Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2015

Exposição “António Dacosta, um pintor do século XX” no Museu da Graciosa

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove a 8 de maio, pelas 16h00, na Sala de Exposições do Museu da Graciosa, a inauguração da exposição intitulada “António Dacosta, um pintor do século XX”.

A exposição, idealizada pelo comissário Francisco Pedroso Lima, ficará patente até 29 de abril e insere-se no âmbito da Temporada Artística 2015 e das Comemorações Regionais do Centenário de Nascimento de António Dacosta.
Esta mostra é constituída por 16 painéis encapsulados que ilustram a vida e a obra de António Dacosta, além de um conjunto de obras do pintor, representativas do seu percurso artístico.

Os quatro momentos em que a exposição se encontra estruturada, nomeadamente “Os primeiros passos: das paisagens da ilha aos primeiros retratos [1914-1935]”, “Pintor Europeu das Ilhas [1935-1947]”, “Paris: pausa, reflexão e crítica [1948-1978]” e “Regresso à Pintura [1980-1990]”, são enriquecidos com cerca de 30 peças da autoria do poeta e pintor terceirense.

Estas peças são atualmente propriedade dos museus regionais de Angra do Heroísmo e Carlos Machado, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e dos particulares Miriam Dacosta e Filhos, Francisco Maduro-Dias, Maria do Carmo Sousa Lima e Herdeiros de Francisco Ernesto de Oliveira Martins.

Até ao mês de agosto, esta exposição, estará ainda patente nas ilhas do Faial e das Flores.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário