quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pescado das Ilhas de Coesão com ajuda suplementar ao escoamento



Os encargos com a colocação em fresco no mercado exterior de pescado capturado por embarcações das ilhas de Santa Maria, S. Jorge, Graciosa, Flores e Corvo vão beneficiar de um apoio suplementar de 40 cêntimos por quilograma, nos termos de uma decisão do Governo dos Açores que entra em vigor sexta-feira.

O reforço da ajuda ao escoamento do pescado das Ilhas de Coesão decidido pelo Executivo de Carlos César abrange, também, o atum destinado à transformação, com um apoio de mais 10 cêntimos por quilograma.

Com aplicação à campanha de 2008, a medida tem em consideração a necessidade de proporcionar níveis de competitividade mais eficazes às empresas do sector das pescas nas ilhas abrangidas, que estão sujeitas a acréscimos de custos resultantes de maiores encargos com os transportes.

O financiamento da ajuda, processada anualmente, será assegurado pelo Plano Anual de Investimento da Região.


Mau tempo na Graciosa a partir da tarde de hoje



Um sistema frontal associado a uma depressão cavada vai provocar um novo agravamento no estado do tempo nos Açores a partir do fim da tarde de hoje, prevendo-se a ocorrência de chuvas e ventos fortes e trovoadas em todas as ilhas.

Segundo um aviso do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o mau tempo começará por afectar as ilhas das Flores e do Corvo, alargando-se, depois, aos grupos Central e Oriental.

Mar alteroso e acentuada baixa de temperatura constituem outras das consequências da prevista passagem pela Região do sistema frontal em causa, que influenciará o estado do tempo na Região até à madrugada de sexta-feira.

Face às previsões, a Protecção Civil recomenda que sejam tomadas as precauções habituais neste tipo de situações.


sábado, 24 de janeiro de 2009

Tom Elba grantiu abastecimento de combustíveis à Graciosa



A melhoria do estado do mar permitiu, hoje, a operação do navio Tom Elba no Porto da Praia e a consequente regularidação do abastecimento de combustíveis à Graciosa.


Coordenada pela Secretaria Regional da Economia, a operação permitiu proceder à reposição dos stocks de combustível em falta naquela ilha do Grupo Central, sem escalas do Tom Elba desde 16 de Janeiro devido ao mau tempo.


Na quinta-feira, e também no âmbito dos procedimentos excepcionais accionados pelo Governo, o navio “Paulo da Gama”, da empresa Transportes Marítimos Graciosenses, procedeu à descarga, no Porto da Praia, de cerca de 8.500 quilos de gás, farinha, leite e fruta.


Na altura, o mau estado do mar impediu o transporte para a ilha de dois tanques com gasóleo.

GaCS

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mau tempo impede abastecimento da Graciosa em gasóleo



O risco de queda ao mar, devido ao mau tempo, de depósitos que só podem ser transportados no convés do navio da empresa de Transportes Marítimos Graciosenses (TMG) determinou o cancelamento do embarque de 40 mil litros de gasóleo que a operadora tinha previsto levar, hoje, à ilha Graciosa.

Numa viagem promovida pela Secretaria Regional da Economia para prevenir eventuais rupturas de abastecimento em consequência da impossibilidade da realização das viagens regulares do navio Tom Elba, desde dia 16, a operação da embarcação dos TMG permitiu, porém, desembarcar no Porto da Praia cerca de 8.500 quilos de gás para uso doméstico, farinha, leite e fruta.

Na sequência do acompanhamento permanente que tem vindo a ser realizado pela Secretaria Regional da Economia, quer a empresa Transportes Marítimos Graciosenses, com o navio “Paulo da Gama”, quer o navio Tom Elba encontram-se de prevenção no porto da Praia da Vitória por forma a proceder ao transporte dos diversos tipos de combustível logo que as condições de mar o permitam.


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Governo acciona plano alternativo para garantir “stocks” de gasóleo na Graciosa



O Governo dos Açores decidiu accionar os procedimentos excepcionais para impedir a escassez de combustíveis na ilha Graciosa, ameaçada de ruptura no abastecimento devido ao mau tempo dos últimos dias.

A intervenção de carácter excepcional desencadeada pela Secretaria Regional da Economia prevê o transporte, quinta-feira para a Graciosa pela empresa de Transportes Marítimos Graciosenses (TMG), de 40 mil litros de gasóleo.

O abastecimento de combustível com recurso à TMG deriva da impossibilidade de realizar as ligações regulares do navio Tom Elba, impedido de entrar no porto da Praia por causa da forte ondulação que se regista actualmente e que se deverá prolongar até ao próximo fim de semana.

O Governo dos Açores continuará a monitorizar a operação e a introduzir as alterações que sejam consideradas necessárias para garantir a manutenção dos “stocks” de combustíveis daquela ilha.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Graciosa integrada na primeira série documental sobre "As Ilhas Desconhecidas"




A Ilha Graciosa bem como as Flores e o Corvo vão ser tema do primeiro episódio da série documental “As Ilhas Desconhecidas”, realizada para a televisão pelo jornalista, argumentista e cineasta Vicente Jorge Silva e que tem antestreia nacional marcada para quarta-feira à noite, em Ponta Delgada.

A apresentação desta série de quatro episódios, que foi “inspirada livremente” na obra homónima de Raul Brandão, decorrerá no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pelas 21:30 horas, contando com a presença do presidente do Governo dos Açores.

Nesta série de cerca de 200 minutos, o realizador procura “entrecruzar o percurso de Raul Brandão em 1924 com a actualidade, evocando a passagem do tempo entre o ontem e o hoje, as mudanças sociais oitenta anos depois, mas também aquilo que permanece essencialmente imutável na natureza das ilhas”.

Editado pela primeira vez em 1926, o livro “As Ilhas Desconhecidas” reflecte o périplo que Raul Brandão realizou aos Açores e à Madeira em 1924, no âmbito das “visitas dos intelectuais” portugueses, organizadas sob a égide dos autonomistas insulares.

O realizador e autor da adaptação participa nesta série como narrador, seguindo umas vezes os passos originais de Brandão e outras distanciando-se deles, num jogo permanente de contrastes e fusão.

Os textos de Brandão são lidos pelo actor João Perry, a música é de Bernardo Sassetti e a imagem de Xavier Arpino.

O primeiro episódio desta série, que será incluída pela RTP1 na programação da Primavera, é dedicado às ilhas do Corvo, Flores e Graciosa, o segundo ao Faial e Pico, o terceiro a São Jorge, Terceira e São Miguel, e o quarto a Santa Maria, Porto Santo e Madeira.

Produzido pela Contracosta e RTP-1, com o patrocínio do Governo dos Açores e da SATA, esta série foi gravada entre finais de Agosto e Dezembro de 2007.




Fonte da notícia: GaCS

domingo, 11 de janeiro de 2009

Vende-se casa em cantaria e prédio na Graciosa



Uma pessoa amiga pede para divulgar a venda deste prédio em cantaria próximo das Pedras Brancas na Ilha Graciosa. Para mais informações queira, por favor, visitar um destes blogs:




Informações pormenorizadas em português: Clicar aqui




Detailed information in english: Click here

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Gasolinas, gasóleo e gás doméstico baixam de preço segunda-feira



Os preços das gasolinas e do gasóleo rodoviário baixam nos Açores em dois cêntimos por litro, a partir de segunda-feira, passando o gás doméstico a ser vendido na Região a menos dois cêntimos o quilograma.

Por decisão do Governo Regional, o novo preço máximo de venda ao público da gasolina 95 octanas passa a ser de 1,05 euros e o da de 98 octanas de 1,11 euros por litro.

O gasóleo rodoviário baixa para 88 cêntimos o litro e o gás doméstico passa a ser vendido a 1,01 euros o quilo.

A redução nos preços máximos destes combustíveis procura reflectir no consumidor final as variações ocorridas na cotação do petróleo no mercado internacional.