Páginas

sábado, 31 de maio de 2008

Museu da Graciosa assinala 10 de Junho com concerto de música clássica



O Museu da Graciosa vai assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a 10 de Junho, com o concerto de música clássica “Camões e Puskin” em que participam as cantoras Helena Zuravskaia e Lucy Silva, a pianista Violetta Lokova e João Natal Bettencourt na recitação de poemas.

O espectáculo, que conta com o apoio da autarquia graciosense, decorre no Centro Cultural às 21:30 horas.

Já no próximo domingo, o organismo tutelado pela Presidência do Governo recebe a colecção de pintura da Fundação Sousa de Oliveira que estará igualmente patente, a partir do dia 18 e até final do mês, na Escola Secundária da Graciosa.

A arquitectura da água é a temática que impulsiona a visita de estudo, na próxima segunda-feira, às Nascentes do Tanque, no Guadalupe, promovida pelo serviço educativo do museu.

Nos dias 11 e 12 de Junho, está prevista a apresentação de duas peças de teatro: “Minha Árvore, Minha Casa” e “Clones e Clowns” pelo Grupo Encerrado para Obras, proveniente de Coimbra, com a realização de três sessões no Centro Cultural: às nove, dez e 13:30 horas, numa iniciativa da Ecoteca da Graciosa.

É também no Centro Cultural que tem lugar, a 22 de Junho, um concerto de violino e piano com Natália Horobets e Olga Gorobets, respectivamente.

A agenda cultural do Museu da Graciosa inclui ainda, ao longo do mês de Junho, a realização do atelier de informática, da oficina “Velho e Novo e a exibição da exposição “Espírito Santo nas Ilhas” de Valter Vinagre.


Fonte da notícia: GaCS

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Governo garante reposição do areal da Vila da Praia na Graciosa para o Verão



A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar vai repor de novo, este ano, o areal da Vila da Praia, na ilha da Graciosa, assegurando boas condições aos frequentadores desta zona balnear.

Para garantir os padrões exigidos por visitantes e pelos residentes que o procuram, o areal da Praia da Graciosa precisa de ser recuperado artificialmente dos danos causados pelas vagas de mar alteroso do Inverno.

A intervenção que a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar desenvolve novamente este ano na única praia da ilha Graciosa assegurará condições à sua utilização para banhos e habituais desportos de Verão.


Fonte da notícia: GaCS

Actividades do governo para comemorar o dia da criança



A Presidência do Governo, através dos organismos periféricos da Direcção Regional da Cultura, programou um conjunto de actividades com vista a comemorar o Dia Mundial da Criança nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Graciosa e São Jorge.

Em São Miguel, o Serviço Socioeducativo da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD) organiza, de 2 a 7 de Junho, três oficinas que têm como público-alvo crianças dos três aos 12 anos de idade.

Uma dessas oficinas, denominada “Dar cartas ao livro”, visa desenvolver nas crianças (dos cinco aos sete anos) a criatividade e a imaginação através da “leitura” de imagens e da leitura comparada, enquanto outra, titulada “O dragão das mil flores”, orienta as crianças (dos sete aos 12 anos) sobre a importância do bom comportamento.

Durante a próxima semana, aquela biblioteca desenvolve, igualmente, uma actividade de pesquisa orientada que pretende fomentar a correcta utilização do catálogo on-line da BPARPD.

Denominada “Procura e encontra”, esta acção, dirigida às crianças dos sete aos 12 anos, procura desenvolver a capacidade de pesquisa e orientação, na procura da informação que se encontra na biblioteca.

Em Ponta Delgada, também o Museu Carlos Machado se associa às celebrações da efeméride, promovendo domingo, a partir das 15 horas, no Núcleo de Arte Sacra, um atelier intitulado “Uma Casa de Afectos”.

A partir da peça da colecção de brinquedos “Casa de Bonecas”, que estará exposta durante a semana de 1 a 8 de Junho, este atelier procurará promover junto das crianças (dos quatro aos 12 anos) acções com o intuito de trabalhar a educação emocional e a educação pela arte.

Na ilha Terceira, a Secção Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo (BPARAH) promove, de hoje até sábado, a oficina de expressão integrada que tem por título “Serpentes vermelhas somos”.

Esta oficina, durante a qual serão criados momentos de múltipla expressão, cruzando-se a palavra, o movimento, o drama e a plástica, decorre nas instalações da Secção Infanto-Juvenil, situadas no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, com o seguinte calendário: dias 29 e 30, das 9:30 às 11:30 horas, para público escolar; dia 31, das 16 às 18 horas, para pais e crianças a partir dos cinco anos.

Também o Museu de Angra do Heroísmo, através do seu Serviço Educativo, irá celebrar o Dia Internacional da Criança, recebendo na terça-feira os alunos do Jardim-de-infância “A Joaninha” e da Escola Básica Infante D. Henrique.

As actividades serão centradas na exposição ~”Dinossáurios em Angra”, com visionamento de filmes e materiais para colorir.


Na Graciosa, a data irá ser assinalada com a realização, na segunda-feira, de um visita de estudo às nascentes do Tanque, na freguesia de Guadalupe.

Destinada aos alunos da Escola Básica da Luz, esta visita, organizada em parceria pelo Museu e Ecoteca da Graciosa, servirá de pretexto para abordar com os alunos a temática da arquitectura da água.

Em São Jorge, o Museu Francisco de Lacerda comemora o Dia Mundial da Criança com as escolas da Calheta, amanhã, e de Velas, na segunda-feira, com a peça de teatro “A Nova História do Peter Pan”, pelo grupo de teatro “O Palco”.

Estas acções decorrerão respectivamente no Salão dos Bombeiros Voluntários da Calheta, pelas 14 horas, e no no Auditório Municipal de Velas, pelas 10 horas.


Fonte da notícia: GaCS

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Divulgação: Filarmónica Recreio dos Artistas já tem blog oficial

A Filarmónica Recreio dos Artistas, vem por este meio informar vossas excelências que terá um novo espaço de abertura para toda a comunidade da Ilha Graciosa. Trata-se do seu blog oficial que pode ser acessado em http://filarmonicarecreiodosartistas.blogs.sapo.pt, agradecia-mos a máxima colaboração para que este projecto fosse divulgado nos vossos meios tecnológicos, como por exemplo nas páginas web. Tratando-se de algo importante para nós, Filarmónica Recreio dos Artistas, é de igual forma importante para toda a comunidade, visto que é a única Filarmónica da Ilha Graciosa registada com "UTILIDADE PÚBLICA", como também será importante para os Sócios, Executantes e simpatizantes desta mesma colectividade.Com os mais sinceros cumprimentos, e esperando obter uma resposta positiva ao nosso apelo,


JOSÉ DA CUNHA BETTENCOURT
(Presidente da Filarmónica Recreio dos Artistas)

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Património baleeiro em destaque no Museu da Graciosa



O património baleeiro graciosense está em destaque na agenda cultural de Maio do Museu da Graciosa, que dedica o Dia Internacional dos Museus à antiga arte da caça à baleia.

As comemorações da efeméride, agendadas para dias 18 e 19, integram duas actividades, das quais, um concerto musical intitulado “Dueto de Piano”, com Marcello Guarinin e Olga Gorobets, em que serão interpretadas obras de Schubert e Racmaninov no Centro Cultural da Graciosa, pelas 21:30 horas.

A segunda iniciativa, no dia 19, contempla uma acção de sensibilização para a herança baleeira local, dinamizada pelo director do Museu, Jorge Cunha, que decorrerá entre as dez e as doze horas no espaço museológico.

O programa prevê, ainda, a visualização do filme “ Baleias dos Açores” e visitas de estudo ao Barracão dos Botes Baleeiros do Museu e a outras construções utilitárias, como o varadouro e os caldeiros da Barra.

Paralelamente, e além do atelier de informática e da oficina “Velho Novo”, o Museu da Graciosa apresenta, ao longo de todo o mês, a exposição de “Espírito Santo nas Ilhas” da autoria do fotógrafo Valter Vinagre.

Está patente, ainda, até sexta-feira a exposição “Laboratório em Imagens” no auditório da Associação Cultural, D. R. da Graciosa, terminando, nessa data, a formação regional em Iluminação Teatral orientada por António Rebocho e Luís Varela, no Centro Cultural, com o apoio da edilidade graciosense.


Fonte da notícia: GaCS