quinta-feira, 31 de julho de 2008

Museu da Graciosa promove exposições e concertos ao longo do mês de Agosto



Cinco exposições e quatro concertos de música marcam a agenda cultural do mês Agosto do Museu da Graciosa.

Numa organização conjunta com a Câmara Municipal da Graciosa, a animação de Verão, que se realiza na Praça Fontes Pereira de Melo, com início marcado para as 22:00 horas, tem início no dia 7 de Agosto com um concerto pela Filarmónica União Praiense.

Os restantes concertos estão marcados para os dias 14, com a actuação da Filarmónica Recreio dos Artistas, 21, com o Grupo Folclórico do Guadalupe e 28, com a Filarmónica União Progresso Guadalupense.

A Praça Fontes Pereira de Melo será ainda espaço para a exposição dos trabalhos desenvolvidos no âmbito das oficinas “Velho Novo”, numa iniciativa da Ecoteca da Graciosa – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa.

Ao longo do mês de Agosto, estarão patentes no Museu da Graciosa a colecção de pintura da Fundação Sousa de Oliveira e as exposições de Registos do Senhor Santo Cristo, pertencentes a Maria da Luz Ataíde e de pintura de Gilberto Bernardo.

Na Casa do Povo de Guadalupe estará ainda patente a exposição de fotografia de Reginaldo Silva.

Paralelamente, o organismo tutelado pela presidência do Governo dos Açores desenvolve entre 1 e 31 de Agosto o atelier de informática.


Fonte da notícia: GaCS

domingo, 27 de julho de 2008

Novo site sobre Nossa Senhora da Luz



O Senhor José Manuel Bettencourt, residente em Toronto Canada, nosso estimado amigo e membro da Galeriacores, vem por este meio divulgar que acaba de lançar um novo site na Internet de temática religiosa sobre Nossa Senhora da Luz. Trata-se de um excelente sítio onde poderá encontrar informações importantes sobre toda esta fascinante temática. Para o visitar basta clicar na imagem de Nossa Senhora da Luz ou aqui neste link: http://www.blogger.com/www.nossasenhoradaluz.com/

Mr. Jose Manuel Bettencourt of Toronto, Canada, our good friend and member of Galeriacores, would like to introduce you to his newly created site on the Internet about Our Lady of Light. Its an excellent site full of interesting information on this very special religious topic. To visit it just click on this image of Our Lady of Light or on this link:

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Protecção Civil chamada a intervir em situação que resultou na morte de jovem casal na Graciosa


O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) foi solicitado a intervir, quarta-feira à noite na ilha Graciosa, numa situação de que resultou a morte de um jovem casal.

O SRPCBA adiantou que a situação, para que foi alertado às 21:50 horas, envolveu uma arma de fogo e ocorreu no Caminho dos Funchais, freguesia de Santa Cruz.

Acrescentou que a Polícia de Segurança Pública tomou conta da ocorrência.



Fonte da notícia: GaCS

Nota Pessoal:
Por aquilo que consegui apurar o desentendimento doméstico entre este jovem casal vinha-se arrastando há já algum tempo e, as razões que culminaram na morte de ambos, foram os ciúmes do marido e a infidelidade por parte da esposa. De notar que o marido era um guarda da GNR.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Governo abre concurso para construção de centros de processamento de resíduos e compostagem das Flores e Graciosa


A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar abriu concurso público para a construção dos Centros de Processamento de Resíduos e Centros de Valorização Orgânica por Compostagem das ilhas das Flores e da Graciosa, com um preço base da ordem dos 8,5 milhões de euros.

A obra tem como prazo de execução 365 dias e visa a construção de um centro de processamento, do género ecocentro, de um centro de valorização orgânica por compostagem e das infra-estruturas associadas à sua correcta exploração e de uma estação de tratamento de águas lixiviantes.

A empreitada inclui, ainda, a execução da construção civil, fornecimento e montagem do equipamento electromecânico e das instalações eléctricas.

O prazo limite para a apresentação de propostas é no próximo dia 21 de Julho, nas instalações da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em Ponta Delgada, decorrendo o acto público de abertura das propostas, no mesmo local, no dia seguinte, pelas 10 horas.


Fonte: GaCS

SATA avança com curso para projecto de ampliação da pista da Graciosa


A SATA-Gestão de Aeródromos, SA abriu concurso para a elaboração do projecto de aumento em comprimento e largura da pista do aeródromo da ilha Graciosa, um empreendimento inscrito pelo Governo na programação financeira do Quadro de Referência Estratégico dos Açores (QRESA), que vigora até 2013.

O Executivo de Carlos César perspectiva que a intervenção, destinada a potenciar as acessibilidades à ilha Graciosa, tal como a ampliação em curso do Porto da Praia, esteja concluída na segunda metade da próxima legislatura, com início no final deste ano.

Nos termos do aviso do concurso aberto pela empresa do grupo SATA responsável pela gestão de vários dos equipamentos aeroportuários açorianos, o concorrente que vier a ser seleccionado terá de ter concluído o projecto em causa num período de quatro meses.

O prazo para entrega de propostas termina a 22 de Setembro.

Fonte: GaCS

quarta-feira, 16 de julho de 2008

A polémica sobre a construção do novo centro de saúde


O PSD/Açores interrogou hoje o governo regional sobre as razões que levaram à revogação dos extractos da portaria que destinava um valor de 600 mil euros para o início da construção do novo centro de saúde de Santa Cruz da Graciosa.
A questão, que já motivou uma posição política das hostes social-democratas da ilha branca, consta de um requerimento enviado pelo deputado Luís Henrique Silva à assembleia legislativaSegundo refere o parlamentar, as verbas em causa constam de "dois extractos da portaria 637/2005, agora revogados, e que transferiam, respectivamente, 250 e 350 mil euros para o início do processo de construção da nova estrutura".
Luís Henrique Silva confirma que as actuais instalações do Centro de Saúde "estão com falta de espaço para os vários serviços" e quer saber se o governo regional mantém ou não a promessa de construção do novo centro de saúde.
O deputado do PSD recorda ainda que o projecto em causa se trata de "uma obra fundamental para melhorar o nível de cuidados de saúde a prestar aos graciosenses", sendo "uma promessa do governo regional e do PS com quase 4 anos".


Fonte da notícia: Azores Digital

Governo abre concurso para a obra de protecção e valorização das piscinas naturais das Termas do Carapacho




A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar abriu concurso público para a “Empreitada de Protecção e Valorização das Piscinas Naturais das Termas do Carapacho”, na ilha Graciosa.

A obra, que tem um prazo de execução oito meses, vai a concurso pelo preço base de 326 mil euros.

A empreitada visa a requalificação das piscinas naturais do Carapacho e a protecção marítima do acesso marginal ao edifício das termas.

A entrega de propostas deverá ser feita até ao dia 1 de Setembro de 2008, nas instalações da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em Ponta Delgada.
Fonte da notícia: GaCS

domingo, 6 de julho de 2008

Festas de Nossa Senhora das Dores 2008

Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this photo and wait a few seconds.
A Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores pede para informar que vão decorrer de 11 a 13 de Julho, as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora das Dores.
A Comissão de Festas convida todos os Graciosenses, bem como todos aqueles que nesta altura do ano estão de passagem pela nossa ilha, a participarem neste evento.

A organização pede também para informar todos os automobilistas que o transito será interrompido nos seguintes dias:
Sexta-feira dia 11 e Sábado dia 12 das 20h00 às 01h30 e Domingo dia 13 das 17h00 às 01h30



Para mais informações (Programa de Festas e horários e ainda a ementa do restaurante) queira, por favor, clicar aqui neste link.