Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Pequeno Asteroide atravessa o céu da ilha Graciosa no dia 2 de Fevereiro de 2015 (na noite de Segunda-feira por volta das 20 h e 20 minutos)

Na noite de Segunda-feira, dia 2 de Fevereiro de 2014, sensivelmente por volta das 20h e 19 minutos, um pequeno asteroide atravessou o céu da ilha Graciosa a baixa altitude e foi visto por muitos graciosenses. Este meteoro terá provocado uma onda de choque exatamente no momento em que explodiu no mar entre as ilhas Graciosa e São Jorge.

 Segundo uma testemunha ocular (Sãozinha Cordeiro, funcionária dos CTT de Santa Cruz), informou que se encontrava por volta das 20h19 em passeio nocturno com o marido na zona do Degredo a caminho do Centro da Vila de Santa Cruz da Graciosa. Esta observou em primeira mão o forte clarão branco que depois se transformou em luz verde e que passou por cima exatamente na mesma direcção em que caminhavam. O meteoro terá seguido o percurso Pesqueira, Santa Cruz, Guadalupe e Serra Branca até cair na zona norte do mar entre as ilhas Graciosa e São Jorge. Sãozinha disse ainda que só ouviu a explosão mais tarde ao chegar próximo do Posto de Combustível da Ilha Branca, alguns minutos após ter visto o dito clarão. 

Vejam aqui algumas semelhanças do pequeno meteoro observado na Graciosa com o  Asteroide que caiu na Federação Russa em 2013:
.
Uma compilação com imagens da queda de um pequeno Asteroide que caiu na Federação Russa no dia 15 de Fevereiro de 2013 exactamente por cima da cidade de Chelyabinsk. Este é sem dúvida muito semelhante ao nosso que atravessou a nossa ilha à noite passada por volta das 20H20 e que supostamente terá caído no mar entre as Ilhas Graciosa e S.Jorge. Segundo testemunhas oculares primeiro apareceu um clarão branco muito forte que depois se transformou em luz verde. A queda de um asteroide como o nosso ao entrar na atmosfera vem cair na Terra a uma velocidade de aproximadamente 19 quilómetros por segundo.

 Dados interessantes sobre o Asteroide que caiu em Chelyabinsk, Rússia:

 Segundo cientistas este teria o tamanho aproximado de um autocarro e o peso seria aproximadamente entre 12,000 a 13,000 toneladas métricas medindo cerca de 20 metros de comprimento...A onda de choque provocou muitos estragos materiais, casas ficaram danificadas e cerca de mil e tal pessoas terão sido feridas com o impacto de estilhaços de vidros e outros materiais.

Clique aqui para ver o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=13Ux7cFKeKU




 Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário