sobre a tarifa de residente.



Fonte: DN

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Suspenso até Maio transporte marítimo de passageiros entre os grupos de ilhas dos Açores


O transporte marítimo de passageiros entre os três grupos de ilhas dos Açores foi suspenso domingo e só volta a ser possível a partir de meados de Maio de 2010.

A operação deste ano, que começou a 13 de Maio, encerrou cerca das 23h00 (24h00 em Lisboa) de domingo, quando o navio “Viking” atracou em Ponta Delgada, no final de uma viagem que teve origem em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.

Durante os próximos oito meses, é possível viajar de barco entre algumas ilhas do mesmo grupo, mas deslocações entre os três grupos de ilhas do arquipélago (Oriental, Central e Ocidental) apenas serão possíveis por via aérea.

No Grupo Ocidental, a lancha “Ariel” assegura, sempre que as condições do mar o permitam, as ligações entre as Flores e o Corvo. As viagens entre as duas ilhas são feitas às terças, quintas e sábados até 31 de Outubro e depois apenas às terças e sábados.

No Grupo Central, os quatro navios da Transmaçor asseguram ligações diárias entre as ilhas do Pico, Faial, S. Jorge e Terceira, mas não estão previstas viagens para a Graciosa.

No Grupo Oriental, o avião é o único transporte regular de passageiros nos próximos oito meses entre S. Miguel e Santa Maria.

Fonte: Público

PS ganha nos Açores


O PS repetiu a vitória de 2005 e voltou a conquistar o círculo dos Açores, com 39,69 por cento. Dos cinco deputados possíveis, os socialistas elegeram cinco. O PSD ganhou S. Jorge, Pico, Graciosa e Faial sendo que PS ganhou as restantes ilhas dos Açores.

O PSD foi a segunda força mais votada, com 35,76 por cento dos votos, elegendo dois parlamentares.

O CDS-PP ficou em terceiro, com 10,3 por cento, seguido do BE, com 7,31 por cento, e do PCP/PEV com 2,17 por cento. Estes três partidos não elegeram qualquer deputado.


domingo, 27 de setembro de 2009

Dia de voto para as eleições legislativas portuguesas 2009



As eleições legislativas na ilha Graciosa vão ser realizadas neste domingo, dia 27 de Setembro, nas quatro freguesias da ilha. A Graciosa tem neste momento 4273 eleitores inscritos, dos quais 1566 são de Santa Cruz, 1223 da Freguesia de Guadalupe, 772 eleitores de São Mateus e 712 da Freguesia da Luz.


Os graciosenses bem como todos os açorianos em geral vão eleger cinco deputados à Assembleia da República, de cuja composição depende a formação de um novo governo.


Neste dia o cidadão deve exercer o seu direito cívico e participar nas Eleições Legislativas. Esta é uma oportunidade para intervir no futuro do país, votando. Lembre-se que votar não é apenas um direito cívico mas também é um grande dever de todos nós.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sismo de fraca intensidade sentido na Graciosa



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que segundo o SIVISA, no dia 25 de Setembro foi registado um evento, às 12:00 h (hora local/UTC) com epicentro a cerca de 9 km a NNW de Santa Cruz da Graciosa.


De acordo com a informação disponível até ao momento, o evento foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Dores, ilha Graciosa.

Este evento enquadra-se no conjunto de alguma fraca actividade sísmica que desde o dia de ontem tem vindo a ser registada a N-NE de Santa Cruz da Graciosa.O SRPCBA e o SIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação.

Para obter mais informações veja a carta sísmica apresentada na página da Actividade Sísmica.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Crianças da Graciosa pioneiras no uso da rede wireless gratuita



A ilha Graciosa dispõe, a partir de hoje, de rede wireless gratuita em espaços públicos como o jardim municipal e o aeroporto. Dezenas de crianças da Escola Básica e Jardim-de-infância de Santa Cruz estrearam esta manhã, com o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos o uso da internet gratuita numa esplanada da praça Fontes Pereira de Melo.


Para José Contente este é um importante passo para a abertura de horizontes dos graciosenses que podem, desta forma, usar a internet para diversos fins, disponibilizando, sem qualquer custo para o utilizador, o acesso da generalidade da população à Sociedade da Informação e Conhecimento.

“Esta é a segunda ilha da Coesão em que passa a funcionar um espaço gratuito para uso das novas tecnologias. O Governo Regional está a apostar fortemente na alfabetização dos açorianos e quer aproximar os emigrantes digitais, aquelas pessoas que tomaram contacto com as tecnologias da comunicação e da informação numa fase mais avançada da sua vida, com os nativos digitais, os que quase já nascem com competências para estas tecnologias”, referiu José Contente.

O momento solene da entrada em funcionamento da Rede Wi-Fi na Graciosa foi seguido de perto por várias crianças que, com os respectivos Magalhães, acederam à rede coesãoazores.gov.

Aos mais novos o governante expressou a missão do executivo regional nesta área, dizendo nomeadamente que “queremos uma economia digital aberta e concorrencial, colocando a tónica nas TIC enquanto factor promotor da competitividade, inclusão e de melhoria da qualidade de vida”.

Este é um projecto pensado e executado para os principais espaços públicos de cada ilha por forma a garantir, através da disponibilização destes serviços, o aumento do número de utentes que os procuram contribuindo, deste modo, como alavanca para a sua dinamização e/ou revitalização.

O secretário regional da Ciência e Tecnologia acrescenta ainda que é importante “aplanar barreiras, sob o ponto de vista das inacessibilidades, enquanto região descontínua como a nossa”, garantindo-se as condições para que as tecnologias da informação e comunicação signifiquem um importante contributo para sociedade açoriana se aproximar do mundo moderno.

Neste sentido, diz o governante, pretende-se transformar a Sociedade da Informação num instrumento de desenvolvimento dos Açores, no qual a rede wireless permite “acelerar a caminhada em direcção a um horizonte onde as tecnologias TIC representam uma mais valia para as empresas, turistas e habitantes, ao mesmo tempo que imprimem um cunho de modernidade à Região”.





Fonte: Acores.Net

20 Idosos e voluntários dos Centros de Convívio de São Roque visitam a Ilha Graciosa

À Descoberta dos Açores


A Câmara Municipal de São Roque conseguiu apoios para 20 idosos e voluntários dos Centros de Convívio visitarem pela primeira vez a ilha Graciosa.A saída de barco está marcada para Sexta-feira, dia 18 de Setembro, do porto de embarque da Horta.
Durante três dias o grupo vai à descoberta de mais uma ilha, contando com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Juntas de Freguesia da Luz, da Praia de São Mateus e de Guadalupe e do Centro Paroquial da Luz.
No programa inclui-se a volta à ilha com passagem pelos pontos de maior interesse.Dado que neste grupo se encontram vários elementos que não participaram na anterior visita à ilha Terceira, o roteiro segue no dia 21, com viagem de avião, até ao Aeroporto Internacional das Lajes onde, mais uma vez com o apoio das Câmaras Municipais de Angra e Praia da Vitória, Casa do Povo de Porto Judeu e Santa Casa da Misericórdia de Angra, o grupo segue durante dois dias à descoberta de novos circuitos.
O projecto À Descoberta dos Açores, já passou pelas ilhas das Flores, Corvo, Terceira, São Jorge e Faial. Na fase seguinte estão as ilhas de São Miguel e Santa Maria.





Fonte: PicoAzores

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Exames à vista grátis na Ilha Graciosa


Visão em boa forma na Ilha Graciosa!

EM SETEMBRO 2009


Dia 15 Luz - Junta de Freguesia


Dia 16 S. Mateus - Casa do Povo


Dia 17 Guadalupe - Casa do Povo


Dia 18 Santa Cruz - Filarmónica Recreio dos Artistas



Marcações pelo 918 735 049

Das 14 às 19h00