Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Campanha de sensibilização sobre Segurança no Mar realiza-se quinta-feira na Graciosa

A Direção Regional das Pescas participa quinta-feira, na ilha Graciosa, numa ação de sensibilização sobre Segurança no Mar, através da disponibilização de formadores e da embarcação FORMAR, de apoio à formação profissional do setor das pescas.

Esta ação, promovida pela Associação de Pescadores Graciosenses, decorre entre as 14h00 e as 18h00, no cais comercial e no porto de pescas da Praia, com um programa que inclui a simulação de salvamento no mar, a demonstração da utilização de material pirotécnico e de coletes de salvação, a demonstração do abandono do navio em caso de acidente e o uso da balsa salva-vidas.

“A segurança no mar é crucial para a sobrevivência dos pescadores”, afirmou o Diretor Regional das Pescas, frisando que “estas ações são importantes para a atualização de conhecimentos adquiridos pelos profissionais da pesca aquando da realização das suas formações, quer no acesso à categoria de Pescador, quer no acesso à categoria de Arrais de Pesca”.

Luís Costa salientou ainda que “a Direção Regional das Pescas está a preparar um plano, a implementar no início do próximo ano, com ações de divulgação e de sensibilização em todas as ilhas do arquipélago sobre Segurança no Mar”.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), atualmente existem em todo o mundo cerca de 30 milhões de pescadores a trabalhar a bordo de cerca de quatro milhões de embarcações de pesca, das quais 98% têm um comprimento inferior a 24 metros.

A Organização Internacional do Trabalho estima que, a nível mundial, se registem no setor da pesca cerca de 24 mil vítimas mortais por ano.



GaCS

George Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário