quarta-feira, 27 de maio de 2009

Exames à vista grátis na Ilha Graciosa



É já no dia 12 de Junho que os técnicos da visão vão estar de serviço no Clube da Filarmónica Recreio dos Artistas em Santa Cruz da Graciosa.

Para marcação de consultas grátis por favor contacte este número de telemóvel: 918 735 049

Horário de atendimento: Das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00

domingo, 24 de maio de 2009

Busto em bronze de Juventino "Canadinhas"


O busto em bronze do poeta improvisador graciosense Juventino "Canadinhas" foi ontem erecto no jardim do Centro Cultural da Ilha Graciosa em justa homenagem a título póstumo pelos graciosenses, pela Câmara Municipal da Ilha Graciosa e ainda pelo Governo Regional dos Açores.


Fica aqui o link do album e de um slideshow com as respectivas fotos do busto do nosso amigo Juventino:

Juventino da Silva Correia nasceu em 1941 e faleceu em 2005.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Ecoteca da Graciosa comemora o Dia Europeu do Mar


A Rede Regional de Ecotecas da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar mobiliza-se esta semana para assinalar na Graciosa e em todas as restantes ilhas dos Açores o Dia Europeu do Mar, que se celebra hoje.

Instituída em 2008 através de declaração tripartida da Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia, a efeméride sublinha a “necessidade de promover uma maior consciencialização e notoriedade da importância dos oceanos, de uma economia marítima dinâmica e do rico património europeu, cujos benefícios devem ser celebrados todos os anos”.

A mesma declaração sugere ainda a organização de “actividades de sensibilização e de criação de redes” integradas nesta importante efeméride de cariz ambiental.

Nos Açores, várias iniciativas, espalhadas por diferentes ilhas, vão apelar à sensibilização da população para o potencial dos oceanos e dos mares europeus, que desempenham um papel crucial na vida quotidiana não só das comunidades costeiras como de todos os cidadãos da União Europeia

Do programa deste ano constam actividades como um passeio de barco na orla costeira de Vila Franca do Campo, destinada à comunidade em geral. Dinamizada pela Ecoteca da Lagoa, estar iniciativa é desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e a colaboração do Comando da Polícia Marítima de Ponta Delgada e Marina de Vila Franca do Campo.

Por sua vez, a Ecoteca de Angra do Heroísmo assinala a efeméride com a realização do trilho pedestre costeiro “Tavares” abordando o tema “Aves marinhas”, destinado a alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

Proporcionar às crianças uma visita emocionante aos ecossistemas marinhos dos Açores, através da exploração do DVD interactivo “Viagem ao fundo do mar dos Açores”, da autoria do Departamento de Oceanografia e Pescas, é a proposta da Ecoteca da Graciosa em colaboração com o Ecoclube da EB1/JI de Guadalupe.

Já na Ecoteca do Pico haverá “Histórias com Espinhas” na ‘hora de conto’ com histórias sobre biodiversidade marinha e sua protecção. Em Santa Maria, a Ecoteca local preparou um “Foto Paper” sobre as Áreas Marinhas daquela ilha do Grupo Oriental, o qual tem como destinatário a comunidade em geral.

A Ecoteca do Faial propõe a construção de animais marinhos a partir de diversos resíduos, precedido de uma conversa sobre a importância da biodiversidade marinha e as principais características que encerra.


Fonte: GaCS

terça-feira, 19 de maio de 2009

Homenagem a título póstumo



Homenagem a Juventino da Silva Correia a título póstumo.
Convidam-se os graciosenses a virem assistir à cerimónia de homenagem ao poeta improvisador Juventino da Silva Correia que se realiza no Jardim do Centro Cultural da Ilha Graciosa no próximo Sábado, dia 23 de Maio, pelas 18h30, sítio de destaque escolhido para colocar o busto deste nosso ilustre amigo conterrâneo e poeta graciosense.
Juventino da Silva Correia nasceu na Ilha Graciosa em 1994 e faleceu em 2005.

"Graciosa serás sempre a minha terra, Graciosa serás sempre o meu sonhar, mesmo longe de ti meu peito encerra, toda a mágoa que senti em te deixar".
Da autoria de Juventino Ramos, do seu livro "Juventino Ramos Poeta Cantador".

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Preço dos combustíveis ajustado à subida do petróleo nos mercados internacionais



Em consequência da subida do preço do petróleo nos mercados internacionais, registada ao longo das últimas semanas, o Governo dos Açores vai proceder a uma subida no preço máximo de venda ao público das gasolinas 95 e 98, gasóleo rodoviário e fuel, em 1 cêntimo por litro, e em 2 cêntimos por litro nos gasóleos agrícola e pescas.

Assim, as gasolinas de 95 e 98 octanas passam a ser comercializados nos Açores a 1,06 e 1,12 euros por litro, o gasóleo a 88 cêntimos por litro e o Fuel a 34 cêntimos por quilo. O gasóleo agrícola passa a ter um preço de 49 cêntimos por litro e o gasóleo pescas de 37 cêntimos por litro. O gás de consumo doméstico mantém o preço inalterado.

Os novos valores, que fixam o preço máximo de venda ao público, entram em vigor a partir das 0h00 desta segunda feira.


GaCS

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Express Santorini arranca dia 13 de Maio operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas



O navio Express Santorini saiu quinta-feira à noite de Lisboa com destino a Ponta Delgada, iniciando a operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas a 13 de Maio, conforme anunciado pelo Governo dos Açores.

O navio deixou Lisboa após as devidas inspecções e certificações emitidas pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.

A utilização do Express Santorini neste período destina-se ultrapassar as consequências derivadas do incumprimento dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo no contrato de construção do navio Atlântida.

Em relação à contratação do segundo navio, a Atlânticoline S.A. tem em análise várias propostas existentes.


GaCS

terça-feira, 5 de maio de 2009

Reduções nas tarifas aéreas inter-ilhas



O Governo Regional definiu uma redução do tarifário aéreo inter-ilhas, para vigorar a partir do mês de Outubro próximo e pelos próximos cinco anos, em que as chamadas Ilhas da Coesão beneficiarão de uma redução de cerca de 17% e as restantes ilhas, em que se inclui o Pico, de cerca de 15%.

O anúncio foi feito hoje, pelo próprio presidente do Governo, no momento em que era lançada a primeira pedra de importantes obras de requalificação do aeroporto do Pico, e continha outras medidas no âmbito da redução de tarifas.

Assim, é criada uma nova tarifa, direccionada às famílias numerosas, com um desconto de pelo menos 20% sobre a tarifa de residente. As tarifas promocionais para residentes, com restrições, que começaram a ser praticadas no período de 1 de Setembro de 2008 a 31 de Maio de 2009, serão alargadas a todo o ano, com um desconto que, no mínimo, será de 30% sobre a tarifa de residente.

Carlos César acrescentou que, não esquecendo as muitas famílias açorianas que têm os filhos a estudar noutra ilha, o Governo dos Açores vai proceder à indexação do desconto de estudantes à tarifa de residente, em vez da tarifa normal económica.

Isso terá como resultado uma redução saliente da tarifa de estudante, passando a verificar-se que, por exemplo, o preço de viagem de ida e volta de um jovem residente nas Flores e a estudar na Horta, ou residente na Graciosa e a estudar na Terceira, que actualmente é de 64 euros, será de 42 euros, ou seja, menos 34%, aproximadamente.

Também vai alterações no que respeita à carga aérea. Foram aumentadas as capacidades mínimas por rota e estabelecidas prioridades para medicamentos e outros bens relacionados com a prestação de cuidados de saúde e, ainda, produtos perecíveis, como pescado, fruta ou flores.

Salientando que todas essas alterações representam um grande esforço, quer do Governo quer da SATA – cuja Administração voltou a elogiar – Carlos César congratulou-se com os melhoramentos que vão ser introduzidos no aeroporto do Pico: a requalificação ambiental de uma área envolvente intervencionada para a instalação do ILS/DME e a construção da estrutura destinada a apoiar o funcionamento das operações logísticas aeroportuárias.

As obras vão custar cerca de um milhão de euros, que se juntarão aos vinte e quatro milhões já investidos, desde 2002, naquele aeroporto, possibilitando novas capacidades e melhor resposta ao volume de tráfego, que, desde 2002, subiu 22 por cento em passageiros e 50 por cento em carga.

Afirmando que “eficiência e competitividade são, sem dúvida, requisitos para o serviço público de transportes aéreos dos Açores, quando se adensam as dificuldades e os desafios para todas as companhias aéreas em quase todos os lugares”, o presidente do Governo referiu que a renovação da frota da SATA AIR AÇORES é uma das respostas que a esses desafios.

Os novos aparelhos, Dash Q200 e Q400, “com melhores desempenhos, quer no que se refere ao número de passageiros incluídos, quer ao transporte de carga, serão, seguramente, um passo em frente muito relevante na modernização, economia e eficiência do transporte aéreo na Região e na resposta a vários problemas persistentes nesse âmbito”, concluiu Carlos César.


sexta-feira, 1 de maio de 2009