Páginas

sábado, 4 de abril de 2009

Governo Regional promove Temporada MusicAtlântico até Dezembro em todas as ilhas



A Temporada MusicAtlântico, promovida pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, está a decorrer entre Março e Dezembro deste ano, em todas as ilhas, com uma programa cultural alargada a diversas expressões artísticas.

Mais de uma centena de concertos, debates, teatro, dança, música de câmara, exposições, workshops e ópera, incluindo concertos nos órgãos ibéricos dos Açores, realizam-se nas nove ilhas do arquipélago ao longo de 2009.

No âmbito destas actividades culturais, o executivo açoriano promove já nos próximos dias 8 e 11 de Abril, respectivamente, no Auditório das Velas, em São Jorge, e no Ginásio da Escola Básica e Secundária da Vila da Madalena, na ilha do Pico, dois concertos pela Orquestra Regional Lira Açoriana.

Criada em 1998, a Orquestra Regional Lira Açoriana, sob a orientação e direcção do Maestro António Melo, é um projecto da Presidência do Governo Regional, sendo constituída por mais de 100 jovens músicos, em representação das muitas dezenas de bandas filarmónicas existentes na Região Autónoma.

Ambos os concertos da Lira Açoriana, cujas actuações tanto em Portugal como no estrangeiro têm obtido assinalável sucesso, vão abranger as composições “Pilatus/Mountain of Dragons” de Steven Reineke, “Abertura de Rienzi em Ré Maior” Richard Wagner, e “Arquipélago”” de Antero Ávila, na primeira parte do espectáculo, sendo a segunda preenchida com a “March from 1941 de John Williams”, “Fate of the Gods” de Steven Reineke, “Pezinho Velho” e “Balho da Povoação” com arranjos musicais de Hélder Bettencourt, bem como “Saudade do Pico” e “O meu bem” com arranjos de Antero Ávila, e “Olhos Pretos” com arranjos de Hélder Bettencourt.

Nos dois concertos participam, ainda, como solistas, Ana Isabel Medeiros, voz, e Ricardo Melo e Rafael Carvalho, como executantes de violas da terra.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário