quinta-feira, 29 de maio de 2008

Actividades do governo para comemorar o dia da criança



A Presidência do Governo, através dos organismos periféricos da Direcção Regional da Cultura, programou um conjunto de actividades com vista a comemorar o Dia Mundial da Criança nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Graciosa e São Jorge.

Em São Miguel, o Serviço Socioeducativo da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD) organiza, de 2 a 7 de Junho, três oficinas que têm como público-alvo crianças dos três aos 12 anos de idade.

Uma dessas oficinas, denominada “Dar cartas ao livro”, visa desenvolver nas crianças (dos cinco aos sete anos) a criatividade e a imaginação através da “leitura” de imagens e da leitura comparada, enquanto outra, titulada “O dragão das mil flores”, orienta as crianças (dos sete aos 12 anos) sobre a importância do bom comportamento.

Durante a próxima semana, aquela biblioteca desenvolve, igualmente, uma actividade de pesquisa orientada que pretende fomentar a correcta utilização do catálogo on-line da BPARPD.

Denominada “Procura e encontra”, esta acção, dirigida às crianças dos sete aos 12 anos, procura desenvolver a capacidade de pesquisa e orientação, na procura da informação que se encontra na biblioteca.

Em Ponta Delgada, também o Museu Carlos Machado se associa às celebrações da efeméride, promovendo domingo, a partir das 15 horas, no Núcleo de Arte Sacra, um atelier intitulado “Uma Casa de Afectos”.

A partir da peça da colecção de brinquedos “Casa de Bonecas”, que estará exposta durante a semana de 1 a 8 de Junho, este atelier procurará promover junto das crianças (dos quatro aos 12 anos) acções com o intuito de trabalhar a educação emocional e a educação pela arte.

Na ilha Terceira, a Secção Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo (BPARAH) promove, de hoje até sábado, a oficina de expressão integrada que tem por título “Serpentes vermelhas somos”.

Esta oficina, durante a qual serão criados momentos de múltipla expressão, cruzando-se a palavra, o movimento, o drama e a plástica, decorre nas instalações da Secção Infanto-Juvenil, situadas no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, com o seguinte calendário: dias 29 e 30, das 9:30 às 11:30 horas, para público escolar; dia 31, das 16 às 18 horas, para pais e crianças a partir dos cinco anos.

Também o Museu de Angra do Heroísmo, através do seu Serviço Educativo, irá celebrar o Dia Internacional da Criança, recebendo na terça-feira os alunos do Jardim-de-infância “A Joaninha” e da Escola Básica Infante D. Henrique.

As actividades serão centradas na exposição ~”Dinossáurios em Angra”, com visionamento de filmes e materiais para colorir.


Na Graciosa, a data irá ser assinalada com a realização, na segunda-feira, de um visita de estudo às nascentes do Tanque, na freguesia de Guadalupe.

Destinada aos alunos da Escola Básica da Luz, esta visita, organizada em parceria pelo Museu e Ecoteca da Graciosa, servirá de pretexto para abordar com os alunos a temática da arquitectura da água.

Em São Jorge, o Museu Francisco de Lacerda comemora o Dia Mundial da Criança com as escolas da Calheta, amanhã, e de Velas, na segunda-feira, com a peça de teatro “A Nova História do Peter Pan”, pelo grupo de teatro “O Palco”.

Estas acções decorrerão respectivamente no Salão dos Bombeiros Voluntários da Calheta, pelas 14 horas, e no no Auditório Municipal de Velas, pelas 10 horas.


Fonte da notícia: GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário