Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Preço das gasolinas nos Açores baixa seis cêntimos a partir de sexta-feira



Os preços de venda ao público das gasolinas voltam a baixar nos Açores, em seis cêntimos por litro, a partir das zero horas de sexta-feira.

Por decisão do Governo, a gasolina de 95 octanas passa a custar, na Região, 1,13 euros por litro, sendo a de 98 vendida a 1,17 euros.

A partir de sexta feira, será, igualmente, aplicada uma descida de dois cêntimos no fuel, que passará ter o preço máximo de 43 cêntimos por quilo.

A redução nos preços dos combustíveis nos Açores agora está associada às variações do valor do petróleo no mercado internacional.


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Gasolina vão baixar nos Açores a partir de sábado



As gasolinas e o gasóleo rodoviário baixam nos Açores em quatro e um cêntimos, respectivamente, a partir de sábado.

As novas reduções nos preços dos combustíveis decididas pelo Governo de Carlos César beneficam, também, os gasóleos agrícola e pescas, que recuam dois cêntimos por litro.

A partir de sábado, a gasolina de 95 octanas passa a ser vendida na Região a 1,21 e a da 98 a 1,25 euros, baixando o gasóleo rodoviário para 93 centimos o litro.

Os gasóleos agrícola e pescas passam a ser fornecidos a 48 e 37 cêntinos, respectivamente.

A redução dos preços dos combustíveis na Região está associada às variações do valor do petróleo no mercado internacional.

Consultas grátis à visão na Graciosa


Visão natural vai realizar consultas gratuitas aos olhos na Filarmónica de Santa Cruz nos dias 25, 26 e 27 de Novembro.



Marque já a sua consulta chamando para um destes números de telefone:



960386527 ou 917330118

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Presidente do Governo adjudicou obras de 945 mil euros no Museu da Graciosa



O presidente do Governo adjudicou, por 945 mil euros, as obras de ampliação do Museu da Graciosa, um empreendimento com um prazo de execução de dez meses.

Nos termos de um despacho de Carlos César, a intervenção, integrada na política do Governo de defesa e salvaguarda do património arquitectónico e cultural, foi entregue à Empresa Edifer Construções.

As obras a desenvolver no Museu da Graciosa, no quadro de um projecto de arquitectura de Mariana Godinho, permitirá a ampliação das respectivas instalações de 376 para 549 metros quadrados.

A área útil a acrescentar às actuais instalações do museu, que comportarás espaços de acolhimento – recepção/posto de turismo, cafetaria e loja – administrativos, de exposição temporária e permanente e salas de reserva e de Serviço Educativo, foi planeada para conviver com o edifício pré-existente, que albergará uma zona de exposição e interpretação de lagares e colecções etnográficas vigadas à vitivinicultura.

A cultura da vinha, enquanto actividade tradicional da economia graciosense, continuará a constituir o centro privilegiado do projecto museográfico da instituição, que abriu em 1983 como Casa Etnográfica.


terça-feira, 11 de novembro de 2008

Gasolinas um cêntimo mais baratas a partir da meia noite



Os preços das gasolinas voltam a baixar um cêntimo por litro nos Açores, a partir da meia noite de hoje.

Segundo determina um despacho do secretário Regional da Economia, a gasolina de 95 octanas passa a custar na Região 1,23 euros por litro, sendo a de 98 vendida a 1,27.

Os preços dos combustíveis têm vindo a registar sucessivas reduções nas últimas semanas no Açores, reflectindo a evolução das cotações do petróleo no mercado internacional.

O estabelecimento de preços o mais baixo possível tem constituído preocupação do Executivo de Carlos César em matéria de preços de combustíveis, dada a sua incidência no custo de vida das populações.


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Teatro este fim de semana no Centro Cultural


Os graciosenses vão poder assistir a duas peças de teatro este fim de semana no Centro Cultural:
"Os dias arrastam-se e as noites também" e a "Última Batalha" (nesta o todo poderoso Marquês de Pombal é confrontado, nos seus últimos dias, com o fantasma da Marquesa de Távora).
Este sábado, 8 de Novembro, pelas 21H00 e no domingo, dia 9 de Novembro, igualmente pelas 21H00.

A entrada é grátis.

Concerto de música barroca na Igreja Matriz da Graciosa



A Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa vai receber, dia 16 pelas 21 horas, um concerto de música barroca, com violino, flauta, clarinete, órgão e dueto de canto, em evocação ao Padre António Vieira.

A iniciativa, promovida pela Presidência do Governo Regional dos Açores com a colaboração do Museu da Graciosa, enquadra-se no ciclo de eventos que assinalam nas ilhas os 400 anos do nascimento do histórico orador religioso português.

Até final Novembro, o museu da ilha acolhe a exposição “Natália Correia – o Itinerário é Interior” e até dia 16, no pólo marítimo da instituição, na Praia, a instalação de som e imagem “A Madrugada das Cagarras” da autoria de Paulo Henrique Silva, sobre o qual o serviço educativo do museu, em parceria com a Ecoteca da Graciosa, vai promover sessões orientadas pela professora Lurdes Cunha.

Paralelamente, o Museu da Graciosa desenvolve todos os meses a oficina “Velho e Novo” e o atelier de informática no atelier da Associação Cultural, D.R da Graciosa.


quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama vence eleição simbólica nos Açores

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos


O senador Barack Obama venceu a «eleição simbólica» promovida pelo Consulado dos EUA em Ponta Delgada, com 89 por cento dos votos dos 1.264 açorianos que participaram na iniciativa para realçar a importância do voto em democracia.

Em dois locais diferentes - Biblioteca Pública de Ponta Delgada e num centro comercial da cidade - o consulado dos EUA instalou uma urna para receber votos fictícios, numa eleição simbólica para «reforçar a importância do voto em qualquer democracia e para realçar a estreita relação entre os Açores e os EUA».

Segundo a representação diplomática norte-americana no arquipélago, votaram para as presidenciais dos EUA um total de 1.264 açorianos, tendo Barack Obama recolhido 1.126 votos (89,1 por cento), enquanto que John McCain obteve 138 votos (10,9 por cento).

O IOL PortugalDiário deixa-lhe aqui as melhores imagens da vitória de Obama.

Fonte da notícia: IOL Diário

domingo, 2 de novembro de 2008

Um quarto dos seis mil norte-americanos que vivem nos Açores já votou

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Num arquipélago que acolhe seis mil norte-americanos, cerca de 25 por cento já votaram para as presidenciais de terça-feira, uma afluência estimada que surpreendeu até a própria representante diplomática na região autónoma dos Açores, escreve a Lusa.

«Provavelmente, 25 por cento dos seis mil americanos que vivem nos Açores já votaram, o que é realmente bastante», afirmou à agência Lusa a cônsul dos EUA em Ponta Delgada, Jean Manes, que admitiu que a percentagem poderá ser mais elevada, já que, em alguns estados, os eleitores podem votar directamente pela Internet.

Para a representante dos EUA nos Açores, o nível de interesse que as eleições presidenciais de terça-feira estão a gerar entre a comunidade norte-americana que vive nas ilhas é «incrível», alegando que, diariamente, o consulado recebe chamadas para esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral.

«Visitámos as nove ilhas açorianas para fazer o registo dos eleitores e o nível de interesse pelas eleições é muito grande. Todos os dias recebemos chamadas no consulado para esclarecer dúvidas», disse Jean Manes, que confessou nunca ter visto este nível de interesse em actos eleitorais passados.

Admitindo que o interesse pela escolha do próximo Presidente norte-americano atingiu uma dimensão mundial, Jean Manes considerou que este fenómeno se justifica pela existência de uma crise económica, a guerra no Iraque e Afeganistão e por muitas pessoas já se terem apercebido da importância destas eleições para o futuro do mundo.

Dos seis mil cidadãos norte-americanos que escolheram as ilhas açorianas para viver, dois mil residem em permanência no interior da Base das Lajes, na ilha Terceira, onde os EUA mantêm há vários anos um destacamento militar.

Fonte da notícia: IOL Diário