Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Graciosa, Santa Maria e Faial acolhem recitais de canto e piano integrados na Temporada de Música 2012


No âmbito da Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, serão realizados três recitais de Canto e Piano, com Elisa Borges (soprano), Jorge Vaz de Carvalho (barítono) e Carla Seixas (piano), nas ilhas Graciosa, Santa Maria e Faial.

Na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro, terá lugar, no Auditório da Escola Básica e Secundária da Graciosa, pelas 11h30, o primeiro recital destinado aos alunos da escola. Será comentado por Jorge Vaz de Carvalho que, para além da reconhecida carreira como músico, tem também uma larga experiência como professor universitário. Em Santa Maria, no dia 22, será realizado o segundo recital no Clube Asas do Atlântico, pelas 21h30, e por fim, no dia 24, no Teatro Faialense, à mesma hora.

As obras em programa dividem-se em duas épocas distintas: a primeira parte do recital será dedicada ao período do Classicismo, com várias árias de ópera do compositor W. A. Mozart (1756-1791) e a segunda parte será consagrada ao compositor alemão R. Schumann (1810-1856), um dos maiores representantes do Romantismo, onde serão interpretados alguns dos seus duetos para canto e piano.

Elisa Borges, soprano, teve o seu primeiro papel em 2004, protagonizando a ópera estúdio “O Barbeiro de Sevilha” de G. Rossini, no papel de Rosina. Em 2009 foi aprovada em primeiro lugar no teste para integrar o Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo, do qual passou a fazer parte em janeiro de 2010. Atualmente estuda técnica e interpretação vocal sob a orientação do Professor Jorge Vaz de Carvalho.

O barítono Jorge Vaz de Carvalho teve a sua estreia como cantor lírico, em 1984, no Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa. Desde então, interpretou inúmeros papéis principais, sobretudo em óperas de Mozart, Rossini, Donizetti, Verdi, Puccini, Bizet, Gounod, Massenet ou Wagner, em países como a Alemanha, Austrália, Bélgica, China e Macau, Croácia, Espanha, França, Israel, Itália ou Japão.

Serão ambos acompanhados pela pianista Carla Seixas, que já se apresentou muitas vezes em recital nos Açores e cuja carreira já é conhecida do público açoriano.

A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário