Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dia Mundial da Higiene das Mãos é assinalado este Sábado


A unidade de saúde de Santa Cruz da Graciosa bem como todas as outras unidades de saúde da Região Autónoma dos Açores assinalam, este Sábado, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, com o objetivo no sentido de sensibilizar os profissionais de saúde e população para a importância da higiene das mãos como medida de prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde.

O dia será assinalado com palestras, afixação de cartazes, distribuição de panfletos e demonstração das técnicas de higienização das mãos nas unidades de saúde. No hospital da Horta estará um equipa de enfermeiros, na entrada principal, a alertar para a necessidade da lavagem das mãos e para os riscos da sua não execução e no hospital de Ponta Delgada está prevista uma ação de sensibilização, dirigida a visitas e acompanhantes, que irá decorrer no átrio principal do hospital, bem como nas salas de espera do Serviço de Urgência, Serviço de Urgência Pediátrica, Bloco operatório e Bloco de Partos.

O Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinala a 5 de Maio, é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) inserida no 1º desafio mundial para a segurança do doente.

As infeções associadas aos cuidados de saúde, em particular as infeções hospitalares, constituem um dos maiores problemas de saúde pública, quer pelas suas implicações na segurança dos doentes, quer pelas consequências económicas e sociais.

Estudos desenvolvidos a nível mundial mostram que uma percentagem significativa dos doentes internados contrai infeções nos hospitais, representando um aumento dos dias de internamento e custos acrescidos.

Também está provado que a higiene das mãos é a medida com maior impacto na prevenção e controlo da infeção associada aos cuidados de saúde.

Nesse sentido, a Direção Regional da Saúde deu orientações a todas as unidades de saúde, no sentido de implementarem um Plano Operacional de Prevenção e Controlo de Infeção.

Para o efeito, foi constituída uma equipa multidisciplinar em cada unidade de saúde para trabalhar na área da prevenção e controlo da infeção em articulação com as comissões de controlo de infeção dos hospitais.


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário