Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

Fundação Inatel vai explorar nova unidade hoteleira da Graciosa



A Fundação Inatel vai assinar amanhã um protocolo com a empresa Ilhas de Valor, com vista à exploração de duas novas unidades hoteleiras nos Açores, concretamente nas ilhas das Flores e Graciosa.


A presidir à cerimónia estará Carlos César, presidente do Governo Regional dos Açores. Com este protocolo, a Fundação Inatel passa a disponibilizar unidades em todo o território nacional, realizando assim um dos principais objectivos do novo ciclo que atravessa.


“O alargamento de uma oferta diversificada e de grande qualidade na hotelaria insere-se no novo ciclo da Fundação Inatel, e corre paredes-meias com os múltiplos objectivos traçados para a cultura, desporto, turismo e intervenção social”, explica a entidade em nota informativa.


As datas de abertura das novas unidades não são ainda conhecidas, adiantando a Fundação que as mesmas serão “oportunamente” comunicadas.





Fonte: Turisver.com

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Visita estatutária do Governo Regional dos Açores à ilha Graciosa



O Governo Regional dos Açores inicia, amanhã, uma visita estatutária, de dois dias, à ilha Graciosa, de acordo com o seguinte programa:
TERÇA-FEIRA, DIA 30 DE JUNHO:
08H50 - Chegada ao Aeródromo da Graciosa.

09H30 - A secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social visita o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz. (Rua do Mercado)-
O secretário regional da Saúde reúne-se com os órgãos directivos do Centro de Saúde de Santa Cruz. (Av. Mouzinho de Albuquerque)-
O secretário regional da Agricultura e Florestas reúne-se com direcções das associações de Agricultores da Graciosa e Jovens Agricultores Graciosenses, no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa. (Rua Eng.º Manuel R Miranda, em Santa Cruz)
- O secretário regional do Ambiente e do Mar reúne-se com o Serviço de Ambiente da Graciosa. (Rua Vítor Cordon, n.º 11)
10H15 - O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visita o Espaço TIC de Santa Cruz, no Clube Informático da Graciosa. (Rua Visconde Almeida Garrett, n.º 25)-O secretário regional da Economia visita a acção de formação específica sobre técnicas de bordado certificado da marca “Artesanato dos Açores”, na Junta de Freguesia de Santa Cruz.
10H30 - A secretária regional da Educação e Formação visita a Academia Musical da Ilha Graciosa, reunindo-se com os respectivos órgãos de gestão. (Rua Dr. Manuel Sousa Meneses, n.º 31, em São Mateus)
11H15 - O presidente do Governo visita a infra-estrutura científica do PROJECTO ARM, na aerogare da Graciosa.
12H00 - O presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração do Picadeiro da Associação Equestre da Graciosa, a que se segue uma demonstração apresentada pelos alunos daquela Associação, nos Funchais, em Santa Cruz.
12H45 - Almoço oferecido pela Associação Equestre ao Governo Regional e comitiva.
14H00 - O secretário regional da Agricultura e Florestas reúne-se com a direcção da Adega Cooperativa, no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.- O secretário regional do Ambiente e do Mar reúne-se com responsáveis das Organizações Não Governamentais do Ambiente com actividade na ilha Graciosa, no Serviço de Ambiente da Graciosa. (Rua Vítor Cordon, n.º 11)
15H00 - O secretário regional da Economia preside à cerimónia de apresentação do projecto para a construção do aquartelamento de bombeiros do Aeródromo da Graciosa, na aerogare da Graciosa.- O secretário regional da Agricultura e Florestas reúne-se com a direcção da Cooperativa de Lacticínios, no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.
16H00 - O presidente do Governo preside à cerimónia de apresentação do projecto de construção da Creche e Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, em Santa Cruz.- O secretário regional da Agricultura e Florestas reúne-se com a Associação Equestre Graciosense, no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.- O secretário regional do Ambiente e do Mar visita as obras de requalificação da zona balnear do Barro Vermelho, em Santa Cruz.
16H30 - A secretária regional da Educação e Formação visita a Escola Básica, Integrada e Secundária da Graciosa, reunindo-se com os respectivos órgãos de gestão. (Av. Mouzinho de Albuquerque, em Santa Cruz)- O secretário regional da Economia visita o empreendimento “Boina de Vento”, apoiado pelo SIDET, na Rochela, em São Mateus.
17H00 - O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos preside à cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre a Direcção Regional da Ciência e Tecnologia e a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa. (Caminho de Cima, nº. 97, em Santa Cruz)- A secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social visita uma habitação apoiada pelo Programa de Recuperação de Habitação Degradada, no Centro Histórico de Santa Cruz.
17H20 - O secretário regional da Agricultura e Florestas preside à cerimónia de inauguração do Caminho Florestal do Canadão da Serra, na freguesia de Guadalupe.
18H00 - Reunião do Governo com o Conselho de Ilha, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa (Praça Fontes Pereira de Melo).
19H30 - O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visita as obras de remodelação do lugar da Beira-Mar da Vitória.
QUARTA-FEIRA, DIA 1 DE JULHO:
09H30 - O presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração do Hotel Resort da Graciosa, na zona da Barra, em Santa Cruz.
10H00 - A secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social reúne-se com as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz.
10H15 - O secretário regional do Ambiente e do Mar visita a obra do Centro de Interpretação da Furna do Enxofre.
10H30 - O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visita o local onde se realizaram as obras de reabilitação de 5,1 kms de ramais de estradas regionais, no Caminho da Caldeira, freguesia de São Mateus, e a obra de electrificação do túnel da Caldeira- O secretário regional da Economia reúne-se com o Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa. (Rua Marquês do Pombal, n.º 12, em Santa Cruz)- A secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social visita as habitações para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Praia, em São Mateus. (Rua Dr. Brito de Albuquerque)
10H50 - O secretário regional do Ambiente e do Mar visita a arriba contígua ao aglomerado dos Fenais, na vila da Praia.
11H30 – O presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração do Porto de Pesca da Praia, em São Mateus, e de entrega de casas de aprestos, a que se segue um almoço oferecido pelos pescadores ao Governo Regional.
15H00 - Reunião do Conselho do Governo, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz.
17H00 - Apresentação do Comunicado do Conselho do Governo.18H20 - Partida da ilha Graciosa.

Fonte: Açores.net

sábado, 27 de junho de 2009

Governo vai inaugurar o novo porto de pescas da Praia da Graciosa



O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, vai inaugurar, na próxima quarta-feira, o porto de pescas da Praia, na ilha Graciosa, numa cerimónia que está integrada no programa oficial da visita estatutária do executivo a esta ilha.


A nova infra-estrutura de apoio à actividade da pesca, que representa um investimento público de cerca de sete milhões de euros, compreende um conjunto de cais flutuantes, assinalamento marítimo, redes de águas e eléctricas, casas de aprestos e um edifício de apoio ao sector piscatório.Durante a visita de dois dias à ilha Graciosa, que se inicia na terça-feira, o Governo Regional inaugurará, ainda, o Graciosa Resort & Business Hotel e apresentará o projecto de construção da creche e do centro de actividades ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.No primeiro dia da deslocação, o presidente do Governo visita a infra-estrutura científica do Projecto ARM (Atmospheric Radiation Measurement Project) implementado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos da América, em 1990, com o objectivo de estudar o impacto das radiações e das nuvens nos modelos climáticos.





Fonte: Açores Net

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Tauromaquia Graciosa aficion


Estive na Ilha Graciosa (Açores) e de lá voltei com aficion acrescentada, porque ambientes como os que ali se vivem mostram que não há limite para as paixões. A convite do Presidente da Câmara Municipal de Stª Cruz da Graciosa, José Aguiar, e da Comissão das Festas do Stº Cristo, ali me desloquei para falar de touros aos jovens. Excelente ambiente, com professores e alunos interessados.

Ninguém contestou a tauromaquia. E das questões levantadas, houve um miúdo (11 anos) que, indignado, e aplaudido por todos, perguntou porque tinham proibido Michelito de tourear no Continente. Expliquei-lhe o que sabia, depressa se entendendo que foi mau exemplo de protecção de menores, a qual tantas vezes é contestada porque funciona mal, ou nada, na defesa dos menores face a alguns adultos.

Seguiu-se uma bezerrada na Praça de Touros, que fica na cratera de um vulcão. Jovens deram largas ao entusiasmo perante bezerras e mais afoitos. Ali, o Atlântico teima em proteger os menores das impurezas, que, ao contrário, vão atacando as tradições no Continente, de critérios tendenciosos, seguramente antitaurinos.


terça-feira, 23 de junho de 2009

Mariza vai actuar na Graciosa este verão

A Fadista Mariza vai actuar no Festival Graciosa 2009

O concerto da fadista está incluído no Festival Graciosa 2009, programa integrado nas tradicionais Festas religiosas do Senhor Santo Cristo.

Para além desta artista o mesmo festival também conta com outros artistas de renome: Mafalda Veiga e Dame Bete.

O concerto da Mariza decorre a 10 de Agosto, enquanto o de Mafalda Veiga tem lugar no dia nove, e o de Dame Bete a oito do mesmo mês.





Fonte: Jornal Diário.com

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Alemães querem abastecer a Ilha Graciosa com energia limpa



Uma empresa alemã vai simular, em Berlim, a exploração do sistema elétrico da ilha Graciosa, no arquipélago português dos Açores, numa experiência inédita que visa desenvolver um projeto que permita o fornecimento de eletricidade "quase totalmente" com fontes renováveis.

"Trata-se de demonstrar ao mundo que é possível num pequeno sistema elétrico ter uma penetração de energia renovável próxima dos 100%", afirmou Francisco Botelho, administrador da Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), em declarações à Agência Lusa.

A simulação começa em 2 de julho numa "espécie de laboratório" instalado num pavilhão com cerca de 1,2 mil metros quadrados pela empresa Sólon Laboratoires AG, atualmente designada Younicos, que pertence ao Grupo Solon, um dos maiores fornecedores alemães de paineis para esse tipo de usina.

Neste espaço, segundo Botelho, vão estar instalados vários equipamentos, entre os quais duas baterias japonesas, de última geração, com grande capacidade de armazenamento de energia, e um grupo termoelétrico a diesel, semelhante ao que existe na Graciosa, que servirá de complemento da produção renovável.

Além disso, se justam a estes equipamentos simuladores de produção eólica e do consumo de energia elétrica.

Segundo ele, "caso se conclua pela viabilidade deste projeto", ele poderá vir a ser instalado na Graciosa e em outras ilhas do arquipélago, "aumentando a penetração das energias renováveis".

Esta demonstração, cuja duração não foi especificada, está centrada na energia fotovoltaica e eólica, através de baterias de última geração com capacidade para armazenar a energia produzida em excesso nas horas de menor demanda.

Botelho destacou que o investimento envolvido nesta demonstração é da responsabilidade da empresa alemã, cabendo a EDA fornecer informação real sobre os consumos de energia elétrica na Graciosa.

"É um projeto que acompanhamos com muito interesse", frisou, acrescentando que esse interesse surgiu logo em 2006, quando a EDA foi consultada pela empresa alemã para saber qual a ilha que apresentava melhores condições para um projeto deste tipo.

Fonte: LUSA

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Um dos novos aviões da Sata vai ter o nome de "Graciosa"



“Diáspora”, “Graciosa” e “Faial” são os nomes escolhidos para baptizar as novas aeronaves da SATA - um Airbus A320 e dois Dash Q200 - numa cerimónia que se realiza hoje à tarde no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada.

Depois de algumas semanas a percorrer os céus dos Açores em voos de treino, as duas mais recentes aquisições da frota da SATA Air Açores, os Dash Q200 da Bombardier, assim como o novo Airbus A320 que já iniciou o transporte de passageiros, vão ser hoje baptizados, numa cerimónia simbólica que vai ter lugar no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada.

“Diáspora” foi o nome escolhido para o Airbus, enquanto as ilhas Graciosa e Faial “apadrinham” as duas aeronaves mais pequenas.

Os dois Dash Q200, que segundo informações disponibilizadas pela companhia aérea açoriana estão a revelar uma boa adaptação a todos os aeroportos da Região, fazem parte da aposta do Grupo SATA na renovação integral da frota que assegura o transporte inter-ilhas, que ficará completa no primeiro trimestre do próximo ano com a chegada de quatro aviões Dash Q400, da mesma fábrica, substituindo os cinco ATP e o Dornier - adquiridos pela transportadora aérea no final dos anos 80 e início dos anos 90 - e que actualmente desempenham esta função.

Com capacidade para 37 passageiros, as aeronaves “Graciosa” e “Faial” destinam-se às ligações com as ilhas do Corvo e Flores, e às rotas do Grupo Central, sendo que um dos aviões pode vir a substituir o ATPque realiza a rota de ligação entre as ilha da Madeira e Porto Santo, concessionada à SATAAir Açores até Agosto de 2010.

Caso esta situação se confirme e a concessão não seja renovada, a aeronave deverá reforçar a frota que estiver a operar no arquipélago açoriano.

Embora a entrada em funcionamento dos Dash Q200 esteja prevista para breve, a companhia aérea ainda não avançou com uma data concreta.

Uma das grandes vantagens deste avião bimotor turbo-hélice é a possibilidade de operar com várias configurações interiores, que permitem diferentes combinações entre o número de lugares disponíveis para o transporte de passageiros e o volume de carga máximo.

Esta característica vai permitir um escoamento de carga mais flexível e económico a partir de todas as ilhas do arquipélago.

Assim, com os 37 lugares disponíveis, o Q200 terá 8,5 metros cúbicos destinados a transporte de carga, sendo que com 29 lugares este espaço duplica, e com apenas 21 lugares instalados, a aeronave terá 25 metros cúbicos livres para carga.

Note-se que a capacidade de armazenamento de carga dos ATP era de 9,4 metros cúbicos, e no Dornier apenas 2,6.

Além disso, o facto de se tratar de uma aeronave pressurizada, ao contrário do Dornier, vai oferecer maior conforto aos passageiros nas rotas que actualmente são realizadas pelo mais pequeno avião da frota do Grupo SATA.

Fonte: Açoriano Oriental

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Preço de combustíveis sobe nos Açores


O Governo Regional dos Açores fixou novos preços máximos para a venda de combustíveis no arquipélago, que representam aumentos de dois cêntimos por litro nas gasolinas e um cêntimo no gasóleo rodoviário.

Assim, um litro de gasolina super 95 passa a custar 1,08 euros, enquanto a gasolina super 98 sobe para 1,14 euros por litro.

O gasóleo rodoviário passa a custar 89 cêntimos por litro, mas o gasóleo agrícola mantém o preço de 49 cêntimos por litro, o mesmo sucedendo com o gasóleo para as pescas, que continua a ser vendido a 37 cêntimos por litro.


quinta-feira, 11 de junho de 2009

Corpus Christi: Dia do Corpo de Deus


Desde o século XII, quase não há em Portugal cidade ou lugar que prescinda da celebração da festa do Corpo de Deus, invocadora do "triunfo do amor de Cristo pelo Santíssimo Sacramento da Eucaristia".


A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.


Teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma Quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de Quinta-feira Santa.


Em 1311 e em 1317 foi novamente recomendada pelo Concílio de Vienne (França) e pelo Papa João XXII, respectivamente. Nos primeiros séculos, a Eucaristia era adorada publicamente, mas só durante o tempo da missa e da comunhão. A conservação da hóstia consagrada fora prevista, originalmente, para levar a comunhão aos doentes e ausentes.


Só durante a Idade Média se regista, no Ocidente, um culto dirigido mais deliberadamente à presença eucarística, dando maior relevo à adoração. No século XII é introduzido um novo rito na celebração da Missa: a elevação da hóstia consagrada, no momento da consagração. No século XIII, a adoração da hóstia desenvolve-se fora da missa e aumenta a afluência popular à procissão do Santíssimo Sacramento. A procissão do Corpo e Sangue de Cristo é, neste contexto, a última da série, mas com o passar dos anos tornou-se a mais importante.


Do desejo primitivo de "ver a hóstia" passou-se para uma festa da realeza de Cristo, na "Chirstianitas" medieval, em que a presença do Senhor bendiz a cidade e os homens.
A "comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa" (Urbano IV) recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo; festa da Eucaristia; festa do Corpo de Cristo. Hoje denomina-se solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, tendo desaparecido a festa litúrgica do "Preciosíssimo Sangue", a 1 de Julho. A procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que "onde, a juízo do Bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo" (cân 944, §1).


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades


É um marco destacado, de entre as maiores solenidades nacionais, este «Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades», que se celebra a 10 de Junho, num espírito de vivência cívica e patriótica de todos os portugueses, onde quer que se encontrem, nas «cinco partidas do Mundo».

A Pátria – Mãe, que nos serviu de berço e da qual nos orgulhamos, tem nesta significativa data, em consonância com o Poeta Maior da portuguesa língua, a sua festividade, num amplo e universal amplexo, que encontra a sua resposta bem expressa na frase «Honrai a Pátria que a Pátria vos contempla».

Saudamos Portugal, com um sentido filial de orgulho, confiantes de que, pelo querer assumido de todos e numa efectiva participação; nesta hora difícil para o Mundo, sem dela nos excluirmos, confiantes de que, como noutros períodos hemos de saber tomar os caminhos da confiança e da esperança de prosseguirmos na construção de uma Pátria mais justa, mais solidária e mais fraterna!

Ao evocarmos Camões, personificação plena do português e do amor a Portugal, na universalidade de «Os Lusíadas», que nos orgulha, prestamos a nossa homenagem a quantas individualidades vão ser distinguidas nesta significativa data.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Magalhães começam a ser distribuídos nos Açores a 15 de Junho



O Governo Regional dos Açores inicia a 15 de Junho a distribuição de cerca de 13 mil computadores Magalhães a alunos do primeiro ciclo do ensino básico no arquipélago, foi hoje anunciado.

A distribuição dos portáteis será assinalada com uma cerimónia na Escola Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, onde estará presente a secretária regional da Educação e Formação.

Em declarações à Lusa em finais de Maio, fonte desta secretaria regional revelou que estão confirmados e concluídos os processos de inscrição de 11.471 alunos, assinalando que a distribuição do portátil será feita de forma harmoniosa em todo o arquipélago.

Os restantes portáteis serão entregues à medida que os processos forem concluídos, sendo os cerca de 13 mil correspondentes ao número de inscrições na iniciativa 'e-escolinha'.

Nos Açores, os Magalhães vêm equipados com uma placa de acesso à Internet, um extra que a Secretaria Regional da Educação considera ser «uma aposta nas potencialidades do acesso à Internet».

A placa é uma oferta, sendo também gratuitos os primeiros dois meses de acesso à Internet, podendo depois os encarregados de educação optar pela continuidade do serviço, através de um contrato com uma das operadoras parceiras do 'e-escolinha' no arquipélago ou em regime de pré-pago.

Fonte: Diário Digital

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Domingo, dia 7 de Junho, é dia de votar

Lembre-se que o seu voto pode fazer toda a diferença. Ele não é uma obrigação, mas sim um direito consagrado na Constituição portuguesa como um “dever cívico”. Cabe portanto a todos nós votar segundo a nossa própria consciência por uma Europa e um mundo melhor. Não deixe em mãos alheias o poder do seu voto. Venha votar!

Clique na seta para abrir o vídeo:

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia da Região Autónoma dos Açores


A cerimónia oficial de comemoração do Dia dos Açores celebra-se este ano em Toronto, tendo o Governo Regional se deslocado a esta cidade canadiana para o efeito.

O Governo Regional dos Açores decidiu celebrar oficialmente o Dia dos Açores no Canadá, junto de associações representativas comunidades açorianas naquele país.Na comitiva, o Presidente do Governo Regional, Carlos César faz-se acompanhar dos secretários regionais da Presidência, André Bradford, da Economia, Vasco Cordeiro, e da Educação e Formação, Maria Lina Mendes. Carlos César justifica a celebração oficial deste ano no Canadá, como “uma forma de homenagear os açorianos que conservam a sua açorianidade", mesmo estando emigrados.

Assim, a celebração do Dia dos Açores, iniciar-se-á com a sessão solene, durante a qual serão agraciadas com insígnias regionais de mérito, diversas personalidades e instituições da região. As comemorações englobam um vasto programa que inclui, entre outros eventos, um festival de rua, sopas do Espírito Santo, um espectáculo de variedades e um jantar na casa dos Açores do Ontário, para o qual estão inscritas mais de trezentas pessoas.

A visita do Executivo a Toronto terminará com encontros de carácter político, quer com o “premier” do Ontário, Dalton McGuinty, quer com o “mayor” da cidade, David Miller, a quem, aliás, será entregue uma proclamação sobre o Dia dos Açores, comemorado na véspera, já que segunda-feira, 1 de Junho, é um dia normal de trabalho no Canadá.Refira-se que por esta ocasião, foram já assinados vários protocolos de colaboração, entre cidades canadianas e americanas e a Região Autónoma dos Açores.




Fonte: JornalDiario