Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Governo dos Açores disponibiliza novo programa de incentivos à reestruturação da vinha

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, de forma a incentivar a dinâmica de investimento no setor, vai disponibilizar este ano o acesso ao novo regime de apoio à reconversão e reestruturação da vinha, que vigorará até 2018.

Ao abrigo do período de candidaturas ao programa VITIS, que cessou em 2013, foram atribuídos apoios no valor de mais de meio milhão de euros a projetos de investimento executados nas ilhas Graciosa, Pico, Terceira e São Miguel.

Este programa, financiado por fundos comunitários, teve como principal objetivo o aumento de competitividade dos produtores de vinho através da reestruturação da vinha e melhoria da qualidade do vinho.

Atualmente, estão registados nos Açores cerca de 1.700 hectares de vinha, dos quais cerca de 300 fazem parte dos conhecidos vinhos de Denominação de Origem Protegida (DOP) e de Indicação Geográfica Protegida (IGP).

O Governo dos Açores está a implementar um plano de ação para recuperar, preservar e incentivar de forma integrada o aproveitamento de todo o potencial de riqueza da paisagem da vinha e da produção de vinho no arquipélago.

Este plano, que concretiza a medida denominada ‘Potenciar o Setor Vitivinícola’, no âmbito da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, tem também por objetivo contribuir para a criação de postos de trabalhos relacionados direta ou indiretamente com a atividade vitivinícola nos Açores, como é o caso do Enoturismo.


GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário