quinta-feira, 31 de maio de 2012

JS GRACIOSA PROMOVE O MAIOR EVENTO NOTURNO DA ILHA GRACIOSA NO MÊS DE JUNHO



O Pub Bar Discoteca Vila Sacramento em parceria com a Juventude Socialista da Graciosa, Turangra Viagens, Zé Bettencourt, Paulo Cunha e Hamilton levam a cabo, no dia 1 e 2 de junho, a partir das 22H30, o maior evento noturno da Ilha Graciosa. Este evento musical contará com a atuação de Rui David, vocalista dos HANDS ON APPROACH, num registo acústico e com o DJ Dream Up que passará o melhor da House e Dance Music pela noite dentro.

Com este evento musical a JS Graciosa visa promover a fortificação dos laços familiares num encontro intergeracional que envolva todas as faixas etárias com especial destaque para os jovens, pois no entender desta juventude partidária, só através do diálogo, entre gerações, é possível construir um futuro melhor para todos.

Por outro lado, este evento visa também assinalar, de forma simbólica, o Dia Mundial da Criança que se comemora, em Portugal, no dia 1 de junho.

Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O filme "Detenção de Risco" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 1 de Junho

O filme "Detenção de Risco" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 1 de Junho, pelas 21:30

Detenção de Risco
Título original: Safe House
De: Daniel Espinosa
Com: Ryan Reynolds, Denzel Washington, Robert Patrick
Género: Acção, Crime
Classificação:  M/12
Outros dados: EUA, 2012, Cores, 115 min.


SINOPSE


No último ano, Matt Weston sentia-se frustrado com o seu inativo e estagnado posto na Cidade do Cabo. Sendo um “porteiro” que deseja tornar-se num pleno agente, este leal operacional, tem esperado por uma oportunidade para provar o que vale. Quando o primeiro e único ocupante deste abrigo da CIA se revela como o homem mais perigoso que conhece, Weston prepara-se para cumprir o dever. Tobin Frost iludiu a sua captura por quase uma década. Um dos melhores operacionais que a CIA conheceu, o ex-agente dos serviços secretos entregou recursos e vendeu informação militar desde que se tornou um criminoso. Desde trocar segredos com a Coreia do Norte, a ajudar agentes infiltrados, os danos que ele provocou aos Estados Unidos são incalculáveis. Agora, volta à reserva com um segredo. Assim que Frost é interrogado, os mercenários chegam e destroem o abrigo de Weston. Numa fuga difícil, os pouco prováveis parceiros, devem descobrir se estes mercenários foram enviados por terroristas, ou por alguém dentro da CIA que irá matar qualquer um que se cruze no seu caminho. Agora Weston tem de decidir em quem confiar antes que os dois sejam eliminados do jogo.


Publicado por: Jorge Gonçalves

Dia da Criança e Dia Mundial do Ambiente assinalado na Ilha Graciosa esta sexta-feira, 1 de junho

Dia da Criança (1 de Junho) e Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho)


Os alunos dos Jardins de Infância, do 1.º Ciclo e do 5.º ano participarão nas diversas atividades lúdicas organizadas pela CPCJ da Graciosa, no âmbito da comemoração do Dia da Criança, no dia 1 de junho, no Complexo Desportivo de Santa Cruz, das 09:30 às 14:30.


Os graciosenses poderão usufruir de várias iniciativas, destacando-se,  no dia 5 de junho, a limpeza do areal da praia e visita ao centro de processamento e valorização de resíduos, pelos alunos da ilha.




O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, está a desenvolver, em todas as ilhas do arquipélago, um conjunto de atividades pedagógicas destinadas a comemorar o Dia Mundial da Criança (1 de junho) e o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

O Dia Mundial do Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas,  marcando a abertura da Conferência de Estocolmo realizada na Suécia em 1972 e cujo tema central  foi  - O Ambiente Humano. Desde então, o dia 5 de junho passou a ser um dia particularmente  vocacionado para a tomada de consciência, educação e sensibilização ambiental.

Desta forma, a rede regional de ecotecas preparou, conjuntamente com diversas entidades, nomeadamente  câmaras municipais, juntas de freguesias associadas ao programa ecofreguesias e escolas inscritas no galardão eco-escolas, bem como  ONGAs da Região, um vasto programa de atividades, nos quais se destacam as limpezas a realizar em todas as ilhas, sob o tema “Lixo zero no mar”.

Estão a ser desenvolvidas atividades em todas as ilhas,  merecendo particular destaque a realização de uma ação de sensibilização destinada a pescadores e a todos os utilizadores do mar, destacando-se, ainda, no dia 6 de Junho, uma limpeza da orla costeira.

No Faial, já no próximo dia 2 de junho, em parceria com o município, pais e filhos serão convidados a realizar diversos jogos ambientais e atividades lúdica no parque da Alagoa. No mesmo local, no dia seguinte, avós e netos estão convidados a plantar uma endémica no mesmo local.

Na ilha das Flores, o destaque vai para uma visão desta ilha em 2030, que acontecerá no dia 5 de junho, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, aberta a toda a população.

Os graciosenses poderão usufruir de várias iniciativas, destacando-se,  no dia 5 de junho, a limpeza do areal da praia e visita ao centro de processamento e valorização de resíduos, pelos alunos da ilha.

Em Santa Maria, no dia 2 de junho, o Agrupamento 394, em colaboração com o Parque Natural e a Santa Casa, irão realizar  uma ação de limpeza na Praia Formosa.

Em S. Jorge, no dia 5 de junho, no centro de interpretação da Caldeira de Santo Cristo, será feito o lançamento da emissão filatélica “As fajãs dos Açores”, pela mão dos CTT em parceria com o Parque Natural da ilha de S. Jorge, bem como um conjunto de ateliers sobre recolha seletiva.

Os micaelenses poderão, de 21 de maio a 5 de junho, usufruir de diversas iniciativas, com destaque para ações de limpeza da orla costeira, passeios pela orla costeira integrados no hastear da primeira bandeira azul a nível nacional, no concelho da Lagoa.

Na ilha Montanha, as atividades a destacar serão realizadas em parceria com as autarquias das Lajes do Pico, Madalena e de S. Roque do Pico, designadamente jogos e várias iniciativas relacionadas com a separação de resíduos, destinadas aos alunos dos respetivos concelhos.

Finalmente, na Terceira, haverá a dinamização, entre outras iniciativas, de um atelier sobre resíduos e biodiversidade, numa parceria com a escola secundário Tomás de Borba.

Outras informações e pormenores  poderão ser recolhidas por consulta aos parques naturais e ecotecas das respetivas ilhas ou no portal http:\\sram.azores.gov.pt

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar convida todos os açorianos a associarem-se aos eventos que serão promovidos e a utilizarem uma peça de vestuário verde no dia 5 de junho, dia Mundial do Ambiente.

Para além do referido, será lançado um programa de sensibilização das crianças, para pertencerem a uma geração com Espírito Verde – Green Spirit Azores, que se compromete com a proteção do ambiente.


Publicado por: Jorge Gonçalves

Cinema para o mês de Junho no Centro Cultural

Publicado por: Jorge Gonçalves

EXIBIÇÃO DA LABJOVEM 2012 – JOVENS CRIADORES DOS AÇORES - NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA GRACIOSA - DIA 1 DE JUNHO ÀS 18H30

Às 18H30 desta Sexta-feira, dia 1 de Junho - O Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, está presente na abertura da Mostra Labjovem 2012.

Local: Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa.



Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 29 de maio de 2012

Torneio de futsal "Juventude em Movimento", esta Terça-feira, no Pavilhão Municipal



Hoje às 19:30 e às 21:00 horas realizam-se mais dois jogos do torneio de futsal "Juventude em Movimento" , organizado pela JS Graciosa, no Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Imposição de insígnias autonómicas no Dia dos Açores



O Bispo Emérito de Macau D. Arquimínio da Costa Rodrigues, o escritor Cristóvão de Aguiar, o realizador Zeca Medeiros e o jornalista Mário Mesquita foram quatro das nove individualidades hoje distinguidas com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, a segunda mais importante das insígnias honoríficas dos Açores.

A imposição das insígnias autonómicas teve lugar esta segunda-feira na vila da Povoação, durante a sessão solene comemorativa do Dia da Região, organizada conjuntamente pelo Governo dos Açores e pela Assembleia Legislativa.

Com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento foram igualmente reconhecidos José Maria Teixeira Dias (professor), José Renato Medina Moura (antigo deputado regional), Luiz Antônio de Assis Brasil (escritor brasileiro), Ricardo da Piedade Abreu Serrão Santos (biólogo e investigador) e, a título póstumo, Sacuntala de Miranda (socióloga).

É a seguinte a lista completas das 47 personalidades e instituições distinguidas este ano com insígnias honoríficas:

Insígnia Autonómica de Reconhecimento (9):

A Insígnia Autonómica de Reconhecimento destina-se a distinguir os atos ou a conduta de excecional relevância de cidadãos portugueses ou estrangeiros que valorizem e prestigiem a Região no País ou no estrangeiro, ou que para tal contribuam, bem como para a expansão da cultura açoriana ou para o conhecimento dos Açores e da sua história e que se distingam pelo seu mérito literário, científico, artístico ou desportivo.

- Arquimínio Rodrigues da Costa (natural de S. Mateus, ilha do Pico, foi Bispo de Macau entre 1976 e 1998. Foi agraciado em 1984 pelo Governo Português com o grau de Grande Oficial da Ordem de Benemerência, em 1986 com o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia pela Universidade da Ásia Oriental de Macau e em 1988 pelo Presidente da República com o grau de Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

- José Maria Teixeira Dias (professor, lecionou nas extintas Escola Técnica e Escola do Magistério de Ponta Delgada e também na Universidade dos Açores; foi deputado à Assembleia da República e em Vila Franca do Campo exerceu funções de presidente da comissão administrativa da câmara, de vereador e de deputado à assembleia municipal).

- José Martins de Medeiros (também conhecido por Zeca Medeiros; natural de Vila Franca do Campo, é músico, ator, autor e realizador de televisão; como realizador e guionista, foi responsável por 17 projetos, dos quais se destacam as séries Xailes Negros e o Barco e o Sonho).

- José Renato Medina Moura (deputado regional durante quatro legislaturas e dirigente regional do PSD, primeiro, e, depois, do CDS/PP; durante mais de três décadas dirigiu também o jornal As Flores).

- Luiz Antônio de Assis Brasil (brasileiro de Porto Alegre, é romancista, ensaísta e cronista; tem cerca de duas dezenas de livros publicados, um dos quais aborda a ida de povoadores açorianos para o sul do Brasil e que já passou para o cinema).

- Luís Cristóvão Dias de Aguiar (escritor, natural do Pico da Pedra, é autor, entre outros livros, de Raiz Comovida, Prémio Ricardo Malheiros da Academia das Ciências de Lisboa, Relação de Bordo, Grande Prémio da Literatura Biográfica APE, e Trasfega, Prémio Nacional Miguel Torga).

- Mário António da Mota Mesquita (jornalista e professor, natural de Ponta Delgada, foi Diretor de alguns dos principais jornais nacionais; membro fundador do PS, foi Deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Lisboa; é membro do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento).

- Ricardo da Piedade Abreu Serrão Santos (biólogo e investigador, foi Diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas durante 14 anos e é Pró-Reitor da Universidade dos Açores desde 2003).

- Sacuntala de Miranda (a título póstumo; socióloga, natural de Ponta Delgada, deixou publicados vários estudos; a sua empenhada intervenção cívica e política valeu-lhe a prisão e o exílio).


Insígnia Autonómica de Mérito

A Insígnia Autonómica de Mérito visa distinguir atos ou serviços meritórios praticados por cidadãos portugueses ou estrangeiros no exercício de quaisquer funções públicas ou privadas. Tem três categorias.

Insígnia Autonómica de Mérito Profissional (8):

- Adriano Paim de Lima Andrade (a título póstumo; médico, natural da ilha Terceira, foi responsável pela introdução nos Açores da cirurgia laparoscópica).

- Alberto Rodrigues (a título póstumo; engenheiro mecânico, nasceu no Funchal mas ficou ligado a uma longa lista de empreendimentos que concebeu e cuja construção dirigiu por quase todas as ilhas dos Açores).

- Álvaro Graco da Cunha Gregório (médico, natural da Graciosa, foi Diretor do Serviço de Medicina e Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Angra do Heroísmo).

- Jorge Garcia Gago da Câmara (a título póstumo; médico, natural de Santa Maria, onde exerceu toda a sua carreira de clínico geral).

- José Leal Armas (a título póstumo; médico veterinário, natural da Terceira, foi o responsável pelo Programa Pecuário dos Açores).

- José Conde (a título póstumo; professor de Oncologia, ocupou vários cargos de prestígio no Instituto Português de Oncologia; em 1989 foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de oficial da ordem militar de Santiago de Espada).

- José Gabriel Coelho Gil (médico, natural da Terceira, criou em 1979 o primeiro Serviço de Cardiologia nos Açores, no Hospital de Angra do Heroísmo, do qual foi também diretor).

- Maria Cecília do Amaral e Simas (professora e empresária, fundou em 1972 o Externato Particular da Madalena).


Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola (8):

- Alfredo Pacheco Vieira (empresário, natural da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande, conseguiu em 1948 o primeiro Alvará Industrial para a produção de blocos).

- Augusto Botelho de Sousa Cymbron (empresário, foi eleito em 2006 Presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustível; foi dirigente regional e nacional do CDS).

- Carlos Alberto Noia Rafael (natural do Corvo, é empresário em New Bedford, nos Estados Unidos, onde possui uma unidade de transformação de pescado e uma frota de mais de duas dezenas de navios).

- José da Costa Franco (empresário, natural dos Mosteiros, concelho de Ponta Delgada, é proprietário da Riviera, considerada uma referência no comércio micaelense).

- Manuel Eduardo Vieira (natural da Silveira, concelho de Lajes do Pico, é empresário na Califórnia, onde é considerado o “rei da batata-doce”, produzindo anualmente 50 milhões de quilos daquele tubérculo).

- Manuel Joaquim Costa Leite (a título póstumo; fundou na Ribeira Grande a fábrica de leite que hoje ostenta o nome Fromagerie Bell; foi Presidente da Associação Nacional das Indústrias de Laticínios).

- Costa & Martins, Lda. (empresa faialense, fundada em 1912).

- Fundação Rebikoff-Niggeler (instituição sem fins lucrativos sedeada no Faial, atua na área da produção de filmes científicos e na investigação;  é proprietária do Lula, o único submarino científico a operar em Portugal).

Insígnia Autonómica de Mérito Cívico (19):

- Carlos Alberto de Menezes Moniz (natural da Terceira, é músico, cantor, compositor, encenador e apresentador).

- Fernando Cabral Teixeira (padre, natural de São Pedro do Nordestinho, concelho de Nordeste; foi ordenado sacerdote há 50 anos e é responsável pela Casa do Gaiato desde 2006).

- João Ângelo de Oliveira Vieira (cantor e improvisador popular, natural de S. Bartolomeu dos Regatos, Terceira).

- José Orlando de Noronha da Silveira Bretão (a título póstumo; advogado, natural de Angra do Heroísmo, envolveu-se no mundo do teatro e na pintura com várias coleções públicas e privadas e foi destacado membro das principais acadeemias terceirenses).

- Manuel António de Melo Pimentel (a título póstumo; padre, natural das Furnas, São Miguel, lançou na Diocese de Angra as “sementes” do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças; a sua ação pedagógica teve também forte influência em várias gerações de sacerdores e em diferentes movimentos católicos de leigos).

- Manuel Barbosa (a título póstumo; advogado e professor, natural de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, fundou e dirigiu o Externato Ribeiragrandense, que durante 25 anos foi o único estabelecimento de ensino secundário na Ribeira Grande).

- Mário Machado Fraião (natural da Horta, está ligado ao teatro amador, ao cinema e à poesia; foi cofundador e diretor do semanário Tribuna das Ilhas).

- Max Brix Elizabeth (a título póstumo; natural de Santa Maria, deixou o seu nome ligado à fotografia, tendo participado ativamente na vida social, cultural e política da ilha; foi sócio-fundador e presidente da Associação Cultural Maré de Agosto).

- Associação Faialense de Bombeiros Voluntários (com sede na Horta, foi fundada há 100 anos).

- Clube Juvenil Boa Viagem (com sede na freguesia da Conceição, concelho de Angra do Heroísmo, ganhou notoriedade sobretudo na prática do basquetebol feminino, modalidade em que já foi campeã nacional).

- Clube Vasco da Gama da Bermuda (clube fundado em Hamilton, em 1935, tem como objeto principal o desenvolvimento e preservação da língua e cultura portuguesa).

- Federação dos Bombeiros dos Açores (fundada em 1988, congrega todas as associações de bombeiros e entidades públicas, sociais e privadas que mantêm corpos de bombeiros no arquipélago).

- Grupo de Teatro A Jangada (fundado em Santa Cruz das Flores em 1981, este grupo de teatro já contou com a participação de 200 atores amadores).

- Judo Clube de São Jorge (fundado em 2002, conta atualmente com cerca de 120 atletas, alguns campeões nacionais).

- Kairós, Cooperativa de Incubação de iniciativas de Economia Solidária, CRL (foi fundada em 1985 com o objetivo de incubar empresas de economia solidária dirigida a pessoas em situação de pobreza e esxclusão social; já formou cerca de 1.600 pessoas e emprega atualmente 90).

- Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo (fundada por volta de 1552, mantém desde essa altura atividade ininterrupta; serce cerca de 600 utentes e conta com um quadro de 104 colaboradores).

- Santa Casa da Misericórdia do Nordeste (fundada há 100 anos, serve cerca de 400 utentes e possui uma escoa profissional).

- Sociedade Filarnmónica Euterpe de Castelo Branco (com sede na freguesia de Castelo Branco, foi fundada há 100 anos; possui também um grupo etnográfico).

- Sociedade Filarmónica Marcial Troféu da Povoação (com sede na vila da Povoação, foi fundada há 100 anos).


Insígnia Autonómica de Dedicação (3):

- Gui Heber Bettencourt Louro (a título póstumo; natural da Graciosa, foi Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e deputado à Assembleia Regional).

- José Garcia (a título póstumo; padre, natural do Salão, ilha do Faial; deixou o seu nome ligado à reconstrução da Sé Catedral de Angra e à construção da Igreja de Nossa Senhor da Fátima do Lajedo, em Ponta Delgada).

- Rubens de Almeida Pavão (natural de Ponta Delgada, São Miguel, exerceu funções docentes e administrativas em escolas e delegações escolares dos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande; foi também presidente da Cáritas dos Açores).


GaCS

domingo, 27 de maio de 2012

Proteção Civil: chuva forte nos grupos Central e Oriental


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma superfície frontal fria com ondulações e deslocamento para lest, irá provocar um agravamento do estado do tempo nas ilhas dos Grupos Central e Oriental.
Prevê-se:

Para o Grupo Central:
No período entre as 10 horas locais de 27-05-12 e as 18 horas locais de 27-05-12
Períodos de chuva por vezes forte.

Para o Grupo Oriental:
No período entre as 13 horas locais de 27-05-12 e as 20 horas locais de 27-05-12
Períodos de chuva por vezes forte.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.
Mais informação em, www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srcte-srpcba


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Temporada Musical a 2 de Junho no Centro Cultural da Graciosa


Publicado por: Jorge Gonçalves

Dia dos Açores celebra-se segunda-feira como feriado regional


O Dia da Região Autónoma dos Açores, instituído pela Assembleia Legislativa em 1980, é celebrado este ano a 28 de maio, segunda-feira do Espírito Santo.

Observada em toda a Região como feriado regional, a data celebra a “afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional”, consideradas “base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam”.

Ao criar o Dia dos Açores, o Decreto Regional n.º 13/89/A, de 21 de Agosto, justifica a escolha da segunda-feira do Espírito Santo por ser “o mais popular dos dias de repouso e recreio em toda a Região”.

O mesmo diploma sublinha ainda que nas comemorações do Espírito Santo, cuja vitalidade se alarga a todos os núcleos de açorianos espalhados pelo Mundo, se entrelaçam as “mais nobres tradições cristãs com a celebração da Primavera, da vida, da solidariedade e da esperança”.

Em 1997, o Dia da Região foi assinalado, em Ponta Delgada, com a abertura solene, pelo Presidente do Governo, da Galeria dos Autonomistas, no Palácio da Conceição.

A partir de então, as celebrações do Dia dos Açores, que desde 2006 estão associadas à imposição das insígnias honoríficas açorianas, tiveram como ponto alto sessões solenes que decorreram em Angra do Heroísmo (1998), Horta (1999 e 2006), Santa Cruz das Flores (2000), Fall River (2001), Ribeira Grande (2002), Ponta Delgada (2003), Santa Cruz da Graciosa (2004), Vila do Porto (2005), São Roque do Pico (2007), Velas (2008), Toronto (2009), Corvo (2010) e Praia da Vitória (2011).

Este ano, as comemorações oficiais do Dia da Região Autónoma dos Açores terão lugar na vila da Povoação, ilha de São Miguel, numa iniciativa conjunta do Governo dos Açores e da Assembleia Legislativa.

Na ocasião, vão ser impostas 47 insígnias autonómicas, sendo nove de reconhecimento, 35 de mérito (distribuídas pelas categorias de mérito profissional, mérito industrial, comercial e agrícola e mérito cívico) e três de dedicação.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sessão solene do Dia dos Açores com imposição de 47 insígnias honoríficas


A sessão solene do Dia dos Açores, que se realiza segunda-feira na vila da Povoação, ilha de São Miguel, numa organização conjunta do Governo Regional e da Assembleia Legislativa, será marcada pela imposição de 47 insígnias honoríficas.

As insígnias açorianas, cujo regime jurídico foi aprovado em 2002, “visam distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos e as pessoas coletivas que se notabilizarem por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou por serviços prestados à Região”.

Nos Açores existem quatro espécies de insígnias honoríficas: a insígnia autonómica de valor, a insígnia autonómica de reconhecimento, a insígnia autonómica de mérito (com as categorias de mérito profissional, mérito industrial, comercial e agrícola e mérito cívico) e a insígnia autonómica de dedicação.

A insígnia autonómica de valor destina-se a agraciar “o desempenho, excecionalmente relevante, de cargos nos órgãos de governo próprio ou ao serviço da Região” ou de “feitos cívicos de grande relevo”.

Esta insígnia, a mais importante das insígnias honoríficas açorianas, compreende quatro distintivos: placa, distintivo para o pescoço, distintivo para o peito e roseta.

Em 2012 não é imposta qualquer insígnia desta categoria mas desde 2006 já foram atribuídas 10.

Por sua vez, a insígnia autonómica de reconhecimento visa distinguir “os atos ou a conduta de excecional relevância” de cidadãos portugueses ou estrangeiros que “valorizem e prestigiem a Região no País ou no estrangeiro”, que “contribuam para a expansão da cultura açoriana ou para o conhecimento dos Açores e da sua história” ou que “distingam-se pelo seu mérito literário, científico, artístico ou desportivo”.

É a segunda na hierarquia das insígnias honoríficas açorianas e compreende três distintivos: distintivo para o pescoço, distintivo para o peito e roseta. Deste 2006, já foram atribuídas no arquipélago 68 insígnias autonómicas de reconhecimento.

A insígnia autonómica de mérito tem por objeto distinguir “atos ou serviços meritórios praticados por cidadãos portugueses ou estrangeiros no exercício de quaisquer funções públicas ou privadas”.

Esta insígnia divide-se nas categorias de mérito profissional (“destinada a agraciar o desempenho destacado em qualquer atividade profissional, quer por conta própria, quer por conta de outrem”), mérito industrial, comercial e agrícola (“destinada a agraciar aqueles que, tendo desenvolvido a sua atuação nas áreas industrial, comercial ou agrícola, se hajam destacado por relevantes serviços para o seu desenvolvimento ou por excecionais méritos na sua atuação”) e mérito cívico (“destinada a agraciar aqueles que, em resultado de uma compreensão nítida dos deveres cívicos, contribuíram, de modo relevante, para os serviços à comunidade, nomeadamente nas áreas de ação social e cultural”).
É a terceira mais importante das quatro insígnias honoríficas açorianas e compreende dois distintivos: distintivo para o peito e roseta. Desde 2006, foram atribuídas 133 insígnias autonómicas de mérito no conjunto das suas três categorias.

Por último, a insígnia autonómica de dedicação “visa destacar relevantes serviços prestados no desempenho de funções na Administração Pública, bem como agraciar aqueles funcionários que demonstrem invulgares qualidades dentro da sua carreira e que, pelo seu comportamento, possam ser apontados como exemplo a seguir”.

Em termos de importância, é a quarta na hierarquia das insígnias honoríficas açorianas e compreende dois distintivos: distintivo para o peito e roseta. Desde 2006, foram atribuídas nos Açores oito insígnias autonómicas de dedicação.

De acordo com a legislação que instituiu as insígnias honoríficas açorianas, são deveres dos agraciados, em todas as circunstâncias, “prestigiar a Região” e “dignificar a insígnia por todos os meios”.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Governo sensibiliza pescadores para manterem o mar limpo de resíduos


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar alertou hoje, na ilha Terceira, os pescadores de São Mateus da Calheta para a necessidade de evitarem deixar resíduos no mar, durante a sua faina de pesca.

Álamo Meneses, que acompanhou com o Subsecretário Regional das Pescas, Marcelo Pamplona, a ação de sensibilização ambiental desenvolvida por alunos da Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância de São Mateus da Calheta, junto da comunidade piscatória local, disse que os pescadores devem trazer sempre de volta os materiais que transportam consigo para o mar.

O governante realçou que a campanha de sensibilidade ambiental, envolvendo a entrega de um folheto aos pescadores daquela freguesia do concelho de Angra do Heroísmo, visa reduzir a existência de materiais flutuantes, como, por exemplo, plásticos, que se encontram à superfície no mar das ilhas.

Aquele membro do executivo açoriano sublinhou que a referida campanha, realizada no âmbito dos programas “Eco-Escolas” e “Eco-Freguesias”, foi preparada por aquele estabelecimento de ensino, desde a logística à elaboração de cartazes, além da entrega pessoal do folheto que sensibiliza os pescadores para a necessidade de evitarem o depósito de resíduos no mar.

Álamo Meneses considerou, ainda, que é uma obrigação de todos manter a orla costeira, as zonas balneares e o mar sempre limpos de qualquer tipo de resíduos, em defesa de uma adequada preservação ambiental. 


Anexos:
2012.05.25-SRAM-EmSãoMateus.mp3

GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Procissão de Nossa Senhora do Guadalupe ao Monte da Ajuda

Vídeo da Procissão tradicional de 24 de Maio ao Monte da Senhora da Ajuda em Santa Cruz. O vídeo é da autoria de TIAGO CORREIA / TC-F
Vídeo da autoria de: Tiago Correia / TC-F
Publicado por: Jorge Gonçalves

Comemora-se hoje o Dia Europeu dos Parques Naturais


Comemora-se esta Quinta-feira, 24 de maio, o Dia Europeu dos Parques Naturais, iniciativa promovida, desde 1999, pela Federação EUROPARC, da qual o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, é membro.

Atividades de Terra e Mar na Graciosa, este Sábado, a 26 de Maio

Nos Açores, foi criado um conjunto de 10 parques naturais, sendo nove terrestres e um marinho, que compreendem toda a rede regional de áreas protegidas (num total de 122 áreas), que se assumem como a estrutura nuclear para a gestão do território do arquipélago, orientada para a conservação da biodiversidade e geodiversidade, bem como a utilização sustentável dos recursos naturais, de forma a potenciar o turismo e o bem-estar dos residentes.

Os parques naturais dos Açores integram, também, um conjunto de doze estruturas de apoio à interpretação, entre centros de visitantes, centros de interpretação ambiental, casas de apoio; para além da rede regional de ecotecas (9), fundamental no âmbito da implementação da estratégia regional de educação e sensibilização ambiental e outras valências como trilhos e miradouros, distribuídos por todas as ilhas.

Por outro lado, uma das principais missões dos parques naturais é a execução das diretivas de conservação da natureza definidas pelo Governo dos Açores, nomeadamente através de operações de restauro ecológico de habitats, onde se incluem a produção de flora endémica rara, erradicação de vegetação invasora e conservação de património genético natural em banco de sementes ou ações de requalificação de massas de água e áreas envolventes.

Em paralelo, estas estruturas são também responsáveis pela realização de censos e inventários das espécies protegidas prioritárias, bem como pelo apoio aos projetos de conservação desenvolvidos, ainda que em parceria com outras entidades, como são exemplo os projetos LIFE que decorrem na Região.

Os parques naturais dos Açores encerram um vasto conjunto de distinções de excelência ambiental, atribuídas por organismos independentes, como o comprovam as classificações da paisagem protegida da vinha do Pico, como património mundial da humanidade, as reservas da biosfera da Graciosa, Flores e Corvo ou os recentes galardões do EDEN – “European Destination of Excellence”, atribuídos ao Parque Natural do Faial e o de Destino “Quality Coast n.º 1”, atribuído à Região, com reconhecimento ouro, que distingue o mais sustentável destino costeiro de férias na Europa, entre os 1000 que se apresentaram a concurso.

Este conjunto de galardões atestam a adequação da estratégia implementada pelas entidades competentes pela gestão destes territórios, na garantia da sustentabilidade ecológica, social e económica das gerações açorianas vindouras.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 22 de maio de 2012

O filme "Os Descendentes" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 25 de Maio

O filme "Os Descendentes" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, 25 de Maio, pelas 21:30


Os Descendentes

19
  • Título Original: The Descendants
  • Intérpretes: Amara Miller,Beau Bridges,George Clooney,Judy Greer,Mary Birdsong,Matthew Lillard,Nick Krause,Robert Forster,Shailene Woodley
  • Realização: Alexander Payne
  • Distribuido em Portugal por: Big Picture Films
  • Género: Comédia,Drama
  • Ficha Técnica: Duração: 1h55m | Origem: EUA, 2011
Sinopse:

Após o acidente de barco que a sua mulher sofreu, um homem (George Clooney) tenta pegar nas rédeas da sua família e levar a vida para a frente. As suas duas filhas (Shailene Woodley e Amara Miller), de quem ele era bastante distante, vão ajudá-lo a trilhar o caminho que tem pela frente.




Publicado por: Jorge Gonçalves

TORNEIO DE FUTSAL HOJE NA ILHA GRACIOSA


Hoje às 19:30 e às 21h no Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Graciosa decorre a 3ª jornada do torneio de futsal "Juventude em Movimento" organizado pela JS Graciosa.


Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Festival de Gastronomia Graciosense começa esta Sexta-feira, 18 de Maio

O Festival de Gastronomia da Graciosa vai decorrer nos próprios restaurantes da Ilha, nos seus horários de funcionamento, entre 18 de Maio e 03 Junho. 

O objetivo é promover a inovação na restauração e a utilização dos produtos regionais nos restaurantes locais.

Este ano participam no Festival seis Restaurantes: Aroma – Graciosa Hotel, Apolo 80, Quinta das Grotas, A Marisqueira, Dolphin, JALE e Costa do Sol.

No período do Festival, os restaurantes terão uma ementa, com entrada, prato e sobremesa, por um preço de 11 euros.


Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "Cavalo de Guerra" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 18 de Maio

O filme "Cavalo de Guerra" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, 18 de Maio, pelas 21:30


SINOPSE

Cavalo de Guerra (War Horse


"Cavalo de Guerra" começa com uma comovente amizade entre um cavalo de nome Joey e um rapaz de nome Albert, que o doma e treina. Quando são forçados a separar-se, o filme segue a extraordinária viagem do cavalo e o seu percurso na guerra, mudando e inspirando as vidas daqueles que com ele se cruza – a cavalaria Britânica, soldados Alemães e um agricultor Francês e a sua neta – antes de a história atingir o seu clímax em pleno campo de batalha em Terra de Ninguém.A Primeira Guerra Mundial é vivida pelos olhos deste cavalo – uma viagem de alegrias e tristezas, amizade verdadeira e aventura. “Cavalo de Guerra” é uma das grandes histórias de amizade em tempos de guerra – um bem sucedido romance transformado num espetáculo que invadiu as salas de teatro internacionais com grande sucesso e que já está na Broadway. Para já chega às salas de cinema, numa adaptação épica por um dos melhores realizadores na história do cinema.


Publicado por: Jorge Gonçalves

Atividades culturais do Museu da Graciosa no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus

Comemorações do Dia Internacional dos Museus, esta Sexta-feira, 18 de Maio no Museu da Graciosa

O Museu da Graciosa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, preparou um programa que contempla uma visita orientada e comentada à exposição de longa duração e a realização da atividade intitulada "Baleia à vista!". Os destinatários são os alunos da escola do 1º ciclo de Guadalupe. Estas iniciativas irão ocorrer entre as 9:30 e as 12:00 do dia 18 de maio.




GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 16 de maio de 2012

População graciosense vai poder visitar o Ilheu da Praia durante o dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos


O programa “Entre Mares” volta a realizar-se na Região entre o Dia Europeu do Mar, dia 20 de Maio, e o Dia Mundial dos Oceanos, oito de Junho.

O programa “Entre Mares” volta a realizar-se este ano em toda a Região, entre o Dia Europeu do Mar, 20 de Maio, e o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de Junho.

Este programa é dinamizado pelo Governo dos Açores e integra actividades geradas pela sociedade em geral, incluindo autarquias, organizações não-governamentais para o ambiente (ONGA), escolas, parques naturais, empresas, entidades administrativas e outras.

Este ano, o tema central do programa é “Lixo Zero no Mar” e os objectivos centrais são reduzir a carga poluente existente no oceano e na orla costeira e minimizar as suas origens, isto para além de, como habitualmente, a sensibilização transversal para o meio marinho.

Este ano de 2012, haverá dezenas de actividades espalhadas por todas as ilhas do Arquipélago, como por exemplo, saídas marítimas para observação de cetáceos ou simples passeio, trilhos de reconhecimento costeiro, palestras diversas, limpezas costeiras e subaquáticas.

Na Ilha de Santa Maria é particularmente curiosa a realização, em colaboração com o Clube Naval de Santa Maria e a Capitania do Porto de Vila do Porto, de uma regata ecológica com a utilização de materiais reutilizados na construção das embarcações.

Na Ilha Terceira, com organização da Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores dos Açores e da Junta de Freguesia de S. Mateus, serão realizadas visitas de estudo a uma embarcação de pesca-turismo.

No Pico, a Câmara Municipal da Madalena e as empresas Pico Sport e Cetacean Watching organizam a exposição fotográfica "Do Oceano que nos banha ao mar que nos identifica ".

Na Ilha Graciosa, a população poderá visitar uma das mais emblemáticas reservas dos Açores, o Ilhéu da Praia, único local conhecido onde nidifica o raríssimo Painho-de-Monteiro. Em S. Jorge decorrerão jogos de pólo aquático.

Na Ilha de S. Miguel, entre diversas actividades, será possível participar em baptismos de mergulho, organizados pela empresa Espírito Azul e no Faial irá decorrer uma regata de homenagem à Marina local, em parceria com a empresa Portos dos Açores.

No Grupo Ocidental, na Ilha das Flores, com a colaboração do Clube Naval das Lajes, será possível “reviver o passado e planear o futuro” a bordo de um bote baleeiro. Já no Corvo, para dar mais um exemplo para todos, será realizada uma limpeza da orla costeira.

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar apela à adesão de toda a comunidade, podendo isso ser feito através dos Parques Naturais de Ilha, Ecotecas ou da Direcção Regional para os Assuntos do Mar.

Uma das iniciativas que se reveste de particular interesse será a visita aos Açores do “Vaivém do Oceanário de Lisboa”. Este acontecimento, que teve origem no Centro de Jovens Naturalistas da Ilha de Santa Maria, tem já o apoio das empresas Transinsular, Atlanticoline e dos dois municípios onde estará patente esta interessante exposição (Vila do Porto e Ponta Delgada).

A exposição terá a sua inauguração nos Açores em Vila do Porto, no dia 23 de Maio, e seguirá depois para Ponta Delgada, onde inaugura no dia um de Junho à tarde. Este interessante dispositivo de sensibilização ambiental para os oceanos é composto por um camião equipado com meios áudio, vídeo e quiosques interactivos em que se parte à conquista de experiências educativas originais e que alertam para a necessidade de conservar a natureza.

O programa em detalhe e em permanente actualização pode ser consultado no Portal do Governo (www.azores.gov.pt/entremares ). Mais informações poderão ser solicitadas por correio electrónico através do endereço mares@azores.gov.pt ou do telefone 292207317. Esta actividade está inserida no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA).



Fonte: (ExpressodasNove) Jornal Diário

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na descida em um cêntimo por litro no preço máximo da Gasolina 95 e de dois cêntimos por litro no preço máximo dos gasóleos.

De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98 a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 11 por cento. O gasóleo rodoviário tem, nos Açores, um preço máximo por litro inferior em 11 por cento em relação ao praticado no mercado nacional.

Os gasóleos agrícola e pescas têm um preço máximo por litro, nos Açores, inferior em 21 por cento em relação ao registado no continente.

Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento. No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente é de menos 21 por cento por quilo.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 16 por cento para a gasolina 95, e em menos 17 por cento para a gasolina 98.

No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 10 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 17 por cento.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 de segunda-feira.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Proteção civil desmente ocorrência de tornados e actualiza previsão meteorológica


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que:

1. Tendo surgido um rumor infundado relativo à ocorrência de tornados, cumpre informar que o SRPCBA veicula todas as informações através do Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da imprensa, da sua página da internet e nas suas páginas das redes sociais.

Assim, o SRPCBA esclarece que não emite - ou emitiu - quaisquer recomendações, ou avisos, em que solicite a particulares o seu reencaminhamento, por qualquer forma, incluindo SMS.

O SRPCBA lamenta que este momento de adversidade meteorológica seja utilizado com intenções maldosas ou negligentes.

Quaisquer esclarecimentos podem ser obtidos junto do SRPCBA ou dos Corpos de Bombeiros da Região.

2.  Atualização da informação meteorológica

Segundo o Instituto de Meteorologia, verificou-se a diminuição das condições de instabilidade, pelo que os avisos meteorológicos emitidos por aquele Instituto passaram a ter o seguinte teor:

PARA O GRUPO ORIENTAL
No período entre as 15:00 h de 2012-05-14 e a 01:00 h de 2012-05-15
Precipitação por vezes FORTE;
Trovoadas frequentes e dispersas.

PARA O GRUPO CENTRAL
No período entre as 15:00 h de 2012-05-14 e a 01:00 h de 2012-05-15
Precipitação FORTE;
Trovoadas frequentes e concentradas.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Recomenda-se particularmente aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fórum Geração Activa, Geração de Ideias "SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E PROTEÇÃO DO AMBIENTE" - Centro Cultural da Ilha Graciosa

Fórum Geração Activa, Geração de Ideias "SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E PROTEÇÃO DO AMBIENTE" 


 Centro Cultural da Ilha Graciosa a 16 de Maio pelas 20h00






A Juventude Socialista Açores está a realizar o Fórum Geração Activa-Geração de Ideias que decorre em várias sessões em todas as Ilhas dos Açores, com vários convidados.

Serão abordados vários temas que dizem respeito à juventude açoriana, ouvindo as suas preocupações, os seus anseios e definindo respostas e objetivos para o futuro criando, desta forma, as bases do nosso projecto político, com propostas concretas que sejam entregues ao candidato Vasco Cordeiro para que façam parte do Programa de Governo.

A próxima sessão, na Ilha Graciosa, será realizada no Centro Cultural da Ilha Graciosa, pelas 20h00, no próximo dia 16 de Maio e terá como tema “SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E PROTECÇÃO NO AMBIENTE”.




Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 8 de maio de 2012

Feira das Oportunidades, este Domingo, 13 de Maio

Vem aí outra FEIRA das Oportunidades, este domingo, 13 de Maio, no mesmo local e à mesma hora.
















Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "Zé Colmeia" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 11 de Maio

O filme "Zé Colmeia" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, 11 de Maio, pelas 21h30


País: EUA, Nova Zelândia
Género: Animação, Aventura, Comédia
Duração: 80 min.
Classificação: M/4
Distribuidora: Columbia TriStar Warner
Realização:
Eric Brevig
Intérpretes:
Dan Aykroyd, Justin Timberlake, Anna Faris
Outros títulos:
Zé Colmeia - O Filme (Brasil)

Sinopse


Jellystone Park, habitat de Zé Colmeia, tem vindo a perder negócio, pelo que o Mayor Brown decide fechar o parque e vender os terrenos. Isto significa que as famílias vão deixar de poder apreciar a beleza natural deste local, e, pior ainda, Zé Colmeia e Catatau vão ser expulsos da sua casa. É então que Zé Colmeia decide provar que é um urso mais esperto que os ursos normais, e, juntamente com o seu fiel companheiro Catatau, vão ajudar o Ranger Smith a salvar Jellystone!



Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Aviso de mau tempo


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma depressão complexa condiciona o estado do tempo nos Açores, prevendo-se nas próximas horas situações de precipitação por vezes intensa nos grupos Central e Oriental.

Nestas condições prevê-se:


Para o Grupo Central:
Precipitação entre 10 a 20 mm/1h, no período entre as 01h00UTC e as 12h00UTC de 07/MAI/2012.

Para o Grupo Oriental:
Precipitação entre 10 a 20 mm/1h, no período entre as 01h00UTC e as 12h00UTC de 07/MAI/2012.


O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.
Recomenda-se particularmente aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves