Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Assinado contrato para remodelação das termas do Carapacho



O secretário regional da Economia assinou, hoje, com um consórcio de três empresas,
o contrato da empreitada de remodelação e requalificação das termas do Carapacho, na ilha Graciosa, um empreendimento orçado em 1, 7 milhões de euros.

Com um prazo de execução de 138 dias, contados a partir da data da respectiva consignação, a intervenção planeada pelo governo de Carlos César foi desenhada tendo em consideração o respeito pelas características do local e a introdução de novas utilizações.

Na remodelação e requalificação de um dos equipamentos que constitui das principais atracções turísticas da Graciosa, vão ser aplicadas tecnologias recentes e complementares ao conceito termal de base que, em conjunto com a nova piscina e a intervenção paisagista, resultarão numa mais valia para a zona.

Com a obra, As termas do Carapacho ficarão dotadas de novos equipamentos e serviços, nomeadamente, sauna, banho turco, banho escocês, duche de vichy e hidromassagem individual e colectiva.

Após a assinatura do contrato, o secretário Duarte Ponte considerou que “as termas do Carapacho requalificadas serão uma mais valia para o hotel que está em construção e contribuirão para o enriquecimento da oferta turística dos Açores em geral e, muito particularmente da ilha Graciosa, não esquecendo o valor que acrescenta ao seu desenvolvimento económico”.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Governo apresenta quatro soluções para reter areia na praia da Vila da Praia na Graciosa



O Governo dos Açores apresentou quarta-feira, na ilha da Graciosa, quatro soluções para reter a areia no areal da Vila da Praia.

Uma das soluções apresentadas pela secretária regional do Ambiente e do Mar consiste na recarga da praia com um volume considerável de areias, assentando outra na construção de um pequeno esporão, com recarga.

Das soluções apresentadas, o estudo aponta como “a mais viável” o crescimento da praia, por “devolver à ilha da Graciosa, os 200 metros que há cerca de 20 anos foram retirados, colocando enrocamentos para protecção da muralha”, explicou Ana Paula Marques.

Com esta obra marítima, a realizar na próxima legislatura, vai ser provocada a retenção natural das areias, sendo feita uma recarga artificial para que “a praia esteja em boas condições para ser utilizada”, adiantou.


Fonte da notícia: GaCS

Graciosa vai deixar de ter problemas com resíduos



O Centro de Processamento e Valorização Orgânica de Compostagem da Graciosa vai resolver o problema de resíduos na ilha, garantiu a secretária regional do Ambiente e do Mar, quarta-feira na apresentação do livro “Graciosa Candidatura a Reserva da Biosfera”, no Centro Cultural de Santa Cruz.

Para Ana Paula Marques, com esta iniciativa, a executar em breve, o Governo demonstra o seu empenho em assegurar a estabilidade da qualidade ambiental das ilhas.

O Centro de Processamento e Valorização Orgânica de Compostagem Graciosa representa mais uma etapa no desenvolvimento da sustentabilidade ambiental dos Açores, considerou.

Na mesma sessão foi apresentada a obra “Graciosa Candidatura a Reserva da Biosfera”, uma publicação de 192 páginas que se faz acompanhar por um CD.

O livro descreve as mais-valias ambientais e culturais da Graciosa que conduziram à sua candidatura à classificação como Reserva da Biosfera, apresentada em Abril de 2007 pelo Governo dos Açores, na sequência de um processo iniciado em 2005.

Ana Paula Marques aconselhou às instituições regionais a implementação de um marketing específico de salvaguarda dos objectivos subjacentes à candidatura, que conduz à “conservação da biodiversidade de ecossistemas únicos na Região e ao desenvolvimento de melhores condições de vida para aqueles que exercem a sua vida profissional” na ilha.

Com essa distinção, o Governo pretende implementar um conjunto de medidas ligadas a uma nova imagem e promover o desenvolvimento e a conservação da excelente biodiversidade e dos ecossistemas que a Graciosa possui, afirmou.

Na cerimónia foi destacada, ainda, a experiência das Canárias, nomeadamente da ilha de La Palma, que possui o galardão de Reserva da Biosfera há 20 anos.


Fonte da notícia: GaCS

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

II Encontro Internacional de Coros da Graciosa recebe grupo de Florianópolis



O II Encontro Internacional de Coros da Ilha Graciosa decorre a dia 30 de Setembro, em Santa Cruz, com a participação da Associação Coral de Florianópolis, do estado brasileiro de Santa Catarina, Brasil.

O festival de canto polifónico é uma iniciativa do Coro da Matriz de Santa Cruz apoiada pela Presidência do Governo dos Açores, através do Museu da Graciosa, pelo município local e pela Associação de Bombeiros da ilha.

Ao longo dos últimos dez anos, a instituição organizadora do evento tem actuado com frequência em diversos eventos socioculturais não só na ilha, como no exterior, tendo já marcado presença em festivais de S. Miguel, no Continente e em Espanha.

Nas viagem aos Açores, a Associação Coral de Florianópolis vai estabelecer contactos com outros coros das ilhas de S. Miguel e da Terceira, realizando outros concertos em Ponta Delgada e nas cidades da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.


quinta-feira, 4 de setembro de 2008

“Madrugada das Cagarras” no Museu da Graciosa em Setembro



“Madrugada das Cagarras” é o título da exposição que o Museu da Graciosa recebe, entre 26 e 30 de Setembro, no pólo marítimo desta instituição da Presidência do Governo, localizado na Praia.

Da responsabilidade de Paulo Henrique Silva e de António Félix Flores Rodrigues, o trabalho retrata a ambiência na qual os cagarros nidificam, proporcionando, ao visitante, o conhecimento da vivência da espécie.

Trata-se de uma organização desenvolvida em conjunto com a Ecoteca da Graciosa.

Em termos de exposições, a agenda cultural de Setembro do Museu da Graciosa apresenta ainda as exposições de pintura de Gilberto Bernardo e a de fotografia de Reginaldo Silva, ambas patentes até final do mês, esta última na Casa do Povo de Guadalupe,

Nascido no Pico da Pedra, em São Miguel, Gilberto Bernardo, aluno dos escultores Canto da Maia, Soares Branco e Luísa Contantina, frequentou a Academia das Artes de Ponta Delgada, tendo já participado em diversas exposições colectivas nos Açores, Madeira, Continente, Estados Unidos e Canadá.

O fotógrafo Reginaldo Silva, natural da freguesia de Guadalupe, Graciosa, exerceu a profissão durante 29 anos, completando, com a presente exposição, a sua sétima apresentação pública. Além da paisagem, Reginaldo Silva opta pela temática da pessoa no colectivo, inserida em contextos sociais, culturais, religiosos, desportivos e recreativos.

Até dia 11, o Museu tem patente, igualmente, a exposição de registos do Senhor Santo Cristo, da autoria de Maria da Luz Ataíde.

Noutra vertente, o Museu da Graciosa e a Câmara Municipal de Santa Cruz promovem, dia 11, pelas 22:00 horas, um concerto Verão pela Sociedade Filarmónica União Praiense, na Praça Fontes Pereira de Melo

Além destes, a instituição desenvolve ao longo de todo o mês um atelier de informática.


GaCS

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Propostas para obras nas piscinas do Carapacho com valores entre 298 e 372 mil euros



Os dois concorrentes admitidos ao concurso para as obras de protecção e valorização das piscinas naturais das Termas do Carapacho, na ilha Graciosa, propõem-se executar o empreendimento por valores que variam entre os 298 e 372 mil euros.

Lançada a concurso público pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a empreitada tem um prazo de execução oito meses e visa a requalificação das piscinas naturais e a protecção marítima do acesso marginal ao edifício das termas.

A um outro concurso recentemente aberto pelo Governo para a empreitada de recuperação e requalificação das Termas do Carapacho foram apresentadas seis propostas, com valores de investimento que oscilam entre os 1,39 e os 1,86 milhões de euros.

Esta intervenção pretende dotar o aproveitamento termal de novos equipamentos e serviços que consolidem a sua notoriedade, melhorando as respectivas valências, nomeadamente o duche escocês, hidromassagem individual, semicúpio duche lombar, enteroclise e massagem electroterapia.

Localizadas na freguesia da Luz, as Termas do Carapacho têm registado, nos últimos anos, algumas dificuldades devido a intempéries invernais que provocaram a degradação do respectivo imóvel.


Fonte da notícia: GaCS

Consultas grátis aos olhos


Visão natural vai realizar consultas de rastreio gratuitas na Casa do Povo de Guadalupe nos dias 5,6 e 7 de Setembro.
Marque já a sua consulta pelo telefone 295 712051 ou por telemóvel para o número 917330118.