Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

População graciosense vai poder visitar o Ilheu da Praia durante o dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos


O programa “Entre Mares” volta a realizar-se na Região entre o Dia Europeu do Mar, dia 20 de Maio, e o Dia Mundial dos Oceanos, oito de Junho.

O programa “Entre Mares” volta a realizar-se este ano em toda a Região, entre o Dia Europeu do Mar, 20 de Maio, e o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de Junho.

Este programa é dinamizado pelo Governo dos Açores e integra actividades geradas pela sociedade em geral, incluindo autarquias, organizações não-governamentais para o ambiente (ONGA), escolas, parques naturais, empresas, entidades administrativas e outras.

Este ano, o tema central do programa é “Lixo Zero no Mar” e os objectivos centrais são reduzir a carga poluente existente no oceano e na orla costeira e minimizar as suas origens, isto para além de, como habitualmente, a sensibilização transversal para o meio marinho.

Este ano de 2012, haverá dezenas de actividades espalhadas por todas as ilhas do Arquipélago, como por exemplo, saídas marítimas para observação de cetáceos ou simples passeio, trilhos de reconhecimento costeiro, palestras diversas, limpezas costeiras e subaquáticas.

Na Ilha de Santa Maria é particularmente curiosa a realização, em colaboração com o Clube Naval de Santa Maria e a Capitania do Porto de Vila do Porto, de uma regata ecológica com a utilização de materiais reutilizados na construção das embarcações.

Na Ilha Terceira, com organização da Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores dos Açores e da Junta de Freguesia de S. Mateus, serão realizadas visitas de estudo a uma embarcação de pesca-turismo.

No Pico, a Câmara Municipal da Madalena e as empresas Pico Sport e Cetacean Watching organizam a exposição fotográfica "Do Oceano que nos banha ao mar que nos identifica ".

Na Ilha Graciosa, a população poderá visitar uma das mais emblemáticas reservas dos Açores, o Ilhéu da Praia, único local conhecido onde nidifica o raríssimo Painho-de-Monteiro. Em S. Jorge decorrerão jogos de pólo aquático.

Na Ilha de S. Miguel, entre diversas actividades, será possível participar em baptismos de mergulho, organizados pela empresa Espírito Azul e no Faial irá decorrer uma regata de homenagem à Marina local, em parceria com a empresa Portos dos Açores.

No Grupo Ocidental, na Ilha das Flores, com a colaboração do Clube Naval das Lajes, será possível “reviver o passado e planear o futuro” a bordo de um bote baleeiro. Já no Corvo, para dar mais um exemplo para todos, será realizada uma limpeza da orla costeira.

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar apela à adesão de toda a comunidade, podendo isso ser feito através dos Parques Naturais de Ilha, Ecotecas ou da Direcção Regional para os Assuntos do Mar.

Uma das iniciativas que se reveste de particular interesse será a visita aos Açores do “Vaivém do Oceanário de Lisboa”. Este acontecimento, que teve origem no Centro de Jovens Naturalistas da Ilha de Santa Maria, tem já o apoio das empresas Transinsular, Atlanticoline e dos dois municípios onde estará patente esta interessante exposição (Vila do Porto e Ponta Delgada).

A exposição terá a sua inauguração nos Açores em Vila do Porto, no dia 23 de Maio, e seguirá depois para Ponta Delgada, onde inaugura no dia um de Junho à tarde. Este interessante dispositivo de sensibilização ambiental para os oceanos é composto por um camião equipado com meios áudio, vídeo e quiosques interactivos em que se parte à conquista de experiências educativas originais e que alertam para a necessidade de conservar a natureza.

O programa em detalhe e em permanente actualização pode ser consultado no Portal do Governo (www.azores.gov.pt/entremares ). Mais informações poderão ser solicitadas por correio electrónico através do endereço mares@azores.gov.pt ou do telefone 292207317. Esta actividade está inserida no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA).



Fonte: (ExpressodasNove) Jornal Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário