A maior redução será nas ligações entre Corvo e Flores, onde o preço do bilhete de avião cai 19 por cento, passando dos actuais 42 para 34 euros, acrescido de taxas. Nas restantes 'ilhas da coesão' (Santa Maria, Graciosa e S. Jorge), as tarifas aéreas descem 17 por cento. Os preços das ligações aéreas entre S. Miguel, Terceira, Pico e Faial sofrem uma quebra de 15 por cento.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Tarifas aéreas nos Açores baixam entre 15% e 19% a partir de quinta-feira
A maior redução será nas ligações entre Corvo e Flores, onde o preço do bilhete de avião cai 19 por cento, passando dos actuais 42 para 34 euros, acrescido de taxas. Nas restantes 'ilhas da coesão' (Santa Maria, Graciosa e S. Jorge), as tarifas aéreas descem 17 por cento. Os preços das ligações aéreas entre S. Miguel, Terceira, Pico e Faial sofrem uma quebra de 15 por cento.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Suspenso até Maio transporte marítimo de passageiros entre os grupos de ilhas dos Açores
A operação deste ano, que começou a 13 de Maio, encerrou cerca das 23h00 (24h00 em Lisboa) de domingo, quando o navio “Viking” atracou em Ponta Delgada, no final de uma viagem que teve origem em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.
Durante os próximos oito meses, é possível viajar de barco entre algumas ilhas do mesmo grupo, mas deslocações entre os três grupos de ilhas do arquipélago (Oriental, Central e Ocidental) apenas serão possíveis por via aérea.
No Grupo Ocidental, a lancha “Ariel” assegura, sempre que as condições do mar o permitam, as ligações entre as Flores e o Corvo. As viagens entre as duas ilhas são feitas às terças, quintas e sábados até 31 de Outubro e depois apenas às terças e sábados.
No Grupo Central, os quatro navios da Transmaçor asseguram ligações diárias entre as ilhas do Pico, Faial, S. Jorge e Terceira, mas não estão previstas viagens para a Graciosa.
No Grupo Oriental, o avião é o único transporte regular de passageiros nos próximos oito meses entre S. Miguel e Santa Maria.
Fonte: Público
PS ganha nos Açores
O PSD foi a segunda força mais votada, com 35,76 por cento dos votos, elegendo dois parlamentares.
O CDS-PP ficou em terceiro, com 10,3 por cento, seguido do BE, com 7,31 por cento, e do PCP/PEV com 2,17 por cento. Estes três partidos não elegeram qualquer deputado.
domingo, 27 de setembro de 2009
Dia de voto para as eleições legislativas portuguesas 2009
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Sismo de fraca intensidade sentido na Graciosa
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que segundo o SIVISA, no dia 25 de Setembro foi registado um evento, às 12:00 h (hora local/UTC) com epicentro a cerca de 9 km a NNW de Santa Cruz da Graciosa.
De acordo com a informação disponível até ao momento, o evento foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Dores, ilha Graciosa.
Este evento enquadra-se no conjunto de alguma fraca actividade sísmica que desde o dia de ontem tem vindo a ser registada a N-NE de Santa Cruz da Graciosa.O SRPCBA e o SIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação.
Para obter mais informações veja a carta sísmica apresentada na página da Actividade Sísmica.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Crianças da Graciosa pioneiras no uso da rede wireless gratuita
A ilha Graciosa dispõe, a partir de hoje, de rede wireless gratuita em espaços públicos como o jardim municipal e o aeroporto. Dezenas de crianças da Escola Básica e Jardim-de-infância de Santa Cruz estrearam esta manhã, com o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos o uso da internet gratuita numa esplanada da praça Fontes Pereira de Melo.
Para José Contente este é um importante passo para a abertura de horizontes dos graciosenses que podem, desta forma, usar a internet para diversos fins, disponibilizando, sem qualquer custo para o utilizador, o acesso da generalidade da população à Sociedade da Informação e Conhecimento.
“Esta é a segunda ilha da Coesão em que passa a funcionar um espaço gratuito para uso das novas tecnologias. O Governo Regional está a apostar fortemente na alfabetização dos açorianos e quer aproximar os emigrantes digitais, aquelas pessoas que tomaram contacto com as tecnologias da comunicação e da informação numa fase mais avançada da sua vida, com os nativos digitais, os que quase já nascem com competências para estas tecnologias”, referiu José Contente.
O momento solene da entrada em funcionamento da Rede Wi-Fi na Graciosa foi seguido de perto por várias crianças que, com os respectivos Magalhães, acederam à rede coesãoazores.gov.
Aos mais novos o governante expressou a missão do executivo regional nesta área, dizendo nomeadamente que “queremos uma economia digital aberta e concorrencial, colocando a tónica nas TIC enquanto factor promotor da competitividade, inclusão e de melhoria da qualidade de vida”.
Este é um projecto pensado e executado para os principais espaços públicos de cada ilha por forma a garantir, através da disponibilização destes serviços, o aumento do número de utentes que os procuram contribuindo, deste modo, como alavanca para a sua dinamização e/ou revitalização.
O secretário regional da Ciência e Tecnologia acrescenta ainda que é importante “aplanar barreiras, sob o ponto de vista das inacessibilidades, enquanto região descontínua como a nossa”, garantindo-se as condições para que as tecnologias da informação e comunicação signifiquem um importante contributo para sociedade açoriana se aproximar do mundo moderno.
Neste sentido, diz o governante, pretende-se transformar a Sociedade da Informação num instrumento de desenvolvimento dos Açores, no qual a rede wireless permite “acelerar a caminhada em direcção a um horizonte onde as tecnologias TIC representam uma mais valia para as empresas, turistas e habitantes, ao mesmo tempo que imprimem um cunho de modernidade à Região”.
Fonte: Acores.Net
20 Idosos e voluntários dos Centros de Convívio de São Roque visitam a Ilha Graciosa
Fonte: PicoAzores