quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Governo dos Açores garante reforço da fiscalização das pescas na Graciosa

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia assegurou hoje que “vai haver fiscalização reforçada no próximo ano para combater a pesca ilegal na ilha Graciosa e na Região”, frisando que “serão aplicadas sanções mais severas para quem infringir a lei de forma recorrente”.

Fausto Brito e Abreu salientou que a instalação de 'caixas azuis' (MONICAP) nas embarcações, um sistema semelhante às 'caixas negras' dos aviões que permite a monitorização, a partir de terra, da posição e velocidade dos barcos, será uma das medidas a implementar para garantir uma melhor fiscalização.

O Secretário Regional garantiu ainda que “vai aumentar o número de visitas da Inspeção Regional das Pescas à ilha Graciosa” e que “estão a ser feitos esforços para, em colaboração com a Polícia Marítima, se conduzirem mais missões de fiscalização no mar”.

Fausto Brito e Abreu falava no final de uma reunião com a Associação dos Pescadores Graciosenses, um encontro que serviu para os profissionais da pesca apresentarem as suas preocupações relacionadas com o setor.

O reforço da fiscalização, a realização de pequenas obras, como a pavimentação de uma zona do porto de pescas e um pequeno telheiro para manutenção das embarcações, bem como a criação de uma peixaria e apoios para a apanha e exportação de algas na ilha Graciosa foram alguns dos assuntos em análise.

Fausto Brito e Abreu reconheceu o trabalho a ser desenvolvido pela Associação de Pescadores Graciosenses na apanha e exportação de algas que são usadas na composição de medicamentos e de produtos de cosmética, frisando que “a cultura e apanha de algas pode ser uma atividade muito importante para trazer rendimento adicional aos pescadores”.

Entre maio e setembro deste ano foram apanhadas na Graciosa cerca de 32 toneladas de algas, que foram vendidas a uma empresa espanhola.


Depois da reunião, o Secretário Regional do Mar visitou o Porto de Pescas da Praia, que é utilizado por cerca de quatro dezenas de embarcações.

Anexos:
2014.11.19-SRMCT-PescadoresGraciosa.mp3

GaCS


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário